Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Políticos mato-grossenses lamentam morte da deputada federal Amália Barros, aos 39 anos

Morreu no final da noite deste sábado(11), a  deputada federal Amália Barros (PL), de 39 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 1º de maio para a retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Após apresentar um quadro hemorrágico e ser submetida a alguns outros procedimentos, a parlamentar não resistiu às complicações e veio a óbito.

Ela estava estes últimos 11 dias ‘em estado grave e sob cuidados intensivos’, conforme os boletins médicos divulgados pelo hospital. Poucas horas antes de seu falecimento, a assessoria da parlamentar disse que Amália iria passar por uma nova cirurgia, desta vez para tratar de complicações no fígado. Quando amigos, familiares e políticos pediram orações pela recuperação da parlamentar através de suas redes sociais.

Há poucos dias, a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro (PL) – de quem Amália era muito amiga -, pediu em seu Instagram orações para a deputada federal de Mato Grosso e ainda lamentou vê-la naquele estado. “Saudade de você. Não gosto de te ver nesse estado, minha amiga. Estamos orando e crendo no milagre. Peço que continuem na intercessão por nossa @amaliabarros”.

Alegre e brincalhona, a morte de Amália foi lamentada por vários políticos mato-grossenses. Para a deputada federal Gisela Simona (UB), a morte prematura da colega de parlamento pegou a todos de surpresa, apesar de seu estado grave, contudo, muito jovem. Ao destacar carinhosamente, o momento histórico que viveram juntas.

Ainda sem acreditar. Sem palavras para expressar esse sentimento. Mato Grosso perde uma grande líder. A bancada federal não será a mesma sem você Amália Barros. Que honra ter convivido alguns momentos com você, conhecer sua história e juntas fazermos história ao constituir a bancada de Mato Grosso 50% feminina. Que Deus na sua infinita bondade e misericórdia dê a paz necessária a você”, disse Gisela.

Outra parlamentar que lamentou a morte da deputada federal, foi a emedebista Janaina Riva (MDB). Amigas, Janaina destacou o legado deixado por Amália. “Obrigada amiga por tudo que vivemos juntas. Que o senhor Deus pai te receba de braços abertos. Você deixou um legado de dedicação, superação e comprometimento. Será lembrada pela Lei Amália Barros, e por ter representado com tanto orgulho a população de Mato Grosso”, disse Janaina.

O governador Mauro Mendes (UB) e a primeira-dama Virginia Mendes prestaram condolências à família e aos amigos da parlamentar. “Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da deputada Amália Barros. Sua partida prematura deixa um vazio imensurável na política brasileira. Amália foi uma figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças. Seu compromisso e dedicação serão lembrados com respeito e admiração. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos nesse momento de luto”, lamentaram o governador e a primeira-dama.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também externou pesar pelo falecimento de Amália. “Foi com profundo pesar que recebi a triste a notícia do falecimento da deputada. Sua partida prematura é uma perda significativa para Mato Grosso. Sua representatividade em causas tão importantes serão lembradas com admiração e gratidão. Que a sua memória inspire futuras gerações a seguir seus passos e a lutar por seus ideiais que ela defendeu com tanto fervor. Minhas mais sinceras condolências à família e amigos. Que encontrem conforto na lembrança do legado deixado por ela”, expressou o secretário.

Mulheres na política

A morte da deputada federal Amália Scudeler de Barros Santos  – conhecida somente como Amália Barros -, foi sentida por várias outras mulheres que hoje estão na ambiência política, como Sandy de Paula(UB), vereadora e presidente da Câmara de Juara (655 km distante de Cuiabá), que ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado por algum tempo. “Perdemos uma pessoa incrível, de um coração gigante. Que Deus conforte sua família, sua equipe maravilhosa de trabalho e a todos nós mato-grossenses. Obrigada por tudo o que nos ensinou e fez por nós. Descanse em paz, Amália”.

Igualmente, lamentou a perda, a senadora Margareth Buzetti(PSD). “Uma vida missionária com delicadeza e força, coragem e bons exemplos. Não perdemos, porque ela deverá continuar servindo, com Jesus, do lado de lá. E que ele abençoe a todos. O momento é de oração”.

A vereadora Michelly Alencar(União) também usou seu perfil no Instagram para externar seus sentimentos com a morte da deputada. “Que Deus a receba de braços abertos querida Amália. Você foi uma guerreira e será sempre lembrada e amada”.

Outros políticos lamentaram a partida de Amália, e alguns mais próximos à ela, como o deputado federal Abilio Brunini(PL), ainda acha ‘inacreditável’ a sua morte.

O velório será em Mogi Mirim, cidade paulista onde a parlamentar nasceu. Parlamentares que compõem a bancada de Mato Grosso, no Congresso, deverão estar presentes na cidade natal de Amalia Barros.

O velório será a partir das 16 horas deste domingo, na Estação da Educação, na Prefeitura de Mogi Mirim em São Paulo, na Rua Conde de Parnaíba s/n. Já o sepultamento está marcado para às 11 horas de segunda-feira (13) no Cemitério Municipal da Saudade, situado na Avenida da Saudade, S/N, Mogi Mirim, São Paulo.

Na tarde deste domingo, quase toda a bancada de Mato Grosso, no Congresso Nacional, já havia embarcado para Mogi Mirim. Um destes grupos foi composto pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, que deve representar o Governo de Mato Grosso. Juntos embarcaram para a cidade natal de Amália Barros, as deputadas federais Gisela Simona e Coronel Fernanda(PL) e o senador Wellington Fagundes.

Sobre Amália

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.

Em 2021, Amália lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, contando sua história, fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Por meio dele, a deputada federal realizou diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas.

Além disso, ela se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial e deu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência.

Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70.294 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.

Vinkmag ad

Read Previous

Chico diz que contas de Emanuel podem ser votadas depois das eleições com novo parecer

Read Next

Governador atende decisão de ministro do STJ e reintegra fiscal de tributos acusado de receber propina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *