Primavera do Leste

Primavera do Leste recebe na próxima terça (23) serviços do Mutirão da Cidadania do Governo do Estado

Publicado em

Primavera do Leste

A cidade de Primavera do Leste recebe na próxima terça-feira (23) os serviços do Mutirão da Cidadania, organizado pelo Programa SER Família do Governo do Estado, que é coordenado pela primeira-dama Virgínia Mendes. As atividades acontecerão entre as 12h e 17h no Centro de Referência da Juventude (Creju), que fica na Avenida Ângelo Ravanello, no bairro Cristo Rei, e na ocasião também serão entregues cestas básicas, cobertores e filtros de água para as famílias cadastradas no Ser Família, além da distribuição de brinquedos e doces para as crianças.


 


O Programa SER Família foi idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes e é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e tem o foco na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também famílias em situação de vulnerabilidade social, além de uma série de programas que foram adicionados ao longo do tempo.


 


O nome  do Programa se inspirou em três grandes pilares, que são a Superação, Esperança e Respeito, palavras que juntas formam a sigla SER.


 


Veja abaixo a relação dos serviços que serão prestados para a população:


 


1.  Superintendência de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos – SAIPGD:


 


– Solicitação de 2º via de Certidões ( Nascimento/ Casamento/ Óbito);


– Plastificação;


– Fotocópia;


– Foto 3×4.


 


2. Ser Família Habitação – Faixa 0


 


– Orientações sobre o Programa Ser Família Habitação – Faixa 0;


– Informações também sobre as faixas 1, 2 e 3.


 


3. Ser Família Capacita


 


– Orientações sobre inscrição nos cursos;


– Apoio a associações/instituições interessadas nos cursos do SENAI;


Informações úteis:


– Cursos gratuitos;


– Não interferem em benefícios assistenciais


(Documentos exigidos: Apenas no ato da matrícula no SENAI)


 


4. Ser Família Mulher


 


– Orientações;


– Informações sobre os tipos de violências doméstica, sendo elas: violência física,  violência moral, violência patrimonial,  violência sexual e violência psicológica.


– Atendimento psicossocial.


– Panfletagem.


 


5. Atendimento sobre Cartões Ser Família


 


– Informações sobre solicitação, bloqueio, saldo e 2ª via dos cartões;


– Orientações sobre o CadÚnico


(Documentos exigidos: RG)


 


6. Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (SADH)


 


– Carteira do Autista;


– Carteira do Celíaco;


– Palestras e orientações sobre bullying, cyberbullying, educação em direitos humanos, deficiência, pautas indígenas, população migrante;


– Auxílio no uso do aplicativo MT Cidadão


(Documentos exigidos: Documento oficial com foto e comprovante de endereço)


 


7. Sistema Nacional de Emprego (SINE)


 


–  Atendimento ao trabalhador para cadastro e/ou atualização de dados cadastrais no sistema SINE;


– Verificação de vagas de emprego;


– Orientação sobre o seguro desemprego e orientação sobre acesso a carteira de trabalho digital;


– Documentação necessária: Documento oficial com foto e comprovante de endereço.


 


8. Coordenadoria de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo (PROCON)               


 


– Atendimento e orientação para os consumidores;


– Orientações sobre as relações de consumo e registro de demandas no sistema PROCON MAIS;


– Importante que o consumidor tenha em mãos todos os documentos relacionados à relação de consumo;


– Documentação necessária: Documentos pessoais, comprovante de residência e contratos relacionados à relação de consumo.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Prefeitura age de imediato após chuvas e autoriza intervenção emergencial em área afetada por alagamento

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste adotou medidas imediatas para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias e geraram prejuízos, especialmente a empresários da região do Distrito Industrial.


Por meio do Despacho Administrativo nº 001/2026, o prefeito Sérgio Machnic autorizou a execução de uma intervenção emergencial para conter os alagamentos registrados em uma área próxima à BR-070, onde houve acúmulo excessivo de águas pluviais e comprometimento da drenagem natural.


A decisão tem como base o Decreto Municipal nº 2.658/2026, que declarou situação de emergência no município, permitindo a atuação integrada dos órgãos públicos para resposta rápida aos danos causados pelas chuvas.


De acordo com relatório técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), a área afetada apresenta risco iminente de agravamento, com possibilidade de danos ambientais, estruturais e prejuízos à segurança de pessoas e bens.


A intervenção, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, inclui serviços emergenciais como drenagem, escoamento de águas pluviais, desobstrução de canais naturais e movimentação de terra, com o objetivo de restabelecer a normalidade da região e evitar novos transtornos.


O despacho também autoriza, em caráter excepcional, a utilização de áreas privadas para execução das ações, conforme previsto na legislação, garantindo posterior indenização em caso de eventuais danos.


A medida reforça o compromisso da gestão municipal em agir com rapidez diante de situações de risco, protegendo a população e reduzindo os impactos econômicos causados por eventos climáticos.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA