Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia construção de faixas elevadas na Av. Parque do Barbado

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou, na sexta-feira (04), as obras que contemplarão as faixas elevadas na Avenida Parque do Barbado, que divide os bairros Renascer e Pedregal. A iniciativa é uma determinação do prefeito Abilio Brunini, visando coibir a alta velocidade empregada pelos condutores de veículos na via.

Nos últimos dias, a situação foi alvo de reivindicações dos moradores, que presenciaram vários atropelamentos, incluindo dois com vítimas fatais. A previsão é de que a obra dure uma semana.

Na segunda-feira (30), o prefeito vistoriou o local em companhia da vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, para tratarem das intervenções necessárias de forma imediata. Foi definida a implementação de quatro faixas de pedestres, faixa elevada e redutores de velocidade.

Na oportunidade, puderam verificar que os motoristas não estavam respeitando a faixa de pedestres, mesmo com a existência de placas orientativas.

“Assim como os moradores, nós também temos pressa, porque os riscos são diários. As comunidades estão interligadas, pois os serviços públicos, como centro comunitário, creches e posto de saúde que atende a todos, estão localizados de um lado da avenida, no bairro Pedregal. A prioridade é trazer segurança para o local, melhorar a mobilidade com segurança para o ciclista, pedestre e motorista que utiliza a via”, destacou o prefeito.

Independentemente das faixas, a cautela dos motoristas é considerada a melhor dinâmica para evitar sinistros e salvar vidas.

AGENTES DE TRÂNSITO

Agentes de trânsito da Semob estão atuando na Avenida Parque do Barbado, nos horários de travessia escolar, desde a terça-feira (01) e permanecerão até a finalização da obra. São horários de pico e, consequentemente, de maior fluxo na via.

A decisão pela permanência dos agentes foi acordada diretamente com os moradores, na noite do último domingo de junho, durante o protesto no local, em horários específicos. Confira:

  • Das 6h30 às 7h30

  • Das 10h30 às 11h30

  • Das 12h às 13h30

  • Das 17h às 18h30

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Congresso em Cuiabá aborda sexualidade, violência e segurança no ambiente digital

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais de Educação e da Mulher, promoveu neste domingo (18) o Congresso BASES, voltado à proteção de crianças e adolescentes. O encontro foi realizado no hotel Fazenda Mato Grosso e reuniu pais, educadores, gestores escolares e profissionais de diferentes áreas para discutir a prevenção de violências e os cuidados necessários para garantir um desenvolvimento saudável e seguro durante a infância e a adolescência.

A diretora de Políticas Públicas da secretaria da mulher, Eduarda Butaca, explicou que o objetivo é preparar os profissionais que lidam diretamente com crianças e adolescentes para reconhecer situações de risco, abordar o assunto de maneira adequada e orientar sobre como buscar ajuda.

“É importante que esses gestores, professores e psicólogos, que estão na ponta lidando com essas crianças, saibam como trabalhar esse assunto. A ideia é que elas tenham entendimento de determinadas situações e saibam a quem pedir ajuda”, afirmou.

Entre os temas abordados esteve a prevenção ao abuso sexual infantil. A psicóloga e especialista em sexualidade Leiliane Rocha falou sobre como pais, educadores e integrantes da rede de proteção podem atuar na prevenção, identificação e acolhimento de vítimas.

“Cuidar das bases lá na infância é fundamental para que a criança tenha um desenvolvimento integral saudável e saiba se proteger”, destacou a palestrante.

A programação também tratou dos impactos da pornografia na adolescência e da importância da orientação sobre sexualidade, prevenção e proteção contra diferentes formas de violência.

Segurança no ambiente digital

Os riscos da internet e a influência da tecnologia nas relações familiares também estiveram entre os assuntos discutidos. A neuroeducadora parental Larissa Massis, especialista em dependências tecnológicas e saúde digital, destacou a importância de orientar crianças, adolescentes e pais sobre situações como bullying, cyberbullying e violência sexual on-line.

“O Congresso BASES nasceu de um movimento de proteção à infância e à adolescência e busca aproximar famílias, educadores e profissionais para fortalecer a atuação conjunta. A proposta é conectar pessoas para que a gente possa trabalhar, gerando uma grande rede de proteção no nosso estado”, explicou.

A professora Aparecida da Costa Silva, que trabalha com crianças autistas, também participou do congresso em busca de novos conhecimentos. Com 29 anos de experiência na educação, ela é geógrafa, historiadora, pedagoga e especialista em autismo, além de cursar mestrado na área educacional.

Para ela, participar de encontros como esse contribui para a atualização dos profissionais e para a melhoria do trabalho desenvolvido com os alunos.

“Tirei meu domingo para estar aqui porque realmente vale a pena. Toda informação referente à infância, adolescência, crianças e educação, eu estou sempre buscando. A educação é um processo em que a cada dia a gente aprende mais. Eu aprendo com meus alunos e estou aqui mais um dia para aprender”, afirmou.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Ivone Machado Ferreira, reforçou a importância de manter ações de conscientização sobre a prevenção ao abuso e a outras formas de violência contra crianças e adolescentes. Ela também defendeu a continuidade do congresso nos próximos anos.

“Essa conscientização é fundamental para que nossas crianças e adolescentes possam crescer protegidos e amparados”, destacou.

Atividades e sorteios

Além das palestras e atividades, os participantes acompanharam dois intervalos para coffee break, um no período da manhã e outro à tarde, além do intervalo para almoço.

O evento também contou com sorteios de uma mala de viagem, duas air fryers, seis kits de cama e 13 kits de brindes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA