Cuiabá
Prefeito e secretária de Ordem Pública fiscalizam desocupação de calçadas no centro de Cuiabá
Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado da secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, realizou na manhã deste sábado (13) uma vistoria nas calçadas da região central da cidade, com foco na organização do espaço público e no diálogo com vendedores ambulantes. As equipes percorreram principalmente a Rua 13 de Junho e a Praça da República.
Na Praça da República, em frente à agência dos Correios, o prefeito e a secretária conversaram com os ambulantes para reforçar a intenção da gestão de ordenar o espaço, seguindo o exemplo da Travessa Desembargador Lobo, em frente ao Ganha Tempo na Praça Ipiranga, também na região central.
Durante a vistoria, foi constatada a cobrança ilegal de estacionamento em frente ao Palácio da Instrução e na Praça da República. Prefeito e secretária orientaram a população a não realizar pagamentos a terceiros e alertaram que os responsáveis por essa prática podem responder criminalmente.
O prefeito Abilio Brunini destacou a importância do diálogo com os ambulantes: “Nosso objetivo é organizar o espaço público de forma justa, garantindo oportunidades de trabalho para os vendedores e segurança e conforto para a população que circula pelo centro da cidade”, afirmou.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, reforçou que a ação busca equilíbrio entre comércio informal e estabelecimentos formais: “Estamos conversando com os ambulantes e planejando pontos estratégicos para que possam trabalhar sem prejudicar os comerciantes e sem gerar aglomeração. É uma medida de organização e respeito a todos”, explicou.
O objetivo da vistoria é ouvir os vendedores ambulantes e estudar uma nova proposta de realocação desses trabalhadores. Muitos relataram que vendem menos devido à baixa movimentação nos locais atuais. A Prefeitura busca identificar pontos estratégicos com maior circulação de pessoas, garantindo oportunidades de trabalho sem prejudicar os comerciantes formais.
A medida também busca evitar a concorrência desleal, autorizando que os ambulantes não comercializem produtos iguais aos de lojas próximas. Por exemplo, um vendedor de meias não poderá se posicionar em frente a uma loja que comercialize o mesmo item.
No momento, a Travessa Desembargador Lobo e os calçadões da região central continuam liberados para a atividade dos ambulantes, desde que respeitem a regra de não vender produtos iguais aos das lojas próximas. Já na Praça da República, em frente aos Correios, o espaço pode ser ocupado desde que não haja aglomeração e respeitando a regra de produtos distintos em cada ponto.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá inaugura estúdio voltado à produção musical nesta quarta-feira (3)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nesta quarta-feira (3), às 19h, o lançamento oficial do Estúdio Municipal Mestre Bolinha, instalado no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). A cerimônia contará com apresentação da Banda da Polícia Militar, presença de autoridades municipais e dos 59 artistas selecionados para utilizar o espaço.
A iniciativa é inédita no município e tem como objetivo fortalecer a produção musical local, oferecendo estrutura profissional para gravações. Os participantes foram escolhidos por meio do Edital nº 02/2026, que recebeu mais de 90 inscrições e selecionou os proponentes com melhor avaliação técnica, respeitando a capacidade operacional do estúdio.
A expectativa é realizar, em média, quatro gravações por mês. O cronograma poderá sofrer ajustes de acordo com a complexidade técnica e artística de cada projeto, considerando etapas como produção, arranjos, captação, edição e finalização.
A inauguração do Estúdio Municipal Mestre Bolinha representa um importante avanço para o fortalecimento da cena cultural de Cuiabá, especialmente para artistas independentes que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para acessar espaços e equipamentos profissionais de gravação em razão dos altos custos de produção.
Serviço
O que: Lançamento do Estúdio Municipal Mestre Bolinha
Quando: Quarta-feira (03/06)
Horário: 19h
Local: Misc (Museu da Imagem e do Som de Cuiabá), na Rua Voluntários da Pátria, s/n, Centro Norte
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT7 dias atrásEL TEMPLO 2026 Sinti Contas
-
Mato Grosso7 dias atrásWellington Fagundes, Janaína Riva e Thiago Silva transformam show religioso em palco político e público reage
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Coluna VIP MT7 dias atrásSUNSET PRINCIPE DO ALCOOL
-
Política5 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Entretenimento7 dias atrásExposul 2026 Prefeito Claudio Ferreira garante aporte para entrada gratuita e grandes shows nacionais.
-
Cuiabá7 dias atrásPELA PRIMEIRA VEZ PREFEITO CLAUDIO FERREIRA GARANTE ENTRADA GRATUITA TODOS OS DIAS NA EXPOSUL
-
Política7 dias atrásLei estabelece limite de 30 dias para INSS pagar salário-maternidade








