Cuiabá

Comissão de Esporte e Lazer delibera visitas aos miniestádios de Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

Durante a 4° reunião ordinária da Comissão de Esporte e Lazer (CEL) da Câmara Municipal de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (8), foram apreciadas as atas das reuniões anteriores, e em conjunto, deliberadas visitas técnicas nos miniestádios da capital

O objetivo é fiscalizar as condições estruturais e administrativas desses espaços públicos, verificando se estão sendo devidamente mantidos e utilizados para a promoção do esporte e do lazer nas comunidades.&nbsp

Durante a reunião, o presidente da CEL, vereador Chico 2000 (PL), destacou a importância da iniciativa e reforçou o papel fiscalizador do Legislativo.

&nbsp“Esses miniestádios são espaços fundamentais para o convívio social e o incentivo ao esporte nas comunidades. Precisamos garantir que estejam em boas condições e cumprindo sua função social. Nossa intenção é visitar cada unidade, ouvir os usuários e encaminhar as demandas ao Executivo para que os problemas sejam solucionados”, afirmou o parlamentar.

Além do presidente, o encontro contou com a presença dos vereadores Marcus Brito Jr. (PV), vice-presidente, e Wilson Kero Kero (PMB) como membro titular.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Turismo rural abre novas oportunidades de renda para pequenos produtores de Várzea Grande

Publicados

em

Transformar propriedades rurais em novas oportunidades de geração de renda é uma das propostas da capacitação em Turismo Rural – Condução em Trilhas e Caminhadas, prevista para setembro, em Várzea Grande. O curso será oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento.

A formação pretende preparar produtores e trabalhadores rurais para receber visitantes, conduzir grupos em trilhas e caminhadas e explorar, de forma organizada, o potencial turístico das comunidades rurais. A iniciativa também busca valorizar a paisagem, a cultura e os modos de vida do campo, criando alternativas de geração de renda além da produção agropecuária.

“O campo tem muito mais a oferecer do que apenas a produção de alimentos. Temos comunidades, histórias, paisagens, comidas típicas e conhecimentos que podem se transformar em experiências para os visitantes e, principalmente, em novas oportunidades de renda para as famílias rurais”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.

O curso de Turismo Rural integra uma nova rodada de cinco capacitações programadas para setembro. Também estão previstos os cursos de Manejo e Conservação do Solo; Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Bovina; Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Peixe; e Produção Artesanal de Queijos Finos.

Capacitações

Em agosto, pelo menos 50 pequenos produtores rurais de Várzea Grande participaram de cinco cursos gratuitos. Entre as capacitações esteve o curso de Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Bovina, realizado na comunidade Sadia III.

Os participantes aprenderam técnicas de conservação, processamento e aproveitamento da carne, além de boas práticas de fabricação, higiene, segurança dos alimentos, armazenamento e comercialização.

Na parte prática, foram ensinadas técnicas para a produção de carnes defumadas, carne seca e serenada, além de linguiças frescas e defumadas, salame, hambúrguer, kafta e almôndegas. Também foram realizados cursos de Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Suína, Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne de Frango e Inclusão Digital Rural – Básico e Avançado.

Para o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Leandro Silva, a diversidade dos cursos acompanha as diferentes necessidades dos produtores.

“Estamos trabalhando para que o produtor tenha mais conhecimento para produzir melhor, agregar valor ao que já faz e também enxergar novas possibilidades. O turismo rural entra justamente nessa perspectiva de diversificação e de aproveitamento do potencial das próprias comunidades”, explica.

O coordenador destaca que a proposta é ampliar as possibilidades de gestão, comunicação e comercialização dos produtos rurais.

“A cada mês são novos cursos, novas oportunidades. As capacitações são ofertadas conforme o que cada comunidade produz, e a expectativa é ampliar o número de produtores atendidos, estimulando a diversificação das atividades e a criação de novas fontes de renda para eles”, pontua Leandro.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA