Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Segunda rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados aponta que grande parte dos deputados estaduais deve voltar às suas cadeiras no parlamento nestas eleições de 2 de outubro de 2022. Bem ao contrário das eleições passadas, em 2018, quando houve uma grande renovação na Assembleia Legislativa e das 24 vagas, 14 foram abocanhadas por novos parlamentares
Assim, dentre os 24, 12 parlamentares continuam com grande possibilidade de voltar ao Legislativo. Na lista Dilmar Dal Bosco é o último. E os três primeiros continuam – à exemplo de outras pesquisas de intenções de voto -, sendo o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), seguido da deputada Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB) na terceira posição.
Outros que buscam a reeleição e que aparecem bem no levantamento são os deputados Nininho (PSD), Lúdio Cabral (PT), Faissal Calil (Cidadania) e Paulo Araujo (Progressistas), Thiago Silva(MDB), Wilson Santos(PSD), Valdir Barranco, Elizeu Rezende.
Dentre os trinta com boa possibilidade de voltar à Assembleia ainda tem Valmir Moretto(Republicamos), Sebastião Rezende (União) Xuxu Dal Molin(UB) e alguns outros. (Veja a lista)
Já as boas surpresas ficam com o ex-governador Júlio Campos (União), o presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Fábio Tardin, o Fabinho (PSB), e o ex-secretário de Cultura e Esportes de Mato Grosso, Beto Dois a Um (PSB). Os três novatos foram os mais lembrados pelo eleitor.
Ainda aparecem bem o presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná, além dos parlamentares cuiabanos, Edna Sampaio(PT), Dilemário Alencar(Podemos), Diego Guinarães(Republicanos).
O levantamento foi feito na modalidade espontânea e nela 46,20% não sabem em quem vão votar ou não responderam.
A pesquisa foi realizada entre 22 e 25 de setembro e ouviu 1.080 pessoas de forma presencial. A metodologia é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário junto a uma amostra representativa populacional de Mato Grosso, abrangendo 46 municípios das regiões norte, nordeste, sudoeste, centro sul e sudeste.
A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT01203/2022.