Mato Grosso
Com apoio do Governo de MT, 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá começa nesta segunda-feira (14)
Mato Grosso
A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, começa nesta segunda-feira (14.7) e segue até domingo (20.7), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. O evento, que traz uma programação gratuita para todos os públicos, conta com o patrocínio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“É com satisfação que apoiamos um dos projetos mais importantes do calendário cultural do Estado. Além de sua importância para o fortalecimento da produção audiovisual em Mato Grosso, o Cinemato é um evento que sempre batalhou pela democratização do acesso ao cinema”, enfatiza o secretário da Secel, David Moura.
A programação inclui mostras competitivas, sessões com filmes premiados em outras edições, Cinema Escola, seminário, oficinas, e várias outras atividades. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada antecipada no site www.festivalcinemato.com.br.
Ao todo, o Festival exibirá 48 filmes. Na mostra competitiva de longa-metragem estão selecionados os filmes Kopenawa: Sonhar a Terra Floresta (RJ), Pedra Vermelha (RS), Concerto de Quintal (RO), Mawé (AM), O Silêncio das Ostras (MG) e Serra das Almas (PE). Mais 15 produções participam da mostra competitiva de curta-metragem, entre as quais, quatro de Mato Grosso: O Último Varredor, Albuesas, Maira Porongyta e Reagente.
Com o tema “Decolonizando a Amazônia”, a 22ª edição propõe uma reflexão sobre a construção política, cultural, econômica e social da região, valorizando os saberes e a autonomia de seus povos. O homenageado do ano é Silvino Santos (1886–1970), reconhecido como o “cineasta da selva”, por sua contribuição pioneira ao registro audiovisual da Amazônia no século 20.
Programação
A abertura da 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá ocorre nesta segunda-feira (14.7), às 19h30, com a exibição do filme “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”, do cineasta Silvino Santos.
Durante toda a semana, a partir das 19h, o público poderá conferir e votar nos filmes exibidos nas Mostras Competitivas de curtas e longas-metragens, que concorrem ao Troféu Coxiponé.
O Cinema Escola, que traz sessões infantis ao Festival, será realizado na terça, quarta e quinta-feira (15, 16 e 17.7), a partir das 14h. Já na sexta (18.7), a partir das 15h, ocorre a Sessão Melhor Idade.
Os filmes premiados em outras edições e Festivais serão exibidos na sessão Hors Concurs, na sexta-feira (18), às 19h, e domingo (20), a partir das 18h30. O filme “Pasárgada”, dirigido por Dira Paes, encerra a sessão especial. Em seguida, a renomada atriz, fará a entrega do prêmio com seu nome a uma personagem feminina de destaque no audiovisual e em causas socioambientais.
A cerimônia de premiação com entrega do troféu Coxiponé aos realizadores dos filmes premiados será no domingo (20.7), às 21h20.
Além das exibições, a programação inclui Rodas de Conversa com os realizadores dos filmes, debate “Construindo a Coletividades de Políticas Públicas de Audiovisual”, oficinas de “Mentoria de Roteiro de Curta-metragem” e de “Produção Executiva”, além do “Seminário Decolonizando a Amazônia”. As atividades ocorrem de terça a sexta-feira (15 a 18.7).
Os horários e mais informações de toda a programação podem ser conferidos no site https://festivalcinemato.com.br/
Fonte: Governo MT – MT
Linha direta
Rondonópolis vai receber Complexo Esportivo com pista de atletismo para várias modalidades
Nesta segunda-feira (02.02), em reunião com senador Jayme Campos (União), em Várzea Grande, os vereadores Ibrahim Zaher (MDB), Marisvaldo Gonçalves (Republicanos) e Renan Dourado (Republicanos) garantiram mais 1,5 milhão de reais via recursos federais destinados às ações e serviços de saúde de média e alta complexidade (MAC).
Além da viabilização por meio de emenda de bancada de um complexo esportivo na região do Conjunto São José.
Na reunião com o senador Jayme Campos, o vereador Ibrahim Zaher propôs o aporte de recursos para a construção de um complexo esportivo voltado para o atletismo na região da Vila Operária, que será sediado em uma área no conjunto São José.
O senador se comprometeu com um recurso de 3,5 milhões de reais oriundos da emenda de bancada. “Será um complexo que irá fortalecer o esporte de Rondonópolis, principalmente a iniciação esportiva de crianças e adolescentes. Com pista oficial de atletismo que contemplará várias modalidades, com saltos em distância, com vara e altura, lançamento de dardo e arremesso de peso e claro as diversas categorias de corrida na pista, campo de futebol e vestiários”, destacou.

No ano passado, o senador Jayme Campos, também por articulação de Ibrahim, Marisvaldo e Renan, destinou 1,5 milhão de reais para o setor de Saúde de Rondonópolis e atendendo a nova demanda novamente irá destinar o mesmo valor este ano. “Um aporte financeiro que desafogará as filas de cirurgia e ampliará os exames de alta complexidade, que é um importante demanda de quem precisa do serviço de saúde. Só temos que agradecer o empenho do senador Jayme em sempre que possível atender a população de Rondonópolis”, pontuou Zaher.
O vereador Renan Dourado, destacou o trabalho municipalista do senador, principalmente com o olhar especial para Rondonópolis. “A Saúde é uma pauta fundamental e urgente, que reflete no dia a dia da população. Esse valor destinado para essa área vai impactar muito nos atendimentos de média e alta complexidade e que será beneficiada é a nossa população”, explicou.
Também na mesma linha de pensamento, o vereador Marisvaldo exaltou o compromisso firmado pelo segundo ano seguido na destinação de emendas para a Saúde de Rondonópolis. “No ano passado foram 1,5 milhão de reais para a Saúde e agora o mesmo montante, isso são recursos para serem investidos em uma área sensível de nossa cidade. Só temos que agradecer o senador”, disse.
Já Jayme Campos, destacou a iniciativa do trio de vereadores rondonopolitanos articulando recursos federais para a cidade que eles representam. ““Já garanti aqui mais um milhão e meio no MAC, que poderá facilitar cirurgias e exames de alta complexidade. É sempre muito prazeroso poder aportar mais recursos para Rondonópolis”, Finalizou.
-
Mato Grosso5 dias atrásMax Russi cogita Elson Ramos para eleições majoritaria 2026
-
Linha direta10 horas atrásPREFEITA FLÁVIA MORETTI SE AFASTA DA DIREITA E MONTA NOVA EQUIPE LIGADA AO EX-PREFEITO KALIL BARACAT
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que agia na entrada clandestina de celulares em unidades prisionais de MT
-
Política7 dias atrásMembros do Rotary Club são homenageados em sessão especial
-
Mato Grosso6 dias atrásProjeto de Beto Dois a Um quer transformar Mato Grosso em potência do mercado pet nacional
-
Entretenimento3 dias atrásVivi Noronha ganha pedido de namoro surpresa na madrugada: ‘Anel gigante’
-
Esportes6 dias atrásPalmeiras vence o Fluminense e mantém liderança no Brasileirão
-
Mato Grosso1 dia atrásContas de governo do ex-prefeito Fábio Faria são aprovadas pelo TCE/MT






