Cultura

Círio: Em Belém, o manto da Virgem de Nazaré está quase pronto

Publicado em

Cultura

O manto é um símbolo essencial do Círio. A criação precisa atender exigências específicas, refletir sobre o tema da festa, transmitir uma mensagem evangelizadora e reforçar a devoção à Virgem de Nazaré por meio de cores, adereços e símbolos cuidadosamente pensados.

O objetivo dos organizadores é obter um desenho que traduz o tema deste ano, a fé e a identidade do povo paraense. Cada detalhe carrega um significado especial.

A estilista e criadora do manto do Círio de 2025, Letícia Anassar, descreve a oportunidade: “Esse ano eu tive a oportunidade de participar da festa criando o cartaz do Círio e mais uma vez o manto que veste a imagem peregrina. Bom, dizer que é uma alegria e uma emoção enorme é óbvio, mas eu posso dizer que esse ano a alegria vem de um sentimento maior do que a emoção, ela vem do amor de servir.

O Círio de Nazaré 2025 já está em fase de finalização, o processo criativo começou em fevereiro e segundo estilista a peça até está praticamente pronta.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Muito além da loira fatal: mostra celebra 100 anos de Marilyn Monroe

Publicados

em

No dia 1º de junho, um dos grandes ícones da era de ouro de Hollywood completaria 100 anos: a atriz estadunidense Marilyn Monroe. Para marcar a data, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo apresenta a “Mostra Marilyn Monroe 100 anos” com a exibição de doze filmes estrelados pela artista.

Marilyn se consagrou no imaginário da cultura pop como a loira fatal. Mesmo quem não assistiu ao filme “O Pecado Mora ao Lado”, dirigido por Billy Wilder, deve conhecer a famosa cena da loira com o vestido branco esvoaçante na grade do metrô.

Julgada à época pela aparência, numa indústria dominada por homens, a atriz teve uma carreira de 15 anos entre o primeiro e último filme não finalizado. Ela morreu aos 36 anos, em agosto de 1962, vítima de uma overdose de remédios.


Retrato
Retrato

Retrato “Marilyn”, serigrafia de Andy Warhol.

Nascida Norma Jeane Mortenson na cidade de Los Angeles, ela passou a infância entre orfanatos e lares adotivos, começou a carreira como modelo e adotou Marilyn Monroe como nome artístico.

Alçada à fama em filmes como “Os Homens Preferem as Loiras”, e “Quanto Mais Quente Melhor”, além de “O Pecado Mora ao Lado”, Marilyn queria ser vista para além dos estereótipos que interpretava. Ela foi pioneira ao ser uma das primeiras mulheres a criar uma produtora de filmes em 1954 para ter mais controle da própria carreira.

Com a vida privada espetacularizada, o talento de Marilyn Monroe muitas vezes foi reduzido à imagem de ícone frágil e trágico. Nesta semana, o público tem a chance de fazer uma imersão na filmografia da atriz, na mostra que acontece no Museu da Imagem e do Som na capital paulista.

A curadoria, feita por André Sturm, deu destaque a trabalhos menos conhecidos estrelados por Marilyn: do primeiro papel com fala da atriz, no filme “Idade Perigosa”, ao primeiro papel de protagonista em “Mentira salvadora”. Tem ainda “Só a mulher peca”, drama noir de Fritz Lang, “O rio das almas perdidas” de Otto Preminger e dois longas de John Huston “O segredo das joias” e “Os desajustados”.

A mostra segue até o próximo domingo (7) e os ingressos custam entre R$ 3 e R$ 6. Detalhes da programação no site do MIS e, quem visitar o local, também pode conferir a última sessão de fotos de Marilyn Monroe, feitas numa entrevista para a revista Life na casa da atriz pelo fotógrafo Allan Grant. Muitas das fotografias da sessão, não publicadas na revista, chegam ao público pela primeira vez.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA