Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Cuiabá investe R$ 1,2 milhão e quer ser referência nacional no combate à obesidade

Histórias de superação, desafios e esperança marcaram a audiência pública realizada na sexta-feira (27) na Câmara Municipal de Cuiabá, que debateu o combate à obesidade e apresentou à população o Programa Mounjaro, que será executado na capital.

A iniciativa conta com recursos de uma emenda parlamentar da vereadora Michelly Alencar, que destinou R$ 1,2 milhão para a compra do medicamento e desenvolvimento das ações do programa.

A parlamentar destacou que Cuiabá ocupa hoje a 4ª posição entre as capitais brasileiras no ranking da obesidade, mas reforçou que a capital tem potencial para se tornar referência nacional no enfrentamento dessa doença.

“Com essa ação, em parceria com a Prefeitura, vamos garantir qualidade de vida à nossa população. Cuiabá será, sem dúvida, referência no combate à obesidade. Estamos falando de um programa que vai muito além do medicamento. Ele traz acompanhamento nutricional, psicológico e incentivo à prática de atividade física”, pontuou Michelly.

Durante a audiência, histórias emocionantes de luta contra a obesidade foram compartilhadas. A empresária, tricologista e fisioterapeuta Tatiane Borro Ribeiro contou que enfrentou a obesidade por nove anos, chegando a pesar 111 kg. Por risco de morte súbita, precisou passar por uma cirurgia bariátrica. Hoje, além de estar curada de um câncer de mama (em remissão) — cuja obesidade foi um dos fatores de risco —, ela celebra uma nova vida com 58 kg e defende que a busca pela qualidade de vida é fundamental.

A mestre de cerimônia do evento, Camila, também compartilhou sua trajetória.

“Eu era estudante de Educação Física, tinha uma vida muito ativa, dava aulas, fazia exercícios, comia super bem. Mas, com a pandemia, tudo fechou. Entrei num surto, me alimentei muito mal, parei de me exercitar e, somado a um diagnóstico de hipotireoidismo e uma gravidez não planejada — algo que eu achava impossível —, engordei mais de 30 kg. Cheguei a um ponto que não me reconhecia no espelho. Hoje, após muito trabalho na mente e no corpo, eliminei 33 kg”, relatou, emocionada.

Outra participante, Mariely, também relatou sua experiência:

“Cheguei a pesar 140 kg. A obesidade é uma doença séria e precisa ser tratada como qualquer doença crônica, como diabetes ou hipertensão. Hoje estou com 110 kg, ainda no processo, e uso minha rede social para ajudar outras mulheres a se levantarem. A obesidade mata mais do que álcool e cigarro. Precisamos de ajuda, e esse programa vai salvar muitas vidas”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, apresentou dados preocupantes sobre o cenário da obesidade no Brasil.

“Atualmente, 23% das mulheres e 21,9% dos homens entre 18 e 34 anos são obesos. Isso está diretamente ligado ao aumento dos casos de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas”, destacou.

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini participou do debate e reforçou que o enfrentamento da obesidade exige um olhar maior, e acredita que o programa trará transformações positivas à  sociedade.

“A obesidade é um problema complexo, não se resolve só com medicamento. É reeducação alimentar, atividade física e cuidado com a saúde mental. A emenda da vereadora Michelly será fundamental para viabilizar esse programa que vai oferecer acompanhamento multiprofissional à população”, ressaltou.

O médico nutrólogo Dr. Samuel Quinteiro Martha, especialista em emagrecimento, destacou que o medicamento Mounjaro é uma ferramenta moderna e altamente eficaz no tratamento da obesidade.

“Ele atua na regulação dos hormônios relacionados à fome, promovendo maior saciedade, controle do apetite e equilíbrio metabólico. Isso permite que o paciente consiga aderir melhor ao processo de reeducação alimentar e às mudanças de estilo de vida. Mas é fundamental lembrar que o medicamento não age sozinho, ele precisa estar associado a acompanhamento médico, psicológico, nutricional e à prática de atividades físicas”, explicou.

A vereadora Michelly Alencar explicou que o acesso ao medicamento Mounjaro, dentro do programa, será destinado prioritariamente às pessoas com IMC acima de 35, que realmente precisam e não têm condições de custear o tratamento.

“Mas, mesmo quem não se enquadrar nesse critério terá acesso ao acompanhamento nutricional, psicológico e incentivo à prática de atividades físicas, que são pilares fundamentais para a qualidade de vida”, reforçou.

Esporte como ferramenta de transformação

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, destacou que a Prefeitura tem investido na ampliação dos espaços para a prática de atividades físicas.

“Revitalizamos todos os miniestádios da cidade, muitos mais de uma vez só este ano. Já estamos em conversa com o secretário de Educação Amauri  e vamos abrir também as quadras poliesportivas de 20 escolas municipais, que funcionarão abertas à comunidade às terças e quintas à noite e aos sábados o dia inteiro. Nosso objetivo é que as pessoas pratiquem atividades onde moram, eliminando as desculpas e facilitando o acesso. A atividade física não é opcional, é essencial”, enfatizou.

Combate à obesidade infantil

A vereadora também manifestou preocupação com a obesidade infantil e ressaltou que a educação de bons hábitos deve começar na infância, com exemplo dos pais e ações de conscientização junto às famílias, e irá também destinar emenda para desenvolver ações de conscientização voltadas ao público infantil.

O médico endocrinologista pediátrico e professor de medicina da UNIC, Dr. Alexandre Demarchi Júnior, reforçou a importância de conscientizar desde cedo crianças e famílias sobre os riscos da obesidade.

“Quando a obesidade se instala na infância, ela tem grandes chances de persistir na vida adulta, trazendo sérias consequências para a saúde.Por isso, é essencial que o cuidado comece desde cedo, com orientação nas escolas, acompanhamento das famílias, incentivo à alimentação saudável e à prática de esportes. “Tratar a obesidade na infância é investir no futuro de uma geração mais saudável”, afirmou.

Convite à transformação

Ao encerrar a audiência pública, a vereadora Michelly Alencar fez uma reflexão e deixou um convite à população:

“Cada um de nós aqui hoje é uma semente de transformação na vida de alguém. Que possamos reafirmar nosso compromisso com a nossa saúde e, a partir disso, inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. E já quero fazer um convite especial: em outubro teremos mais uma edição do nosso programa Mulheres em Ação. Até lá, vamos nos fortalecer, nos motivar e, juntos, praticar atividades físicas. Acreditem: unidos, somos capazes de fazer a diferença e garantir mais qualidade de vida para nossa cidade”, finalizou.

Vinkmag ad

Read Previous

Desembargador se aposenta no Tribunal de Justiça e retorna à advocacia aos 75 anos

Read Next

Casa Civil rebate prefeito e diz que situação da Santa Casa é analisada com “carinho” pelo governo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *