Polícia

Polícia Civil deflagra operação contra autores de tentativa de latrocínio em condomínio da Capital

Publicado em

Polícia

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (12.9), a Operação Escudo, com o objetivo de cumprir ordens judiciais contra envolvidos na tentativa de um latrocínio (roubo seguido de morte) que ocorreu em um condomínio de Cuiabá.

Foram cumpridas três ordens de prisão, além de mandados de busca e apreensão, decretados pelo Núcleo de Garantias da Capital, com base nas investigações conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. Um dos alvos do mandado de prisão e um comparsa foram flagrados com veículos e peças de automóveis que eram produtos de roubo ou furto. Eles também foram autuados em flagrante por receptação.

As investigações apontaram que a ordem para a prática do latrocínio partiu de um criminoso preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). Durante a tentativa de roubo, a vítima foi surpreendida por disparos de arma de fogo, reagiu e conseguiu evitar a consumação do crime.

Em uma residência alvo de mandado de busca e apreensão domiciliar, foram localizadas três motocicletas com restrição de furto, ocorrida em Várzea Grande, além de várias peças de motocicletas. Dois suspeitos, que estavam no local, foram presos em flagrante pelo crime de receptação qualificada.

Tentativa de latrocínio

O crime ocorreu no dia 1º de outubro de 2024, por volta das 21h55, ocasião em que a vítima, morador de um condomínio em Cuiabá, percebeu comportamento estranho de seus cães. Ao verificar as câmeras de segurança, ele notou imagens borradas. Armado com uma pistola registrada, ele saiu para averiguar e foi surpreendido por três disparos de arma de fogo efetuados por invasores.

A vítima então revidou, trocando tiros, até precisar recarregar a arma, momento em que os criminosos fugiram, pulando o muro em direção à rodovia MT-251. As imagens de segurança confirmaram a presença de três criminosos armados, que atiraram contra a vítima durante a tentativa de latrocínio.

Durante a investigação conduzida pela equipe da Derf Cuiabá, foi possível identificar os autores, reunir provas e representar pelas medidas cautelares junto ao Poder Judiciário.

“O objetivo é desarticular o grupo criminoso e impedir novas ações violentas planejadas de dentro da unidade prisional”, disse o delegado Romildo Nogueira, responsável pelas investigações.

Operação Escudo

O nome foi escolhido em alusão ao papel da Polícia Civil de Mato Grosso como instrumento de proteção da sociedade. Assim como um escudo é utilizado para resguardar ataques e garantir a segurança, a Polícia Civil atua na linha de frente da defesa da população, impedindo a ação criminosa e promovendo a sensação de ordem e tranquilidade.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Operação da PC mira envolvidos em roubos e furtos em VG comandados por presidiário

Publicados

em

A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (10), seis ordens judiciais contra investigados por roubos e furtos qualificados praticados em Várzea Grande. A Operação Varredura Urbana  resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e duas de busca e apreensão.

A operação foi desencadeada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), após investigações sobre crimes patrimoniais registrados no município, incluindo furtos em drogarias e farmácias.

Entre os alvos está um homem investigado por um furto praticado durante a madrugada de 8 de abril deste ano. Na ocasião, ele teria arrombado a janela de um escritório de advocacia, na região central da cidade, e levado diversos objetos e aparelhos eletrônicos. O mandado de prisão preventiva expedido contra ele foi cumprido nesta quinta-feira.

Outro investigado é suspeito de participar de um roubo ocorrido em 2 de maio, no bairro Nova Várzea Grande. Conforme apurado, o homem teria chegado ao local em uma motocicleta, anunciado o assalto com uma arma de fogo e arrancado um cordão de ouro da vítima. Durante a fuga, ele teria efetuado um disparo que atingiu de raspão o ombro da vítima. A investigação identificou o suspeito e resultou na expedição do mandado de prisão preventiva.

Um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido contra um investigado que já se encontrava preso no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Ele é apontado como responsável por ordenar a prática de diversos furtos qualificados mediante arrombamento no município.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Poder Judiciário após representação da Polícia Civil. As investigações continuam para esclarecer outros crimes patrimoniais e verificar a participação dos investigados em diferentes ocorrências registradas em Várzea Grande.

Nome da Operação

A escolha do nome da operação, Varredura Urbana, foi devido ao fato da existência de mandados em aberto de suspeitos envolvidos em práticas de roubos e furtos na região central de Várzea Grande. Eram alvos diversos,  de procedimentos diferentes, sem coligação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA