Várzea Grande

Procon Várzea Grande orienta servidores sobre empréstimos e cartões consignados

Publicado em

Várzea Grande

A principal recomendação é que os consumidores evitem decisões por impulso, pesquisando em diferentes instituições bancárias, comparando taxas de juros e observando a forma de amortização

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Várzea Grande (Procon-VG) está reforçando as orientações aos munícipes sobre a contratação de empréstimos consignados, destacando cuidados essenciais tanto antes, quanto após a celebração dos contratos.

A coordenadora do órgão, Carolina Moreira, explica que os consumidores podem buscar atendimento no Procon mesmo antes da contratação. “O Procon não é apenas para tentar resolver um problema já existente. Também orientamos preventivamente. Por exemplo, ao acessar o site do INSS, é possível verificar qual instituição financeira oferece a taxa de juros mais vantajosa no crédito consignado. Essa informação está disponível a todos, bastando consultar a plataforma digital do INSS”, ressalta.

Segundo a coordenadora, a principal recomendação é que os consumidores evitem decisões por impulso, pesquisando em diferentes instituições bancárias, comparando taxas de juros e observando a forma de amortização. “O ideal é contratar diretamente com o banco de preferência. Quando recorrem a financiadoras, muitas vezes os consumidores solicitam apenas um valor total, mas acabam tendo a contratação fragmentada em três ou quatro operações distintas, o que pode comprometer o benefício previdenciário com descontos sucessivos. Em várias situações, os próprios consumidores depois alegam sequer reconhecer todos os contratos firmados”, alerta.

Outro ponto relevante destacado pela coordenadora é a possibilidade de reduzir os juros por meio de adiantamento de parcelas. “O planejamento financeiro é fundamental. Se o consumidor quitar a prestação do mês em curso e, adicionalmente, adiantar uma parcela futura, como por exemplo a de setembro de 2027, pode alcançar uma redução superior a 50% no custo final do empréstimo”, orienta.

O Procon-VG atende presencialmente no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também está disponível o atendimento virtual pelo site: https://procon.varzeagrande.mt.gov.br .

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Alunos da EMEB Waldemiro Bertulio Delgado vivem dia de diversão e aprendizado em passeio ao shopping

Publicados

em

Diversão, alegria e muito aprendizado marcaram o passeio dos alunos da EMEB Waldemiro Bertulio Delgado ao Shopping Estação, realizado nesta quinta-feira (15), como parte do cronograma de atividades em comemoração ao Dia das Crianças.

Ao todo, 170 estudantes participaram da programação, sendo 90 do período matutino e 80 do vespertino. A atividade foi realizada em parceria com a Cooperarte RM Produções (Teatro e Cinema), dentro da proposta de proporcionar às crianças uma experiência diferente fora do ambiente escolar.

O pacote do passeio, custeado pelos pais e responsáveis que optaram pela participação dos filhos, incluiu transporte, entrada, pipoca e bebida. A escola ficou responsável pelo apoio na divulgação e, principalmente, pela organização e acompanhamento dos estudantes durante toda a programação.

Para garantir que a experiência acontecesse de forma tranquila e segura, os servidores da unidade se mobilizaram para acompanhar as turmas desde a saída da escola até o retorno. Além da diversão, o passeio se transformou em um importante exercício de autonomia e responsabilidade para os estudantes, que precisaram compreender e respeitar regras de convivência, organização e segurança durante a atividade.

Segundo a diretora da unidade, Regina Gozzi, a experiência foi positiva tanto pelo momento de lazer quanto pelos aprendizados proporcionados às crianças.

“Foi um dia muito especial. Nossos alunos se divertiram bastante, mas também demonstraram responsabilidade e autonomia ao compreenderem que, para um passeio com tantas crianças acontecer de forma organizada e segura, todos precisavam colaborar e respeitar as orientações. Foi muito bonito acompanhar a alegria deles e perceber como experiências fora da escola também podem contribuir para o aprendizado e para a convivência”, destacou a diretora.

A programação também contemplou os estudantes que não participaram do passeio. Para esse grupo, a unidade manteve o atendimento e preparou um momento diferenciado, com lanche especial e brincadeiras, acompanhado pelos servidores que permaneceram na escola.

A iniciativa deu continuidade às ações desenvolvidas pela EMEB Waldemiro Bertulio Delgado em celebração ao Dia das Crianças, proporcionando momentos de integração, lazer e fortalecimento dos vínculos entre alunos e equipe escolar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA