Várzea Grande
Câmara aprova requerimento solicitando informações sobre contratos de segurança na Saúde em VG
Várzea Grande
O Plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou, na sessão desta terça-feira (09), o Requerimento nº 99/2025, de autoria do vereador Wender Madureira, que solicita ao Poder Executivo esclarecimentos sobre a contratação de empresas para prestação de serviços de vigilância e uso da Guarda Municipal no município.
Segundo o parlamentar, o contrato, no valor de aproximadamente R$ 9 milhões, foi firmado por adesão de ata de outro município, sem debate prévio na Casa de Leis. “É um contrato milionário, que precisa ser fiscalizado com rigor, pois há muitas dúvidas sobre a forma como foi realizado e sobre as prioridades da gestão. Enquanto isso, faltam investimentos em áreas essenciais, como UTI e equipamentos no pronto-socorro”, afirmou Madureira.
Durante a discussão, os vereadores destacaram pontos de vista distintos. O líder da prefeita na Câmara, vereador Bruno Rios, esclareceu que a adesão de ata decorre de processo licitatório já realizado e garantiu que o Executivo está disposto a fornecer todas as informações solicitadas.
Outros parlamentares reforçaram a necessidade de fiscalização. O vereador Feitosa parabenizou o autor da proposta e lembrou que a Secretaria de Saúde não tem respondido adequadamente a requerimentos anteriores. Já o vereador Caio Cordeiro informou que também protocolou ofício com questionamentos detalhados sobre o contrato de segurança e se comprometeu a compartilhar as respostas com os colegas.
Houve, ainda, vereadores que ressaltaram a importância da guarda armada como medida de proteção nos hospitais e unidades de saúde. O vereador Alessandro Moreira lembrou que já ocorreram furtos de materiais e até prisões dentro do pronto-socorro. “A segurança é necessária para resguardar os profissionais e pacientes, mas, se houver irregularidade na contratação, cabe aos órgãos fiscalizadores apurar”, afirmou.
A vereadora Gisa Barros destacou que a aplicação de recursos deve ser equilibrada: “Foram investidos R$ 195 milhões em nove meses, mas ainda faltam geradores e melhorias básicas no pronto-socorro. É preciso dar respostas transparentes à população”, pontuou.
Após ampla discussão, o Requerimento 99/2025 foi aprovado por 16 votos favoráveis e 1 contrário. Com isso, a Prefeitura deverá encaminhar informações oficiais sobre o contrato à Câmara Municipal, garantindo o direito de fiscalização dos vereadores e da sociedade.
Várzea Grande
VG em Ação reforça limpeza e zeladoria em bairros e avenidas de Várzea Grande nesta terça-feira (27)
-
Mato Grosso15 horas atrásCarlos Bezerra conquista 2º lugar em ranking nacional de leis aprovadas em 20 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Várzea Grande15 horas atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Opinião6 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso6 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Coluna VIP MT15 horas atrásHenrique e Juliano Rondonopolis – Ditado Produções
-
Rondonópolis15 horas atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande15 horas atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo










