Polícia
Polícia Civil cumpre mandados e desarticula esquema de fraudes contra condomínios de Cuiabá
Polícia
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, deflagrou na manhã desta quarta-feira (8.10) a Operação Proditor, para desarticular um grupo responsável pela prática dos crimes de estelionato, associação criminosa, e lavagem de capitais praticados contra condomínios de Cuiabá.
As ordens judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva, um de busca e apreensão domiciliar no bairro Jardim Vitória em Cuiabá, além de bloqueios de contas bancárias e o sequestro de dois imóveis e veículos de propriedade dos suspeitos, foram decretados pelo Juízo do Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias.
O principal alvo da operação é um homem de 34 anos, ex-funcionário de uma empresa de administração de condomínios, apontado como o articulador de um esquema que desviou um total de mais de R$ 55 mil de, pelo menos, dois condomínios localizados em Cuiabá.
O prejuízo decorreu de 46 operações fraudulentas consumadas, que tiveram como beneficiários sete suspeitos, todos próximos ao líder do grupo criminoso.
As investigações, conduzidas pelo delegado Gustavo Godoy Alevado, revelaram que o principal investigado, que exercia as funções de assistente financeiro em empresas de assessoria condominial, utilizava seu acesso privilegiado às operações financeiras dos condomínios para executar os golpes.
O esquema funcionava através da falsificação de notas fiscais e boletos bancários em nome de fornecedores habituais dos condomínios. Com tal artifício, os síndicos eram induzidos a fazer pagamentos através de transferências por Pix, sob o falso pretexto de evitar juros e multas, direcionando os valores para contas de terceiros vinculados ao grupo criminoso.
Segundo as investigações, os valores desviados eram, em seguida, transferidos para contas de outros membros da associação criminosa, que repassavam grande parte do dinheiro para a conta do ex-funcionário.
A delegada titular da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, Eliane da Silva Moraes, explica que além de desarticular o esquema criminoso, a operação busca minimizar o prejuízo às vítimas lesados pelo atuação do grupo.
“O sequestro de bens e o bloqueio de ativos têm como objetivo assegurar a reparação dos danos causados às vítimas e a perda dos bens adquiridos com o produto do crime, visando asfixiar financeiramente as atividades da associação criminosa”, diz a delegada.
Nome da operação
Proditor faz referência ao termo em latim que significa “traidor”.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Polícia
Operação da Polícia Civil prende dois investigados por homicídio de jovem em cidade turística
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Polícia de Poconé, deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Ferro e Sangue, com o objetivo de cumprir dez ordens judiciais relacionadas à investigação do homicídio de um homem de 22 anos, ocorrido no município de Poconé.
Ao todo, foram dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da Comarca de Poconé com base nas investigações conduzidas pela equipe da unidade policial. Ao final, sete foram dados cumprimento, que culminaram na apreensão de cinco aparelhos celulares, os dois alvos da prisão encontram-se foragidos.
De acordo com as apurações, a vítima estava em sua residência quando um grupo de indivíduos invadiu o imóvel e passou a agredi-la violentamente com uma barra metálica. A vítima sofreu uma lesão na região frontal da cabeça e múltiplas lesões contusas em diversas partes do corpo, não resistindo aos ferimentos.
As investigações reuniram indícios da participação dos investigados no crime, o que levou a Polícia Civil a solicitar as medidas cautelares, posteriormente autorizadas pela Justiça.
A operação conta com o apoio de equipes da Regional de Várzea Grande. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais civis procuram localizar aparelhos eletrônicos e outros objetos que possam contribuir para o avanço das investigações e o fortalecimento do conjunto probatório.
Nome da Operação
A Operação Ferro e Sangue faz referência ao instrumento utilizado na prática do homicídio e à extrema violência empregada na execução do crime.
As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer integralmente as circunstâncias do homicídio, identificar todos os envolvidos e promover a responsabilização dos autores.
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara













