Cultura

Festival de Cinema de Veneza começa hoje e vai até 6 de setembro

Publicado em

Cultura

Começa hoje (27) na Itália um dos eventos de cinema mais tradicionais do mundo. O Festival de Cinema de Veneza. O filme de abertura será “La Grazia”, do italiano Paolo Sorrentino, que tem em seu currículo prêmios no Oscar, Globo de Ouro, Cannes e no próprio Festival de Veneza.

Outros 20 trabalhos concorrem este ano ao Leão de Ouro, entre eles, obras dirigidas pelo mexicano Guilhermo Del Toro, a americana Kathryn Bigelow, o grego Yorgos Lanthimos e o francês François Ozon. Pelo menos outros dez filmes participam fora da competição com exibições de estreia mundial. 

Outro destaque deste primeiro dia é a entrega do Leão de Ouro honorário pelo conjunto da obra para o diretor e roteirista alemão Werner Herzog; o lendário diretor Francis Ford Coppola é que fará a entrega da honraria.

Na quinta-feira (28), Herzog faz a estreia mundial de seu mais recente trabalho, o documentário Ghost Elephants. A obra aborda a viagem de um ambientalista e apresentador até a Angola para registrar e estudar os chamados elefantes fantasmas, uma população isolada que vive em florestas africanas e que raramente é avistada. O filme participa fora da competição.

O júri desta edição será presidido pelo diretor e roteirista americano Alexander Payne; que tem entre os integrantes, a atriz Fernanda Torres. 

Eventos especiais como “tapete vermelho” e “coletivas de imprensa” que acontecem a partir desta quarta-feira (27) poderão ser acompanhadas pelo Youtube do Festival de Veneza no endereço youtube.com/biennaleChannel.

A programação do Festival de Veneza segue até o dia 6 de setembro, quando serão anunciados os vencedores. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Coleção de cordel de Liêdo Maranhão ganha mostra em Olinda

Publicados

em

Uma das referências como colecionador da Literatura de Cordel brasileira – Liêdo Maranhão – terá parte de seu acervo disponível ao público a partir deste sábado, em Olinda, Pernambuco. A Casa da Memória Popular abrirá para visitação a exposição  “100 Anos de Liêdo Maranhão – A Política no Universo do Cordel”. 

Cerca de 120 folhetos de cordel da coleção particular de Liêdo estarão expostos na Casa da Memória Popular, espaço cultural fundado pelo próprio cineasta, escritor, pesquisador e colecionador pernambucano. A exposição também é uma homenagem ao centenário de nascimento do cineasta, ocorrido em 2025. Ele faleceu em 2014, no Recife.  

As publicações em cordel presentes na exposição trazem um recorte da política brasileira entre as décadas de 1960 e 1990 pelo olhar dos poetas populares. Por meio das rimas, narrativas e imagens das tradicionais xilogravuras, os cordelistas escrevem sobre fatos históricos, personalidades políticas, questões sociais e as transformações pelas quais o Brasil passou nos últimos 40 anos do século passado. 

A exposição conta com trabalhos dos cordelistas José Bernardo da Silva, Manoel D’Almeida Filho, J. Borges, Rodolfo Coelho Cavalcante, Heleno Francisco, entre outros.

A mostra deve ficar aberta ao público pelos próximos 45 dias. A visitação acontece de terça a sábado e precisa de agendamento.

Liêdo Maranhão se dedicou, entre outras funções, à pesquisa e preservação da cultura popular, reunindo mais de 25 mil peças relacionadas ao assunto. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA