Primavera do Leste

Prefeito vai à Câmara participar do primeiro ato em comemoração à Semana da Pátria

Publicado em

Primavera do Leste

O prefeito Sérgio Machnic e a vice-prefeita Iva Viana participaram na manhã dessa segunda-feira (1) da cerimônia de abertura oficial das atividades comemorativas da Semana da Pátria. O ato solene aconteceu em frente ao prédio da Câmara Municipal, onde as autoridades hastearam a bandeira e cantaram o Hino Nacional com a presença de alunos da rede municipal.


 


Em sua fala, Sérgio Machnic falou da importância da independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro. “Que dia maravilhoso. Me lembro quando eu estudava e toda segunda-feira a gente cantava o Hino Nacional em frente da porta da escola. E isso marcou a nossa vida e, se estamos aqui hoje, andando e viajando de um lado para outro, é graças à nossa Independência”, lembrou o gestor.


 


Ele prosseguiu ressaltando que graças à Proclamação da Independência que hoje em dia vivemos em um país livre. “Nós somos livres hoje por conta da nossa Independência. Eu queria que vocês crianças olhassem para a Bandeira Nacional verde e  amarela e soubessem que se estamos livres é porque alguém lá atrás gritou ‘Independência ou Morte’ e aí os bravos guerreiros, à cavalo porque não tinha carro naquela época, proclamaram a independência do Brasil. Coloquem isso no coração de vocês: somos livres porque temos nossa Independência. Temos que respeitar nossa Bandeira do Brasil, do Mato Grosso e de Primavera do Leste, que é onde vivemos, trabalhamos e estudamos”, completou.


 


O presidente da Câmara Marco Aurélio Sales também falou da importância da data que celebra a Independência do Brasil e colocou o Legislativo à disposição dos estudantes presentes. “A nossa Independência precisa realmente ser celebrada e quero dizer para vocês (estudantes) que a Câmara Municipal é amiga de vocês e aqui vocês podem conversar e tirar dúvidas”, expôs.


 


Essa foi a primeira ação alusiva ao Dia da Independência e a programação prossegue durante a semana, sempre as 7h30.


 


Nessa terça-feira (2) a cerimônia será no Corpo de Bombeiros; na quarta-feira (3) será a vez da Escola Militar Tiradentes; na quinta-feira (4) será na sede da Polícia Militar; na sexta-feira (5) a solenidade será em frente à Prefeitura e no domingo (7) haverá o Desfile Cívico na Avenida dos Lagos.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Capacitação intersetorial fortalece rede de proteção à criança e ao adolescente em primavera do leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nos dias 2 e 3 de junho a capacitação intersetorial “Escuta Especializada e Revelação Espontânea”, voltada aos profissionais que atuam diretamente na rede de proteção à criança e ao adolescente. A formação acontece no Auditório do IFMT, das 7h às 12h e das 13h às 17h.


Participam da capacitação servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esportes, além de profissionais da segurança pública, sistema de justiça, projetos sociais e instituições de ensino públicas e privadas.


A formação é conduzida pela psicóloga jurídica Dani Zeponi, especialista na área e idealizadora da Comunidade Heróis da Escuta. O objetivo é qualificar os profissionais para a realização da escuta especializada, fortalecendo o acolhimento e o atendimento de crianças e adolescentes em situações de violência ou vulnerabilidade, sempre respeitando os protocolos previstos em lei e garantindo a proteção integral das vítimas.


O prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da capacitação para fortalecer o trabalho desenvolvido pelas equipes que atuam diariamente com crianças e adolescentes.


“Quando investimos na qualificação dos nossos profissionais, estamos investindo diretamente na proteção das nossas crianças e adolescentes. Essa capacitação fortalece toda a rede de atendimento do município e garante que nossas equipes estejam preparadas para acolher, orientar e encaminhar cada situação da forma correta, sempre priorizando a proteção e o bem-estar das nossas crianças”, ressaltou o prefeito.


A secretária municipal de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto, destacou a importância da integração entre as secretarias e da atuação conjunta da rede de proteção.


“Nós, enquanto rede, precisamos saber qual é o nosso papel diante de uma revelação feita por uma criança. O que fazemos? Como acolhemos? Como protegemos? Esses dois dias são justamente para fortalecer esse conhecimento. Hoje temos aqui assistência social, saúde, educação, cultura e esporte trabalhando juntos. É onde nossas crianças estão diariamente e precisamos estar preparados para agir da forma correta. Primavera do Leste já é referência para muitos municípios e seguimos avançando cada vez mais”, afirmou.


A secretária municipal de Educação, Kelly Joana, ressaltou que grande parte das revelações espontâneas ocorre dentro do ambiente escolar.


“Hoje temos aqui nossos gestores escolares porque a escola é um espaço de proteção. Muitas vezes é dentro da sala de aula que a criança encontra segurança para relatar uma situação de violência. Precisamos saber conduzir esse momento de forma adequada e entender exatamente qual é o nosso papel dentro da rede de proteção. Essa capacitação vem para fortalecer esse conhecimento e melhorar ainda mais nosso trabalho”, destacou.


Representando a Secretaria Municipal de Cultura, a superintendente Fabiana Carvalho reforçou a importância da participação dos profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.


“Nós trabalhamos diariamente com mais de duas mil crianças e adolescentes em nossos projetos culturais. Por isso, estar aqui participando dessa capacitação é fundamental. Precisamos estar preparados para acolher, orientar e agir da maneira correta sempre que necessário. É uma responsabilidade muito grande e, ao mesmo tempo, um compromisso que assumimos com nossas crianças e suas famílias”, afirmou.


A iniciativa promove a integração entre os diversos órgãos que compõem a rede de proteção do município, fortalecendo os fluxos de atendimento e ampliando a capacidade de acolhimento e resposta diante de situações de violência.


De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, investir na formação continuada dos profissionais é fundamental para aprimorar os serviços prestados à população e fortalecer as ações de prevenção, acolhimento e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.


A capacitação conta com o apoio da Rumo e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA