Sinop
Prefeito garante junto ao Governo de MT câmeras que reforçarão segurança nos parques de Sinop
Sinop
“Agradecer ao nosso governador e ao nosso vice que não têm medido esforços e o secretário atuante, que tira o pé do chão quando realmente precisa, ajudando na segurança pública, defesa civil, é muito importante. Temos que ter uma cidade com segurança reforçada, assim nossa cidade avança e tem o Vigia Mais sempre olhando a cidade, cercando os quatro cantos da cidade, para que o ladrão não tenha vez de fugir”, disse Dorner.
A confirmação ocorreu ontem (08), durante encontro entre Dorner e Roveri. “O programa Vigia Mais Mato Grosso agora irá equipar os nossos parques da cidade também. Já foi autorizado aqui um pouco mais de 40 câmeras para o município de Sinop. O pedido vai ser feito, em pouco tempo a equipe [da prefeitura] já virá buscar também. Então fizemos uma muralha digital em Sinop, isso ajuda na prevenção de crimes”, explicou o secretário.
O município já faz parte do programa Vigia Mais MT, com câmeras modelos OCR (de reconhecimento de caractere óptico), com capacidade para leitura automática de placas; fixas e speed dome (que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º), que utiliza imagens de câmeras de vigilância públicas e privadas por meio de uma plataforma específica.
O objetivo é promover a cooperação entre o Estado e os parceiros locais, ampliando o videomonitoramento em áreas onde já existam ou possam ser instaladas câmeras. Isso ajuda no planejamento das ações policiais, facilita a análise de situações e a tomada de decisões, contribuindo para a redução da criminalidade e o uso mais eficiente dos recursos.
A reunião foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Klayton Gonçalves, e pelo coordenador de Defesa Civil municipal, Pedro Contini Roveri.
REFORÇOS
No encontro, o secretário de Estado confirmou outros reforços para a segurança da Capital do Nortão. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, deverá receber nos próximos dias um drone para combate a incêndio, além de duas motocicletas para agilizar os atendimentos em acidentes e ocorrências.
“Teremos a entrega de um drone de combate a incêndio vertical. Sinop verticalizou, temos muitos prédios e precisamos proteger a nossa sociedade. Teremos, também, até o final do ano, a entrega de duas motos para atender urgência e emergência na cidade de Sinop que, no horário de pico, tem um trânsito muito intenso, às vezes a viatura demora um pouco para chegar a viatura quatro rodas. Então essas duas motocicletas do Corpo de Bombeiros, vão chegar, fazer o atendimento, terão desencarceradores se precisar abrir algum veículo, tiver que fazer algum rompimento de barreira, então nós teremos esse equipamento também para atender a nossa população de Sinop”, acrescentou.
Outra confirmação do secretário foi a implantação da DRACO para Sinop. “Teremos uma nova delegacia que irá combater as facções criminosas, iremos mandar para lá delegados, escrivães e investigadores reforçando o efetivo da Polícia Judiciária Civil”, reforçou.
AGENDA
Ainda ontem, o prefeito também cumpriu agenda no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, na Defesa Civil estadual e se reuniu com o vice-governador Otaviano Pivetta, com quem tratou de demandas conjuntas entre o município e o Estado.
Já nesta quarta-feira (9), Dorner participa de uma reunião sobre o Sítio Pesqueiro com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco. Em seguida, encerra sua agenda no 12º Encontro de Gestores de RPPS do Estado de Mato Grosso.
Sinop
Prefeitura de Sinop reforça importância da testagem rápida para hepatites virais durante o Julho Amarelo
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, reforça, durante a campanha Julho Amarelo, a importância da realização dos testes rápidos para hepatites virais, HIV e sífilis, que são ofertados gratuitamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE). A iniciativa busca ampliar o diagnóstico precoce e conscientizar a população sobre doenças que, na maioria dos casos, evoluem de forma silenciosa.
A médica infectologista do SAE, Dra. Érica Moreira, explica que a campanha nacional tem justamente o objetivo de incentivar a população a realizar a testagem, já que as hepatites virais costumam não apresentar sintomas nas fases iniciais. “O Julho Amarelo é uma iniciativa do Governo Federal, desde 2019, e a intenção é justamente promover a testagem mais frequente das pessoas para esses agravos, considerando que as hepatites virais são doenças que cursam praticamente sem sintomas. Então, grande parte da população pode ter entrado, em algum momento, em contato com as hepatites sem apresentar nenhuma sintomatologia e, por conta disso, está perdendo uma oportunidade de um adequado tratamento”, explicou.
Os testes rápidos são realizados por meio de uma pequena amostra de sangue coletada na ponta do dedo, dispensando estrutura laboratorial. O resultado fica pronto em poucos minutos, permitindo que, em caso de diagnóstico positivo, o paciente seja imediatamente orientado sobre os próximos passos.
“Nas próprias UBS’s e no SAE é feita a testagem, onde é feito o furo no dedo e, com a gota de sangue, é realizado o teste, com o resultado na hora. Então, em poucos minutos, a pessoa já consegue identificar se tem esse agravo ou não”, acrescentou Moreira.
De acordo com a médica, embora possam permanecer assintomáticas por muitos anos, as hepatites virais podem evoluir para complicações graves quando não diagnosticadas e tratadas precocemente. “As hepatites muitas vezes se manifestam com um cansaço muito grande. Às vezes a pessoa fala: ‘Ah, eu estou com o fígado inflamado’, ela tenta remeter a quadros de mudanças de padrão intestinal ou de digestão, ou acha que vai estar com a pele amarelada, mas não. Na verdade, o principal sintoma seria o cansaço. Quando essa pessoa não tem o diagnóstico oportuno, ela pode evoluir para quadros mais graves, como cirrose e câncer de fígado. Então, antes que evolua para essas formas graves, muitas vezes esse sintoma de cansaço já vai chamar bastante atenção para fazer a testagem”, apontou.
A infectologista também lembra que as hepatites B e C podem ser transmitidas por relações sexuais desprotegidas e pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes, como alicates de unha, lâminas de barbear e materiais utilizados em procedimentos sem a devida esterilização. “A gente lembrar que são várias situações do dia a dia em que a pessoa pode ter entrado em contato com esse vírus e, por isso, a importância da testagem”, lembrou.
Além da realização dos testes rápidos, o SAE oferece acompanhamento e tratamento para pessoas diagnosticadas com hepatites virais, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, além da sala de vacinação disponível no local e aberta ao público em geral.
O SAE está localizado na Avenida das Itaúbas, nº 2.715, Setor Comercial, próximo ao Hospital Regional de Sinop (HRS).
-
Várzea Grande5 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política6 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política3 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso7 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá7 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













