Política
Personalidades são homenageadas em sessão especial na ALMT
Política
Políticos, atletas, empresários, profissionais liberais e de imprensa estiveram entre os homenageados da sessão especial realizada na sexta-feira (8), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para entrega de comendas, títulos de cidadão e moções de aplauso. Requerida pelo deputado Xuxu Dal Molin (União), a solenidade destacou ações desenvolvidas na região médio-norte do estado.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Republicanos), e a primeira-dama, Janice Vaz Ribeiro, receberam moção de aplauso em razão do trabalho empreendido para criação do Centro de Convivência e Abrigo para Idosos Vitório Piccini, inaugurado em julho de 2024. O local é considerado referência no atendimento a pessoas idosas em Mato Grosso, oferecendo diversas atividades gratuitas.
“A construção do centro de convivência foi possível a partir de uma parceria. O município doou o terreno, o prédio foi construído por empresários, atendendo público em situação de vulnerabilidade. Receber essa moção nos incentiva a expandir ações em benefício de quem mais precisa. Gerir uma cidade como Lucas é algo muito desafiador, aos poucos vamos avançando”, disse Miguel Vaz.
Xuxu Dal Molin destacou a participação dos homenageados em iniciativas pelo desenvolvimento de Mato Grosso. Segundo ele, são pessoas que fizeram e fazem muito pelo estado e, ao receber uma honraria do Poder Legislativo, se sentem ainda mais motivadas a continuar investindo tempo e energia em seus projetos.
O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes (União), e a primeira-dama da cidade, Mara Fernandes, participaram da sessão especial e receberam título de cidadão mato-grossense. De acordo com Mara, a solenidade é um marco na história de sua família, que chegou ao estado há mais de três décadas, numa trajetória que se confunde com a do município de Sorriso.
Odenir Zancanaro é um dos fundadores de Tapurah e exerce atividades no ramo da agropecuária. Na década de 1980, ele atendeu ao chamado do tio, que já vivia em Mato Grosso, e veio contribuir para o desenvolvimento do estado. “Tivemos a oportunidade de vir para um local com potencial imenso e aqui somamos esforços para ver a região crescer e se transformar em tudo o que é hoje. Por essas e outras, tenho orgulho de receber o título de cidadão deste estado”, disse Odenir.
Ao todo, foram entregues durante a sessão especial 16 moções de aplauso, 30 títulos de cidadão mato-grossense, além das comendas Filinto Muller, Dante de Oliveira e Lenine Póvoas (uma unidade de cada).
Fonte: ALMT – MT
Mato Grosso
Zé Medeiros pede impeachment de Cristiano Zanin por interferência no 2º turno da eleição
Ministro e ex-advogado de Lula determinou a prorrogação da votação em todo o país após o horário oficial de encerramento
O deputado federal e senador eleito por Mato Grosso, Zé Medeiros (PL), encaminhou nesta segunda-feira (26) ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. A denúncia questiona a decisão do magistrado que determinou a prorrogação, até as 19h, do horário de votação nas eleições de domingo (25), em todas as seções eleitorais do país.
No documento, Medeiros solicita que o Senado analise a admissibilidade da denúncia e apure as circunstâncias da decisão, incluindo sua fundamentação jurídica, a abrangência nacional da medida e os efeitos sobre os procedimentos da Justiça Eleitoral.
“A finalidade é assegurar que uma questão de elevada relevância para a regularidade do processo eleitoral seja apreciada com transparência, responsabilidade institucional e respeito ao Estado Democrático de Direito”, justifica o parlamentar.
A decisão de Zanin foi proferida no âmbito da Reclamação nº 101.673/BA, relacionada a alegações de insuficiência de transporte público para eleitores nos municípios baianos de Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas. Apesar de a reclamação envolver localidades da Bahia, a determinação inicial estendeu a prorrogação do recebimento de votos a todas as seções eleitorais brasileiras.
Medeiros questiona a amplitude da medida e pede esclarecimentos sobre os fundamentos que justificaram sua aplicação nacional. A denúncia também destaca a proximidade entre o momento em que os fatos chegaram ao conhecimento do STF, às 16h32min49s, e o horário regular de encerramento da votação, às 17h.
O parlamentar solicita ainda a obtenção da íntegra do processo, dos documentos que embasaram a decisão e dos registros de comunicação entre o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais eleitorais. O objetivo é reconstruir a cronologia dos acontecimentos e esclarecer como a determinação foi executada.
Medeiros ressalta que o pedido não antecipa qualquer juízo de culpa e defende que a análise seja baseada em critérios técnicos e jurídicos.
“A denúncia, portanto, busca que o Senado Federal examine os fatos com rigor técnico, sem antecipação de culpa, e determine as providências cabíveis caso a documentação revele elementos juridicamente suficientes para tanto”, conclui o parlamentar.
-
Mato Grosso4 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Várzea Grande5 horas atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Opinião5 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso5 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Várzea Grande5 horas atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Rondonópolis5 horas atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Diamantino4 horas atrásNovo aeroporto de Diamantino tem projeto aprovado pela Sinfra-MT e orçamento estimado em R$ 26,9 milhões
-
Mato Grosso6 dias atrásArtistas da Baixada Cuiabana declaram apoio a Flávio Bolsonaro em encontro com Zé Medeiros e Odílio










