Várzea Grande
Prefeitura destaca importância da Ager no acompanhamento do contrato com Fipe
Várzea Grande
A responsável por acompanhar os estudos da Fipe, a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, destacou que o encontro serviu para discutir a situação do saneamento básico do Município
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assuntos Estratégicos, reuniu-se com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager), na tarde de ontem (7), para discutir a situação do saneamento básico do Município e para dar transparência ao contrato com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Conforme a responsável pelo acompanhamento dos trabalhos da Fipe, a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, o encontro reforçou o compromisso da gestão municipal com a transparência e a participação institucional da Ager no contrato com a Fipe. Ina lembrou que percorreu, recentemente, todo o sistema de abastecimento de água da cidade.
“Várzea Grande precisa mudar a realidade sobre o saneamento básico, pois a população clama por melhorias no abastecimento de água e no tratamento do esgoto. A participação e o acompanhamento da Ager sobre o nosso contrato com a Fipe são fundamentais para darmos mais transparência em todo processo. Todo procedimento será baseado por estudos técnicos, diálogo com a sociedade, com a Câmara Municipal e com a agência reguladora”, declara Ina.
“Várzea Grande tem um sistema ainda muito antigo e com uma estrutura precária. No dia em que fui acompanhar uma equipe da Fipe nas estações de tratamento, uma bomba parou de funcionar, pois pegou fogo, e uma adutora estourou. Isso não pode ser rotina”, completa a secretária.
O diretor Regulador de Saneamento da Ager, Jossy Soares, declara que a Agência quer que a cidade tenha um saneamento de qualidade. “Sempre nos preocupamos quando acompanhamos as notícias sobre a situação do Município. Várzea Grande é gigantesca e tem potencial, por isso, buscamos ações efetivas para implantação do saneamento básico”, destaca.
CONVÊNIO TÉCNICO AGER – Foi assinado, no dia 1° de julho, o convênio de cooperação técnica entre o Município de Várzea Grande e a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager/MT), que assume, a partir de agora, a regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no Município.
Além de fiscalizar os serviços atualmente prestados pelo DAE, a Ager também acompanhará todo o processo de modelagem da concessão dos serviços de água e esgoto de Várzea Grande, desde a estruturação da proposta até a seleção da empresa vencedora do processo licitatório. Após a assinatura do contrato de concessão, a Agência será responsável por fiscalizar e regular também a atuação da nova concessionária, assegurando o cumprimento das metas estabelecidas.
CONTRATO COM A FIPE – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi contratada para realizar o diagnóstico financeiro, patrimonial e estrutural do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). A elaboração deste estudo é fundamental para a valoração patrimonial, financeira e física do DAE.
Várzea Grande
CMEI Miguelina promove ação educativa sobre higiene bucal para crianças
Os alunos de 3 e 4 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Miguelina de Campos e Silva receberam a visita da equipe do Posto de Saúde do bairro Ouro Verde para participar de uma ação educativa sobre a importância da saúde bucal. A atividade foi realizada pela dentista Renata Caroline Silva dos Santos, pela agente de saúde Cristiane de Souza Lemes e pela enfermeira Laura Regina de Figueiredo.
Durante a ação, as profissionais compartilharam orientações sobre os cuidados necessários para manter a saúde da boca e dos dentes, abordando o tema de forma lúdica e divertida. A iniciativa destacou a importância de incentivar hábitos saudáveis desde a infância, contribuindo para a prevenção de cáries e outros problemas bucais, além de reforçar a necessidade da escovação correta e dos cuidados diários com a higiene bucal.
Para a diretora da unidade, Nazareth Amaral, é fundamental ensinar às crianças, desde cedo, a importância da higiene bucal e dos cuidados com os dentes.
“Esses hábitos ajudam a prevenir cáries, contribuem para a saúde bucal e favorecem o desenvolvimento de dentes fortes. Quanto mais cedo essa conscientização começa, maiores são as chances de as crianças manterem esses cuidados ao longo da vida”, destacou.
A diretora ressaltou ainda que a visita da equipe de saúde ao CMEI é uma iniciativa importante para promover a saúde e prevenir doenças desde a Educação Infantil.
“A parceria entre saúde e educação também fortalece o trabalho dos profissionais da escola e das famílias na prevenção de doenças bucais, contribuindo para o desenvolvimento integral, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças”, completou.
Galeria de Fotos (6 fotos)
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino6 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande7 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Opinião13 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza












