Cuiabá

Defesa Civil reforça combate às queimadas e ações educativas em Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

Durante participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (3), o coronel Alessandro Borges, coordenador da Defesa Civil do município, destacou as ações preventivas que vêm sendo executadas para enfrentar o período de estiagem e combater os incêndios urbanos e florestais. Ele foi convidado pelo vereador Coronel Dias, que também elogiou o trabalho do órgão e sua atuação antecipada.

Em sua fala, o coronel Alessandro ressaltou a importância do planejamento e da conscientização da população para reduzir os focos de incêndio. “Estamos indo até os bairros, dialogando com os moradores e mostrando o que pode ser feito para prevenir. Atuamos também nas escolas, visando transformar essa cultura de colocar fogo em uma cultura de preservação”, afirmou.

Ele lembrou ainda que, além das ações educativas, há medidas legais e punitivas para quem insiste em práticas ilegais. “Existe multa para quem não limpa o terreno e para quem ateia fogo. Isso é uma penalidade administrativa. Mas também há responsabilização criminal que encaminhamos relatórios ao Ministério Público, à Polícia e à Delegacia do Meio Ambiente”, explicou.

O vereador Coronel Dias parabenizou a atuação da Defesa Civil. “A presença do coronel Alessandro aqui reforça o compromisso do município com a prevenção. Queimada não é solução — é crime e agrava a saúde pública”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá cede veículos e motoristas ao TRE para garantir transporte de eleitores com deficiência

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá firmou novamente parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para disponibilizar veículos e motoristas destinados ao transporte gratuito de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida durante as eleições. A iniciativa integra o programa Seu Voto Importa, que busca garantir o acesso às urnas e evitar que dificuldades de deslocamento impeçam o exercício do direito ao voto.

Por meio de acordos de cooperação com prefeituras e outros órgãos públicos, a Justiça Eleitoral articula a oferta do serviço nos municípios. Em Cuiabá, o atendimento é realizado com o Buscar, veículo adaptado utilizado pela Prefeitura, responsável pelo transporte de ida e volta entre as residências dos eleitores cadastrados e os respectivos locais de votação. Além de automóveis da prefeitura para ajudar na logística.

No primeiro turno,152 pessoas foram atendidas pelo programa no estado e 8 na Capital. Já no segundo turno o mesmo grupo já solicitou o auxílio, conforme as informações do TRE-MT. O atendimento é direcionado a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que não dispõem de meios próprios para chegar às seções eleitorais.

A parceria envolve a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, que atuam na organização do serviço e na garantia de condições adequadas de acessibilidade.

O objetivo da cooperação é ampliar a participação democrática, promover autonomia e reduzir barreiras enfrentadas por pessoas com dificuldades de locomoção. A iniciativa também reforça a integração entre os órgãos públicos para assegurar que o acesso às urnas ocorra de maneira mais segura e inclusiva.

Para obter informações sobre o serviço do Buscar e orientações relacionadas ao atendimento, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão pelo telefone (65) 98464-7886 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA