Cuiabá

Cuiabá recebe 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa em setembro

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizará a 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa no próximo dia 20 de setembro. O evento, que será realizado às vésperas do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21) e do Dia do Atleta Paralímpico (22), promete reunir crianças e jovens para uma experiência única de inclusão por meio do esporte.

O Festival é idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e representa uma das principais iniciativas do país voltadas à experimentação esportiva para pessoas com deficiência. A capital mato-grossense foi escolhida mais uma vez como sede do evento, consolidando-se como referência no incentivo ao esporte adaptado e na promoção da inclusão social.

O Festival Paralímpico é uma oportunidade ímpar para promovermos o esporte como ferramenta de transformação. Além de fortalecer a inclusão, ele oferece às nossas crianças e adolescentes, com e sem deficiência, a chance de vivenciar modalidades paralímpicas e, quem sabe, descobrir novos talentos para o futuro do paradesporto.

A proposta do evento é oferecer vivências lúdicas em diferentes modalidades paralímpicas para crianças com e sem deficiência, na proporção de 80% e 20%, respectivamente. Nesta edição, serão disponibilizadas 160 vagas para participantes com deficiência e 40 para aqueles sem deficiência, com idade entre 7 e 23 anos. Entre os públicos atendidos estão jovens com deficiência física, intelectual, visual, síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA).

O processo de inscrição é simples e será realizado por meio das instituições interessadas. Para participar, é necessário acessar o link, baixar a planilha de inscrição, preenchê-la com os dados solicitados e enviá-la para o e-mail: [email protected]. Em caso de dúvidas, a organização disponibilizou o número de WhatsApp (65) 98468-7325.

A equipe da Secretaria de Esportes e Lazer já está mobilizada para garantir a melhor experiência aos participantes. Com profissionais capacitados e atuantes no contexto escolar paralímpico, o evento será conduzido com todo o cuidado e sensibilidade necessários.

A planilha para inscrição está disponível em anexo no rodapé desta reportagem.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma competição de arco e flecha, na 1ª edição do Festival Paralímpico Loterias da Caixa em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá supera marca de mil árvores plantadas em outubro

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá ultrapassou a marca de mil árvores plantadas durante o mês de outubro, por meio do projeto Verde em Ação, nesta sexta-feira (23). A iniciativa, coordenada pelo Horto Florestal Tote Garcia e pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU), teve a etapa final do mês realizada na Avenida Palmiro Paes de Barros.

O trabalho é desenvolvido em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (LIMPURB), em parceria com o Programa Verde Novo e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). A proposta é ampliar a cobertura vegetal da capital, melhorar a paisagem urbana e contribuir para o conforto térmico e a qualidade ambiental.

Segundo o diretor de Planejamento Ambiental da SPDU, Fábio Moura, a ação desta sexta-feira contou com o plantio de aproximadamente 300 árvores, de espécies nativas e adaptadas às condições climáticas da região. Entre as variedades utilizadas estão pata-de-vaca e jacarandá, além de outras espécies adequadas à arborização urbana.

“Começamos esse trabalho no dia 25 de setembro e, ao longo desse período, já alcançamos cerca de 1.040 árvores plantadas, com intervenções em cinco avenidas e aproximadamente 14 quilômetros contemplados. É um resultado importante para a cidade, porque estamos ampliando as áreas verdes e planejando a continuidade desse trabalho”, destacou Fábio.

As atividades abrangem as avenidas Beira Rio, Parque do Barbado, V2, Sebastião Gomes Guimarães e Palmiro Paes de Barros. Além do plantio de novas mudas, as equipes realizam a substituição de árvores que não se desenvolveram e a manutenção dos exemplares já implantados, garantindo melhores condições para o crescimento da vegetação.

O planejamento prevê a continuidade dos serviços na próxima semana, com uma nova etapa que deverá contemplar outras 170 árvores, estendendo o trabalho pela Avenida Palmiro Paes de Barros em direção à região do cemitério.

O projeto Verde em Ação integra as iniciativas do município voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano, com foco na ampliação da arborização e na construção de uma cidade mais verde, agradável e ambientalmente equilibrada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA