Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Festa de São Pedro em VG atrai centenas de pessoas em celebração de fé e tradição

A 44ª edição da Festa de São Pedro, realizada neste domingo (29), consolidou Bonsucesso, distrito ribeirinho e bicentenário de Várzea Grande, como um dos maiores símbolos de tradição, fé, turismo e gastronomia do Município. A celebração, que atraiu centenas de pessoas, marcou uma virada histórica ao unir católicos e evangélicos em uma programação popular, com destaque para a participação ativa da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL.

Desde as primeiras horas da manhã, a prefeita esteve presente na comunidade, participando da alvorada, tomando café com os voluntários e, principalmente, colocando a mão na massa, literalmente. Flávia ajudou na preparação da tradicional refeição servida na festa: peixe frito com arroz branco, molho e salada. “As pessoas puderam vir hoje e conhecer um pedacinho de Várzea Grande. A Rota do Peixe é Bonsucesso, que hoje também é a Rota do Turismo. Isso aqui é política pública de verdade: cultural, educacional e religiosa. É um patrimônio imaterial que une gerações e reafirma nossa identidade”, afirmou a prefeita, emocionada ao acompanhar a procissão de São Pedro.

Acompanhada da festeira Gika de Magalhães, da rainha da festa, Antônia Ferreira de Magalhães, e do rei, Alex Gerônimo, a prefeita participou também da procissão, da missa e do levantamento de mastro em homenagem a São Pedro. Destacou que a valorização da cultura local precisa estar acima de disputas partidárias. “Independe de gestão ou partido. Isso é sobre preservar nossas raízes. São Pedro é o apóstolo que edificou a Igreja. A fé do nosso povo é o que mantém essa tradição viva, ano após ano”, completou.

“Essa festa representa a alma do povo de Várzea Grande: acolhedora, trabalhadora e cheia de fé. Participar da Festa de São Pedro, aqui em Bonsucesso, é sentir de perto a força da nossa cultura ribeirinha. É por isso que, junto com a prefeita Flávia Moretti, seguimos apoiando iniciativas como essa, que unem religião, tradição e desenvolvimento para toda a cidade”, disse o vice-prefeito Tião.

A festa também foi um grande exemplo de mobilização comunitária. Para a festeira Antônia, ser escolhida como rainha da festa foi um reconhecimento à dedicação de uma vida inteira. “Desde que aprendi a limpar peixe, eu ajudo. Agora fui escolhida como festeira e rainha, é uma honra. Deixo tudo para estar aqui, cozinhando, servindo. Isso é felicidade pura”, disse, com um sorriso orgulhoso.

O vereador e pescador Braz Jaciro (PSDB), nascido em Pai André, comunidade vizinha, reforçou a importância da festa para os ribeirinhos. “Todos aqui dependiam do peixe para sobreviver. A festa é a celebração dessa história. Agradeço à prefeita Flávia Moretti por manter viva essa tradição tão bonita e necessária”, declarou.

A organizadora Gika de Magalhães destacou o fortalecimento econômico que a festa proporciona à comunidade. “A feira gastronômica foi formada apenas por moradores. Toda a renda circulou dentro da comunidade. Isso valoriza nossa cultura e gera renda. Agradecemos todos os parceiros, inclusive os deputados e o apoio da Prefeitura”, ressaltou.

INCLUSIVA – Este ano, uma novidade importante foi a inclusão de um momento evangélico na véspera da festa, celebrando a palavra de Deus com louvores e orações. “A fé une, não separa. A religião não salva ninguém sozinha. O que salva é o amor ao próximo. E essa festa mostrou isso”, afirma Gika.

UNIÃO – Um dos momentos mais simbólicos da festa foi o almoço comunitário gratuito, servido a todos os visitantes. Foram preparadas 4 toneladas de peixe, 50 pacotes de arroz de 5 kg, 70 fardos de óleo com 6 litros cada e uma grande quantidade de salada com produtos da própria região. Tudo preparado com a força dos voluntários e com o apoio da comunidade.

Para Lourdes Carmen de Lima, que pela primeira vez foi voluntária, a emoção foi única. “Sempre vim para festejar. Este ano vim para ajudar. Estou feliz, de alma lavada. Quem conhece Bonsucesso sabe que isso aqui é abençoado por Deus”, declarou.

O pescador Osvaldo Catarino da Rosa, que há mais de 40 anos participa da festa, também fez questão de ajudar a fritar o peixe. “Minha vida toda foi pescando. Mesmo com as dificuldades hoje, eu quero estar aqui. É minha história, minha gente”, disse.

E para dona Maria do Carmo, de 83 anos, a festa é missão de vida. “Minha tia me passou a responsabilidade de carregar São Pedro. Ele fica na minha casa. Eu tremo, mas venho. Isso é promessa, é devoção”, contou, emocionada ao esperar a procissão com o andor em mãos.

RESILIÊNCIA – Além de estar presente em cada momento da festa e de falar à população, a prefeita Flávia Moretti conversou com a imprensa e pontuou sobre os primeiros seis meses de gestão.

“Esse momento de fé também é um tempo de gratidão pelas conquistas desses primeiros seis meses à frente da Prefeitura. Foram dias desafiadores, mas com muito trabalho e compromisso começamos a virar a chave de Várzea Grande. Estar aqui, em oração com o povo, também é uma forma de renovar as forças para os próximos passos e seguir firmes na construção de uma cidade mais digna, humana e acolhedora”.

Para a Chefe do Executivo, a 44ª Festa de São Pedro foi mais do que uma comemoração religiosa, “foi uma demonstração de identidade, fé e pertencimento. Em meio ao cheiro do peixe frito, orações e sorrisos, Bonsucesso mostrou para todos que o que Várzea Grande tem de melhor: o seu povo”, finalizou.

Vinkmag ad

Read Previous

Motociclista morre após perder controle de moto e bater em poste em avenida de Cuiabá

Read Next

Na Paulista, Medeiros afirma que Bolsonaro representa esperança para o Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *