Primavera do Leste
Primavera do Leste recebe na próxima terça (23) serviços do Mutirão da Cidadania do Governo do Estado
Primavera do Leste
A cidade de Primavera do Leste recebe na próxima terça-feira (23) os serviços do Mutirão da Cidadania, organizado pelo Programa SER Família do Governo do Estado, que é coordenado pela primeira-dama Virgínia Mendes. As atividades acontecerão entre as 12h e 17h no Centro de Referência da Juventude (Creju), que fica na Avenida Ângelo Ravanello, no bairro Cristo Rei, e na ocasião também serão entregues cestas básicas, cobertores e filtros de água para as famílias cadastradas no Ser Família, além da distribuição de brinquedos e doces para as crianças.
O Programa SER Família foi idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes e é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e tem o foco na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também famílias em situação de vulnerabilidade social, além de uma série de programas que foram adicionados ao longo do tempo.
O nome do Programa se inspirou em três grandes pilares, que são a Superação, Esperança e Respeito, palavras que juntas formam a sigla SER.
Veja abaixo a relação dos serviços que serão prestados para a população:
1. Superintendência de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos – SAIPGD:
– Solicitação de 2º via de Certidões ( Nascimento/ Casamento/ Óbito);
– Plastificação;
– Fotocópia;
– Foto 3×4.
2. Ser Família Habitação – Faixa 0
– Orientações sobre o Programa Ser Família Habitação – Faixa 0;
– Informações também sobre as faixas 1, 2 e 3.
3. Ser Família Capacita
– Orientações sobre inscrição nos cursos;
– Apoio a associações/instituições interessadas nos cursos do SENAI;
Informações úteis:
– Cursos gratuitos;
– Não interferem em benefícios assistenciais
(Documentos exigidos: Apenas no ato da matrícula no SENAI)
4. Ser Família Mulher
– Orientações;
– Informações sobre os tipos de violências doméstica, sendo elas: violência física, violência moral, violência patrimonial, violência sexual e violência psicológica.
– Atendimento psicossocial.
– Panfletagem.
5. Atendimento sobre Cartões Ser Família
– Informações sobre solicitação, bloqueio, saldo e 2ª via dos cartões;
– Orientações sobre o CadÚnico
(Documentos exigidos: RG)
6. Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (SADH)
– Carteira do Autista;
– Carteira do Celíaco;
– Palestras e orientações sobre bullying, cyberbullying, educação em direitos humanos, deficiência, pautas indígenas, população migrante;
– Auxílio no uso do aplicativo MT Cidadão
(Documentos exigidos: Documento oficial com foto e comprovante de endereço)
7. Sistema Nacional de Emprego (SINE)
– Atendimento ao trabalhador para cadastro e/ou atualização de dados cadastrais no sistema SINE;
– Verificação de vagas de emprego;
– Orientação sobre o seguro desemprego e orientação sobre acesso a carteira de trabalho digital;
– Documentação necessária: Documento oficial com foto e comprovante de endereço.
8. Coordenadoria de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo (PROCON)
– Atendimento e orientação para os consumidores;
– Orientações sobre as relações de consumo e registro de demandas no sistema PROCON MAIS;
– Importante que o consumidor tenha em mãos todos os documentos relacionados à relação de consumo;
– Documentação necessária: Documentos pessoais, comprovante de residência e contratos relacionados à relação de consumo.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Após incêndio, Prefeitura avança em plano para recuperação do antigo aterro sanitário de Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura, segue monitorando o antigo aterro sanitário do município após o incêndio registrado no último sábado (18). As equipes permanecem atuando no local com ações de rescaldo, monitoramento dos pontos de calor e planejamento das próximas etapas para recuperação definitiva da área.
O incêndio teve início após faíscas provenientes de uma rede elétrica atingirem a vegetação seca, favorecidas pelas altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos intensos. As chamas alcançaram um ecoponto de pneus existente no local. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os pneus eram armazenados temporariamente até a retirada por empresa especializada, porém houve redução na demanda da indústria recicladora, aumentando o tempo de permanência do material.
O combate às chamas mobilizou uma força-tarefa formada pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros, empresas parceiras e voluntários. A operação durou aproximadamente 10 horas e conseguiu controlar o incêndio antes que ele atingisse outras áreas, evitando danos ambientais ainda maiores.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, os trabalhos agora se concentram na estabilização da área e na preparação para o início da recuperação ambiental.
“Nós vamos fazer essa ação essa semana agora, que é o trabalho de aguardar o resfriamento. Depois disso fazer a limpeza da área, demolir o barracão que ficou condenado com a queima, fazer o aceiro e continuar todo esse trabalho de prevenção. Esse antigo lixão está vivendo seus últimos meses como área de transbordo e ecoponto de pneus, porque já existe um PRAD, um Plano de Recuperação de Área Degradada, protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, aguardando apenas análise e aprovação. Esse plano vai definir todas as ações necessárias para a recuperação definitiva da área”, explicou.
Segundo o secretário, o Plano de Recuperação de Área Degradada prevê uma série de intervenções técnicas, como a retirada de estruturas remanescentes, limpeza completa do terreno, nivelamento da área, plantio de grama em toda a extensão do antigo lixão, instalação de chaminés para liberação controlada dos gases produzidos pelos resíduos e construção de bacias de contenção para o chorume gerado durante os períodos chuvosos.
A proposta também contempla o isolamento total da área e sua readequação ambiental, seguindo todas as exigências dos órgãos competentes.
Paulo Rocha destacou ainda que o município já trabalha na futura concessão da gestão dos resíduos sólidos, que deverá contemplar a implantação de um novo aterro sanitário licenciado em um raio de até 20 quilômetros de Primavera do Leste.
“A empresa concessionária deverá adquirir uma área, construir um aterro sanitário dentro de todas as normas técnicas e ambientais e também executar o PRAD do antigo lixão. Com isso, Primavera deixará de transportar seus resíduos para outro município e passará a contar com uma estrutura própria, moderna e ambientalmente adequada”, afirmou.
Atualmente, o município não possui aterro sanitário em operação. O espaço existente funciona apenas como área de transbordo temporário, onde os resíduos permanecem por até 24 horas antes de serem encaminhados para um aterro licenciado em outro município.
A Prefeitura reforça que continuará acompanhando permanentemente a área atingida pelo incêndio e executando medidas preventivas para evitar novos focos, especialmente durante o período de estiagem, quando o risco de queimadas é significativamente maior. Além disso, a gestão municipal reafirma o compromisso com a recuperação ambiental do antigo aterro sanitário e com a implantação de uma solução definitiva para a destinação dos resíduos sólidos em Primavera do Leste.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política7 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura3 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













