Cuiabá
Prefeito agradece juíza Gleide Bispo por articulação que garante novos ares-condicionados ao PS
Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, agradeceu à juíza Gleide Bispo Santos, da Vara da Infância e Juventude, pela articulação que resultou na substituição de 70 aparelhos de ar-condicionado no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). A ação, viabilizada em parceria com a Energisa, garantirá mais conforto térmico para pacientes e melhores condições de trabalho para os servidores da unidade.
“Quero registrar minha gratidão à doutora Gleide e ao Judiciário por esse gesto. Esse apoio chega em um momento importante e demonstra que, quando há parceria, a cidade inteira ganha”, afirmou o prefeito.
Os novos aparelhos, com capacidade de até 24.000 BTUs e tecnologia inverter, substituirão os sistemas antigos de climatização do hospital. A instalação terá início na próxima segunda-feira (30), e a expectativa é de economia de energia estimada em 454,13 MWh/ano, além de uma redução de demanda na ponta de 43,57 KW — fatores que contribuem para a redução de gastos públicos e preservação ambiental.
A iniciativa teve início após solicitação da médica pediatra Margareth Mendonça Cordeiro, que atua na ala infantil da unidade. A demanda foi encaminhada à juíza Gleide Bispo Santos, que buscou a parceria com a Energisa por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“Tenho um carinho especial pela ala pediátrica do Pronto-Socorro. Muitas crianças atendidas pela Vara são encaminhadas para essa unidade, o que reforça nosso compromisso com a melhoria do atendimento. Ver que a substituição, inicialmente pensada para a pediatria, será ampliada para todo o hospital é motivo de grande alegria”, destacou a magistrada.
A ação contará com investimento de R$ 479.910,18, totalmente custeado pela Energisa, sem qualquer ônus para a Prefeitura. O valor contempla aquisição, instalação, transporte, mão de obra e descarte dos antigos aparelhos. O gerente de Relações Institucionais da Energisa, Luiz Carlos Moreira, reforçou o impacto positivo da iniciativa.
A médica Margareth também celebrou a conquista. “Relatei o problema da climatização para a juíza Gleide, que imediatamente se mobilizou para ajudar. Agora, com a chegada dos novos aparelhos, todos ganham: pacientes e profissionais de saúde”, disse.
A estrutura do HPSMC passou por uma grande reforma durante a gestão do então prefeito Mauro Mendes, também fruto de articulação com a Vara da Infância. Atualmente, sob a gestão de Abílio Brunini, a parceria continua ativa, com foco na manutenção e ampliação das melhorias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Tarifa Zero completa um ano com mais de 1,3 milhão de passagens utilizadas pela população
A política de gratuidade no transporte coletivo de Cuiabá, instituída pela Lei Municipal nº 7.248, de 29 de abril de 2025, completou um ano no dia 29 de abril, consolidando-se como uma das principais iniciativas de inclusão social e mobilidade urbana no município. A “Tarifa Zero”, como é conhecida, instituída pela atual gestão, alcançou 1.309.812 passagens utilizadas ao longo desses 12 meses, conforme dados atualizados do sistema de bilhetagem disponibilizados por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública. Além da legislação específica, decretos complementares validaram a gratuidade em datas específicas, referentes a feriados e datas comemorativas, entre elas, o aniversário de Cuiabá, comemorado em 8 de abril.
O volume expressivo evidencia o impacto positivo da política pública, ampliando o acesso da população ao transporte coletivo e contribuindo para a redução de barreiras econômicas no deslocamento e no acesso às atividades de lazer, bem como aos espaços públicos.
A Tarifa Zero é válida exclusivamente no âmbito municipal de Cuiabá, não contemplando linhas intermunicipais. Conforme a Lei, vale para operacionalização nos dias de domingo, tendo beneficiado, em um ano, 52 domingos, sendo 35 deles em 2025 e 17 em 2026.
Em termos financeiros, o investimento total na política atingiu R$ 6.483.569,40 até a última atualização sistêmica. O montante reflete o esforço da administração municipal em garantir a sustentabilidade do programa, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com políticas públicas voltadas ao bem-estar social.
Ao completar um ano de vigência, a Tarifa Zero se firma como um instrumento estratégico para a mobilidade urbana em Cuiabá, com resultados concretos de que as pessoas aproveitam a iniciativa de ir e vir, podendo usufruir de momentos com a família e amigos, sem custos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá4 dias atrásSorteados do Casa Cuiabana devem comprovar dados entre 18 e 22 de maio
-
Cuiabá5 dias atrásLuan Santana traz turnê “Registro Histórico” a Cuiabá com espetáculo grandioso
-
Cidades2 dias atrásPrefeitura redefine datas das audiências do Plano Diretor e convoca população; veja o cronograma
-
Entretenimento2 dias atrásComemoração em grande estilo: Fábio Faria celebra 46 Anos em Chapada dos Guimarães
-
Mato Grosso6 dias atrásPodemos consolida Scheila Pedroso como nome do Nortão para a Assembleia
-
Política6 dias atrásSessão dos 66 anos de Brasília tem memórias e cobranças pelo BRB-Master
-
Cuiabá5 dias atrásPrefeitura prepara operação especial de trânsito e segurança para show
-
Várzea Grande6 dias atrásEducadores de Várzea Grande participam do 3º Seminário Regional de Regime de Colaboração






