Várzea Grande
Carol Mello participa celebra nova casa do Legislativo: “Grande momento no Município”
Várzea Grande
A secretária de Governo reafirmou que a gestão busca manter um ambiente de cooperação, pautado pelo respeito institucional e pela construção coletiva de soluções para Várzea Grande, por meio do diálogo constante com vereadores e com os demais setores da sociedade
Na manhã desta terça-feira (5), a secretária de Governo da Prefeitura de Várzea Grande, Carol Mello, juntamente com a prefeita Flávia Moretti e o vice, Tião da Zaeli – ambos do PL – prestigiaram a abertura do 2º período legislativo de 2025 da Câmara Municipal de Várzea Grande. Em um novo espaço, completamente reformado e ampliado, a Câmara deu início oficialmente aos trabalhos na nova sede, destacando a importância das relações institucionais, ou seja, a parceria entre Legislativo e Executivo.
Carol destacou que Várzea Grande caminha para uma fase inédita e madura, marcada pelo fortalecimento institucional e pela harmonia entre os Poderes, algo que, segundo ela, tem sido construído desde o início da atual gestão porque é tratada como prioridade.
“É um grande momento no Município, a gente trabalhou bastante para construir essa nova unidade junto ao Legislativo. Executávamos isso desde o início da gestão, agora chegamos em um momento de parceria, unidade em todos os trabalhos que precisaram ser feitos porque nesse amadurecimento, todos visam o desenvolvimento da cidade e o melhor atendimento possível às demandas da população”, celebrou a secretária.
Há pouco mais de um mês no cargo de secretária, e outros quase seis enquanto assessora da prefeita, Carol ressaltou os frutos positivos colhidos no período, destacando a ampla participação dos vereadores na administração municipal, por meio da participação ativa dos parlamentares.
“Essa harmonia é resultado do nosso trabalho com transparência, atenção, respeitando-os e dando espaço a eles dentro do nosso Município”, afirmou. Para Carol, esses dois momentos simbolizam a atuação da Secretaria de Governo e reforçam a credibilidade do trabalho desenvolvido”. E emendou: “Meu gabinete está aberto para toda e qualquer conversa que eles precisem, estamos abertos ao diálogo e à construção, vamos somar com todos”, declarou.
DE CASA NOVA – A nova sede da Câmara está localizada no antigo Fórum do Município, ao lado da prefeitura. O espaço foi cedido legalmente pelo Paço Couto Magalhães, por meio de Projeto de Lei, após o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público.
O presidente do Legislativo, Wanderley Cerqueira (MDB), também vibrou com a chegada do novo ciclo da Câmara e reforçou a necessidade do amplo diálogo entre os Poderes. “A reforma está caminhando por etapas, recebemos aportes do governo, da prefeitura, por meio da prefeita Flávia. Estou muito feliz. Perspectivas boas, uma relação transparente e muito positiva, só temos que agradecer. É um diferencial. Estaremos juntos para o que Várzea Grande precisar”, pontuou.
Até o momento, foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões nas reformas de gabinetes, ampliações de corredores, adequações ao auditório, sala para imprensa e troca de telhados.
Além da prefeita e da secretária de governo, a abertura foi prestigiada pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Júlio Campos (União Brasil), primeiro-secretário, Dr. João (MDB), e os deputados Fábio Tardin (PSB), Eduardo Botelho (União Brasil) e Juca do Guaraná (MDB).
Várzea Grande
Ação da Prefeitura libera calçadas e recebe aprovação de moradores em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá intensifica a ação Mobilidade em Ordem, com foco no combate à obstrução de calçadas e espaços públicos por veículos abandonados, sucatas e automóveis utilizados irregularmente como extensão das atividades comerciais de oficinas mecânicas e sucatões na capital.
Nesta quinta-feira (15), fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública retornaram a três estabelecimentos denunciados por obstrução de calçadas e vias públicas. Os pontos fiscalizados estão localizados no bairro CPA II e na região da Avenida Jurumirim, nas proximidades do Contorno Leste.
A iniciativa dá continuidade à ação de orientação realizada em 1º de outubro. Na primeira vistoria, foram identificados 15 veículos em estado de abandono. No retorno, as equipes constataram que apenas três permaneciam nos locais fiscalizados, indicando avanço na desobstrução dos espaços públicos.
De acordo com o secretário adjunto da Sorp, Max Aguiar, a maioria dos veículos foi retirada após a primeira abordagem. “Fizemos o retorno aos pontos dos bairros Dr. Fábio I e II e notamos que 90% dos veículos abandonados nas calçadas haviam sido retirados. Apenas as sucatas que estavam na lateral de uma área verde continuavam no local. A Semob fará a retirada posteriormente”, explicou.
Durante a fiscalização, um veículo foi removido na Rua Amapá, no CPA II. Nas proximidades do linhão, no bairro Dr. Fábio, um estabelecimento de compra e venda de sucatas foi notificado por armazenar materiais e veículos próximo a um córrego, em desacordo com o artigo 538 da Lei Complementar nº 004/1992.
Uma oficina mecânica também foi notificada por utilizar irregularmente o passeio público para estacionar ou armazenar veículos. A infração foi enquadrada no artigo 241 da mesma legislação municipal.
A fiscalização foi bem avaliada por moradores e comerciantes da região próxima ao estabelecimento de sucatas, especialmente em razão de problemas como o acúmulo de lixo e entulho, a presença de animais transmissores de doenças e a queima de fios, que provoca fumaça intensa. Durante a ação, uma comerciante, identificada pelas iniciais M.C., relatou os transtornos enfrentados pela vizinhança. “Esse local fica cheio de mosquitos, ratos atravessando a rua e vindo para cá, baratas, que é direto. De vez em quando, ele toca fogo e a gente amanhece o dia com aquela fumaceira, queimando os fios para tirar o alumínio. Fica aquela fumaça imensa”, contou.
Desde o início da ação Mobilidade em Ordem, em setembro deste ano, as equipes já realizaram fiscalizações em estabelecimentos dos bairros Paiaguás, Santa Isabel e Cidade Verde, além de atender a denúncias pontuais feitas pela população. A força-tarefa combina orientação e fiscalização para garantir a acessibilidade, a segurança dos pedestres e a conservação dos espaços públicos, além de coibir atividades irregulares que possam causar danos ambientais.
Como denunciar
A população pode denunciar veículos abandonados em vias públicas por meio do Web Denúncias da Sorp, disponível no portal https://sorp.cuiaba.mt.gov.br. Na plataforma, o cidadão deve acessar a aba “VEÍCULO ABANDONADO NA VIA PÚBLICA (SORP/SEMOB)” e preencher o formulário de denúncia, com o auxílio de inteligência artificial (IA) ou manualmente. É importante informar o endereço, anexar fotos, indicar pontos de referência e fornecer outras informações relevantes para subsidiar a ação fiscalizatória no local.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também recebe denúncias pelo Fiscalizap, no telefone (65) 99235-6950, e pela Ouvidoria, pelo telefone (65) 3324-9184 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia6 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
OAB6 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












