Várzea Grande

Prefeitura discute desenvolvimento de Várzea Grande na VII Conferência Municipal da Cidade

Publicado em

Várzea Grande

 

Espaço democrático e participativo terá como tema dessa edição, “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta quinta-feira (10), das 7h30 às 18h, a 7ª Conferência Municipal da Cidade. O evento será realizado no auditório 5 do bloco D do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O tema central é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

A prefeita várzea-grandense, Flávia Moretti (PL), destaca que a ocasião visa formar um espaço democrático e participativo. “O governo Flávia e Tião da Zaeli deseja a participação de todos munícipes. Na conferência, os palestrantes e demais participantes poderão trazer propostas, reflexões e ideias as quais podem formar políticas públicas importantes implantadas pela nossa gestão. O poder público, a sociedade civil organizada e os munícipes visam um bem comum que é o desenvolvimento de Várzea Grande”, relata Moretti.

A secretária municipal de Planejamento, Drielli Martinez, conta que os eixos temáticos são: regularização fundiária e habitação, infraestrutura e saneamento básico, mobilidade urbana e acessibilidade, gestão democrática e transformação digital. “Vamos debater o desenvolvimento de Várzea Grande como um todo. Vamos discutir a cidade que todos os várzea-grandenses querem ver nos próximos anos. Nossa missão é planejar e construir junto com a nossa prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli uma cidade mais moderna, mais tecnológica e mais desenvolvida”, destaca.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Visitas técnicas orientam produtores rurais e fortalecem o cultivo de hortaliças em Várzea Grande

Publicados

em

Visita realizada na comunidade Formigueiro reuniu profissionais da Prefeitura, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e produtores atendidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizaram, nesta semana, uma visita técnica a propriedades rurais da comunidade Formigueiro. A ação teve como objetivo orientar agricultores sobre adubação e manejo de culturas de ciclo curto.

Na propriedade do produtor Orlando, por exemplo, a equipe elaborou uma recomendação técnica de adubação para o cultivo de melancia, abobrinha, jiló, berinjela e outras hortaliças produzidas em canteiros. O agricultor também cultiva feijão-de-corda, maxixe e pimenta-de-cheiro.

Além do atendimento prestado pela Prefeitura e pela Empaer, os produtores da comunidade recebem acompanhamento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), programa desenvolvido pelo Senar-MT.

As culturas cultivadas na propriedade têm ciclo produtivo de até 90 dias, o que permite colheitas em curto intervalo e favorece a geração de renda ao longo do ano. Entre elas, a pimenta-de-cheiro vive um momento de valorização no mercado. Atualmente, a caixa de nove quilos é comercializada por cerca de R$ 500.

Segundo a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Cíntia Serrano, a assistência técnica é uma das principais ferramentas para melhorar a produtividade no campo.

“Cada propriedade tem características diferentes. Por isso, o acompanhamento técnico é importante para orientar o produtor sobre o manejo adequado, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade”, afirmou.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, destacou que as visitas integram as ações permanentes de fortalecimento da agricultura familiar no município.

“Nosso trabalho é levar orientação técnica para que o produtor tenha mais eficiência na produção e consiga melhores resultados, sempre com práticas sustentáveis”, ressaltou.

As visitas técnicas fazem parte do calendário anual de atendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e têm como objetivo aproximar os produtores da assistência especializada, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA