Mato Grosso
Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza ações sociais em setembro e outubro
Mato Grosso
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, vinculada a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), realizará diversas ações sociais, a partir desta segunda-feira (1º.9). A programação inclui arrecadação de alimentos, brinquedos e agasalhos, incentivos à leitura e palestra sobre a valorização da vida.
Durante os dias úteis de setembro (1º até 26.9), ocorrerá arrecadação de leites, de kits de higiene, agasalhos e brinquedos na sede da Secretaria – setor da biblioteca.
Os materiais doados pela comunidade serão destinados para o Abrigo Bom Jesus, que também receberá doações de livros e uma oficina voltada à memoria e à pratica de atividades físicas leves.
“É uma forma de estreitar vínculos com a comunidade e reafirmar o compromisso social da Biblioteca, que há mais de um século atua como referência cultural e educacional em Mato Grosso. Iniciativas como esta reforçam nossa missão de incentivar a leitura, promover a cidadania e valorizar o ser humano em todas as fases da vida”, destaca a Gerente da Biblioteca, Elienes Maria Moreira.
Na terça-feira (2.9), ocorrerá a palestra “Setembro Amarelo – Conscientização sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida”, a partir das 8h, na sede da Secel, conduzida pela psicóloga Flávia Karolina Campos Gomes.
A atividade faz alusão ao mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e ao suicídio e à valorização da vida. Nela, serão abordados a importância dos cuidados com a saúde mental, destacando também a relevância da escuta e do acolhimento como formas de valorização da vida.
Em seguida, o público poderá participar de uma visita guiada à exposição do artista plástico Luiz Badaró, acompanhada de uma oficina interativa conduzida pelo próprio artista, promovendo um diálogo entre arte, sensibilidade e reflexão sobre o tema da campanha.
Já na quinta-feira (2.10), o equipamento cultural da Secel realizará uma ação especial na Casa Lar 3, às 14h, com o objetivo de fortalecer o acesso à leitura e à cultura para crianças e adolescentes. Além da distribuição de kits de livros, selecionados de acordo com diferentes faixas etárias, também serão executadas oficinas educativas e recreativas e contação de histórias.
Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça
Atualmente, a unidade está temporariamente fechada devido a restauração no prédio histórico. No entanto, os empréstimos de livros podem ser feitos de forma agendada.
O interessado deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 98174-0232.
A biblioteca conta hoje com cerca de 100 mil volumes, divididos nas coleções temáticas: Literatura, Mato Grosso, Afro, Infantil, Indígena e outros.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Medeiros leva Flávio Bolsonaro a aldeia Parecis e se reúne com lideranças indígenas em Campo Novo
O candidato à Presidência da República pelo PL, Flávio Bolsonaro, está em Mato Grosso nesta segunda-feira (31) e visita, neste momento, uma aldeia da etnia Parecis, em Campo Novo do Parecis. A agenda foi articulada pelo deputado federal Zé Medeiros (PL-MT) e Odílio Balbinotti, coordenador da campanha do presidenciável em Mato Grosso.
Flávio se reúne com lideranças indígenas para conhecer de perto o modelo de produção desenvolvido pelos Parecis, além das dificuldades enfrentadas pelos produtores e as belezas naturais da região.
Durante o encontro, o cacique Arnaldo apresenta ao candidato reivindicações da comunidade, enquanto o presidente da cooperativa de produtores indígenas explica o funcionamento da atividade agrícola e os desafios enfrentados pelos Parecis para produzir em larga escala dentro do território indígena.
Uma das principais demandas apresentadas é a criação, pelo Governo Federal, de uma política de fundo garantidor para produtores indígenas. Segundo as lideranças, a cooperativa não pode utilizar o território indígena como garantia para obter financiamentos junto aos bancos, já que as terras pertencem à União.
Os produtores possuem autorização para cultivar as áreas e desenvolvem uma produção em larga escala, mas encontram dificuldades para acessar crédito destinado à compra de insumos, sementes, máquinas e implementos agrícolas.
As lideranças defendem que um fundo garantidor criado pelo Governo Federal poderia solucionar esse problema, permitindo que os produtores indígenas realizem operações de crédito sem a necessidade de oferecer o território como garantia.
A visita de Flávio Bolsonaro a Campo Novo do Parecis faz parte da agenda do candidato em Mato Grosso e busca aproximá-lo das comunidades indígenas e permitir que conheça diretamente suas demandas e o potencial produtivo desenvolvido nos territórios.
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Cuiabá19 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso19 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso19 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá19 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











