Cultura

Ana Maria Gonçalves e seu “Um Defeito de Cor” chegam à ABL

Publicado em

Cultura

Com 30 dos 31 votos, a escritora Ana Maria Gonçalves foi eleita a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras. Ela vai ocupar a cadeira n° 33 que foi do gramático, professor e filólogo Evanildo Bechara, falecido em maio deste ano. 

A escritora tem 55 anos e passa a ser a mais jovem entre os imortais do atual quadro da ABL.

Ana Maria Gonçalves  é consagrada pela obra Um Defeito de Cor, já considerada um clássico da literatura brasileira. O livro conta a história de Kehinde, uma mulher africana que atravessa o século 19 em busca de reencontrar o filho.

O texto aborda com profundidade temas como escravidão, racismo, ancestralidade e resistência.

Além do sucesso no meio literário, a obra inspirou o samba-enredo da escola de samba Portela no carnaval de 2024, no Rio de Janeiro.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

RJ: Cultura nos Territórios abre inscrições para 260 oficinas

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para 260 oficinas artísticas e culturais gratuitas do Programa Cultura Presente nos Territórios, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O projeto conta com mais de 50 centros de referência e cerca de 90 tipos de atividades disponíveis, em dez regiões do Rio.

Entre os cursos oferecidos estão música, dança, teatro, artesanato, pintura, audiovisual e contação de histórias. Os cronogramas e cargas horárias de cada um deles são adaptados à realidade de cada local.

Entre os municípios atendidos pelo projeto estão Angra dos Reis, Búzios, Campos dos Goytacazes, Macaé e Petrópolis.

Segundo a Secretaria, o objetivo do programa é democratizar o acesso aos direitos culturais, fortalecer identidades territoriais e promover o desenvolvimento sociocultural sustentável no estado. A iniciativa também articula ações culturais com outras políticas públicas, em áreas como educação, assistência social e meio ambiente.

Além das oficinas, outras ferramentas de aprendizado utilizadas no projeto são cineclubes e feiras criativas.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA