Sinop
1ª Corrida do Idoso reúne mais de 450 participantes em celebração ao Dia do Idoso em Sinop
Sinop
A corrida teve o objetivo de valorizar os idosos do município, promover o envelhecimento ativo e incentivar a convivência entre diferentes faixas etárias por meio da prática esportiva. Além de ser uma celebração, o evento também buscou fomentar a reflexão sobre qualidade de vida, autocuidado e inclusão social.
O percurso contou com três quilômetros de distância, saindo da Avenida dos Flamboyants, em frente à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, passando pelas avenidas das Sibipirunas, dos Abacateiros, das Itaúbas e retornando ao ponto inicial. A corrida foi dividida em categorias por faixa etária, com destaque especial para a categoria 60+, que reuniu dezenas de participantes da terceira idade.
A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que a iniciativa partiu do Conselho Municipal do Idoso e representa um marco para o município. “Essa primeira corrida é uma homenagem às pessoas idosas que atendemos nos nossos Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e por meio de projetos do Fundo do Idoso. Essa é a primeira corrida de muitas. Tivemos inscrições esgotadas em poucas horas, o que mostra o quanto essa população busca atividades como essa”, afirmou.
O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso, Isandir Rezende, elogiou a mobilização e a parceria entre as instituições. “É uma satisfação participar da primeira corrida de Sinop, que certamente será a primeira de muitas. Esse tipo de evento é um momento de confraternização e integração, porque permite que o idoso esteja com filhos e netos, fortalecendo vínculos familiares e sociais. Sinop é hoje um exemplo no estado em políticas públicas voltadas à pessoa idosa”, destacou.
Já a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Silvana Piccoli, explicou como surgiu a ideia da corrida e a proposta de unir diferentes gerações. “A ideia nasceu durante um encontro em Cuiabá, no mês roxo de proteção ao idoso. Queríamos trazer o jovem para perto, mostrar que o respeito e o cuidado com o idoso começam agora. Foram abertas 250 inscrições para idosos e 250 para o público de 16 a 59 anos e a adesão foi um sucesso. Essa integração é fundamental para reforçar valores de empatia e convivência”, relatou.
O presidente do Rotary Club de Sinop, Allan Lourençon, reforçou o papel do esporte como ferramenta de transformação social. “O Rotary já realiza o evento Mexa-se, que está consolidado em Sinop. Agora, com a Corrida do Idoso, ampliamos essa proposta de incentivo à saúde e à qualidade de vida. Muitas vezes, durante uma caminhada, os idosos podem se integrar à sociedade e estar em um ambiente familiar, envolvente e que faz muito bem para a saúde deles, como a corrida de hoje”, afirmou.
A vereadora Sandra Donato também destacou a importância da iniciativa para a saúde e o bem-estar da população idosa. “Cuidar da saúde e incentivar a terceira idade é fundamental. Quando o corpo para, a mente também para. Para evoluir, temos que estar bem com a mente e com o corpo. Por isso, é importante que ações como essa sejam desenvolvidas no nosso município”, declarou.
Vencedores
A campeã da categoria 60+ feminina, Laura Dockhorn, comemorou o resultado e falou sobre a importância do esporte em sua vida. “Pratico esporte desde os 12 anos e há quatro anos treino funcional. Corro há três anos e participo sempre que posso. Ser vencedora me deixa muito feliz, porque o esporte melhora tudo, inclusive a saúde mental. É algo que recomendo a todos da minha idade”, contou.
O vencedor da categoria 60+ masculina, João Maria de Medeira, também celebrou a conquista e destacou os benefícios da corrida. “Comecei a correr há dois anos e foi o melhor que fiz pela minha saúde. Recomendo a todos, porque idade não importa, o que vale é a vontade. É muito gratificante ganhar o primeiro lugar nessa primeira corrida que incentiva os idosos. Eu acredito que vai ser o ponto fundamental para que mais pessoas se animem a correr, porque é muito bom. É um momento onde fazemos amizades e é bom para a cabeça”, afirmou.
A primeira edição da Corrida do Idoso foi encerrada com premiações nas categorias divididas por faixa etária: 60+ (feminino e masculino), de 50 à 59 anos (feminino e masculino) e de 16 à 49 anos (feminino e masculino). O corredor e a corredora mais velhos da competição também foram homenageados durante a premiação. Confira abaixo os cinco primeiros colocados da categoria 60+:
Pódio 60+ Feminino
1º Lugar: Laura Dockhorn
2º Lugar: Audenise Plinio Muetzenberg
3º Lugar: Tereza Rita de Lima
4º Lugar: Olinda Muniz de Moraes
5º Lugar: Teresinha Chaves da Silva Medeira
Pódio 60+ Masculino
1º Lugar: João Maria de Medeira
2º Lugar: José Euclides Ramos
3º Lugar: Valdir José de Oliveira
4º Lugar: José Valdir de Oliveira Moraes
5º Lugar: Josivaldo Constantino dos Santos
Sinop
Vice-Miss Universo Brasil destaca valorização da pessoa idosa em concurso promovido pela Prefeitura de Sinop
A programação contou com a presença de Bárbara Reis, vice-Miss Universo Brasil 2023, que é sinopense, e, prestigiou os participantes e destacou a importância de iniciativas que incentivam o protagonismo da população idosa. Com experiência em concursos de beleza, ela ressaltou que oportunidades de participação e reconhecimento devem estar disponíveis para pessoas de todas as idades. “Independentemente da idade, eu acredito que todo mundo tem a oportunidade, tem o direito a participar e a sentir-se valorizado, assim como um todo”, afirmou.
Para Bárbara, que também foi jurada no concurso, participar de um evento como esse também representa uma oportunidade de contribuir para que os idosos se sintam acolhidos e reconhecidos pela comunidade. Ela destacou que o envolvimento em atividades coletivas fortalece a participação social e proporciona momentos especiais aos participantes. “Eu, que já fui Miss Brasil lá em 2023, já tem alguns anos, participei de vários outros concursos, é sempre um privilégio, um prazer para mim fazer parte, vir, prestigiar”, declarou. “É muito importante não só fazer com que eles estejam envolvidos na comunidade, participem e, claro, tenham este momento especial para eles”, completou.
A presença da vice-Miss Universo Brasil reforçou o propósito da iniciativa realizada pela Secretaria de Assistência Social, que promove atividades de convivência e fortalecimento de vínculos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ao longo de outubro, as unidades desenvolveram programações especiais dedicadas à terceira idade, com o concurso do Cras Paulista marcando o encerramento desse calendário comemorativo.
Mais do que escolher representantes, o desfile proporcionou aos participantes a oportunidade de ocupar o centro das atenções, compartilhar a alegria com familiares, amigos e colegas e fortalecer os laços construídos nas atividades do Cras. A coordenadora da unidade, Andréia Pires, destacou que o evento é aguardado pelos idosos e mobiliza a equipe na preparação dos candidatos. Segundo ela, o momento contribui para a autoestima e faz com que os participantes se sintam especiais.
O vice-prefeito Paulinho Abreu também acompanhou a programação e ressaltou a importância de reconhecer a contribuição das pessoas idosas para a história de Sinop. Já a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, enfatizou que as atividades integram o trabalho permanente de convivência desenvolvido pela pasta.
Ao final do concurso, Ilmo Tierinhs foi eleito Rei da Terceira Idade 2026, enquanto Ruth do Espírito Santo conquistou o título de Rainha da Terceira Idade 2026 do Cras Paulista.
A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Sinop com ações de assistência social que promovam inclusão, convivência comunitária e valorização da pessoa idosa, reconhecendo que o direito à participação, ao lazer e ao protagonismo permanece em todas as etapas da vida.
Veja também: Concurso no Cras Paulista celebra a melhor idade e elege Rei e Rainha da Terceira Idade 2026
-
Coluna VIP MT3 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis – Ditado Produções
-
Mato Grosso3 dias atrásCarlos Bezerra conquista 2º lugar em ranking nacional de leis aprovadas em 20 anos
-
Várzea Grande3 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Rondonópolis3 dias atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande3 dias atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Várzea Grande3 dias atrásConselho da Cidade de Várzea Grande analisa projetos de empreendimentos em sessão extraordinária
-
Coluna VIP MT1 dia atrásMatheus e Kauan -Allure music
-
Diamantino3 dias atrásNovo aeroporto de Diamantino tem projeto aprovado pela Sinfra-MT e orçamento estimado em R$ 26,9 milhões










