Sinop

Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora brasileira que vive nos Estados Unidos

Publicado em

Sinop

Um projeto de leitura desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Sena, no Jardim Novo Estado, transformou a relação das crianças com os livros e aproximou os 28 alunos do 3º ano B do universo da literatura de forma única: um bate-papo muito descontraído e cheio de curiosidade entre os estudantes e Joana Penna, ilustradora da coleção de livros infantis “Diário de Pilar”, da escritora Flávia Lins e Silva.  

A iniciativa foi conduzida pela pedagoga Paula Froes que todos os anos seleciona novas obras e autores para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes. Neste ano, ao assumir uma turma de quinto ano, a professora buscou um título que despertasse ainda mais o interesse dos alunos pela leitura. Foi assim que conheceu a coleção “O Diário de Pilar”, e percebeu que a leitura também era acessível aos estudantes do 3º.

 “A capa do livro me chamou a atenção pelo colorido e, a obra, pela proposta. Achei que seria uma leitura interessante para as crianças”, explicou a educadora, que decidiu entrar em contato com a ilustradora pelas redes sociais e contar do projeto que era desenvolvido. Na ocasião, Joana, que atualmente vive na Califórnia (EUA), respondeu à mensagem e demonstrou interesse no projeto, sugerindo inicialmente  enviar um vídeo de incentivo à leitura. No decorrer das atividades, os alunos recriaram as capas do livros. “Mais tarde, quando enviei os desenhos das crianças, ela propôs realizarmos uma live com a turma”, relatou.

De acordo com Paula, a iniciativa de entrar em contato com a ilustradora foi mostrar para os próprios alunos que era algo alcançável. “O meu intuito de entrar em contato com ela foi trazer para eles que era real, pois eles têm muito a visão do autor e da ilustradora como uma entidade distante,  inacessíveis para a realidade deles, dado que eu dou aula para uma escola afastada do centro, em uma cidade do interior. Então, para eles é algo muito distante. […] Foi uma forma de aproximar”, acrescentou.

A transmissão aconteceu na manhã da última quarta-feira (08), de forma surpresa para os alunos, que ficaram encantados ao conhecer uma das artistas responsáveis pela obra que estavam estudando. “Era surpresa. Primeiro, para não criar ansiedade nas crianças principalmente porque ela, em específico, mora nos Estados Unidos. Eu sempre leio a biografia dos escritores e ilustradores, então, eles achavam que era algo impossível [o encontro] pela distância […]. Eles ficaram maravilhados. Foi um momento mágico”, detalhou.

Durante a conversa, a ilustradora mostrou objetos, explicou o processo de criação das imagens e contou curiosidades sobre o livro. A experiência despertou nos alunos um novo olhar sobre a literatura e sobre o trabalho artístico por trás de cada página.  “Eles ficaram maravilhados. Ficaram meio incrédulos. Mas ficaram encantados com o processo de criação. Eles pensavam que fosse mais fácil criar imagens, as ilustrações. E foi um processo muito rico culturalmente, porque ela foi trazendo elementos, explicando cada detalhe do livro e eles foram entendendo como se cria um livro, como se desenha, como surgem as ideias. Eu acredito que ampliou esse imaginário deles de como os livros são criados”, avaliou.

Para a professora, o apoio da equipe de educação foi fundamental para que o momento acontecesse. “Gostaria de agradecer a Ana minha estagiária e parceira que ajuda com as crianças todos os dias, aos gestores Ednaldo Saran, Irene Motta Derney, Tallita Lima e Eliane Brasil. Agradeço também  a presença da Vilma e da Fran, que estiveram em sala representando a Secretaria de Educação e, claro, a ilustradora Joana Penna, por ter reservado esse espaço para esse encontro com os alunos”, finalizou.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura promove Dia de Campo para apresentar novas possibilidades para o turismo rural de Sinop

Publicados

em

A Diretoria de Turismo realiza, amanhã, sábado, 17, o Dia de Campo “Sabores, Natureza e Experiências Rurais”, no Sítio Dois Amigos. Programado para acontecer das 08h às 12h, o evento reunirá guias, condutores, profissionais do trade turístico, entidades e parceiros para conhecer o potencial da propriedade e avaliar novas possibilidades para o turismo rural do município.

A ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Diretoria de Turismo, desde o início deste ano, junto ao proprietário, com orientações e consultorias voltadas à diversificação da atividade rural e à geração de novas oportunidades de renda por meio do turismo.

Durante a manhã, os participantes terão contato com experiências que podem integrar um futuro produto turístico, como café rural, cultivo de pimentas, pitayas, cacau e mirtilo, além do meliponário, produção rural e trilha interpretativa até o rio. Um dos destaques será a experiência “Colha suas Pimentas”, aproximando o visitante da produção e do cotidiano do campo.

Para a diretora de Turismo, Leidiane Viegas, a proposta é mostrar que a atividade turística pode agregar valor ao que já existe nas propriedades rurais. “O turismo pode ser uma forma de diversificar a atividade e agregar valor ao que já existe na propriedade. Nosso trabalho é apresentar possibilidades, orientar e construir junto com o empreendedor, respeitando a realidade e a capacidade de cada propriedade”.

O Dia de Campo também busca aproximar os proprietários rurais dos profissionais que atuam diretamente no turismo, contribuindo para avaliar a viabilidade de futuras experiências, roteiros e produtos comercializáveis.

“A busca por experiências autênticas, contato com a natureza, gastronomia e vivências no campo abre novas oportunidades para o turismo rural. Sinop tem muitas possibilidades e precisamos preparar nossos empreendedores para transformar esses potenciais em produtos turísticos e, para isso, temos importantes parceiros como o SEBRAE que atua, diretamente, na preparação do produto para o mercado, através da precificação e parceria com agências”, destaca a diretora e turismóloga da Prefeitura.

Tudo isso integra a agenda da Diretoria de Turismo para diversificar a oferta turística de Sinop, fortalecendo segmentos como turismo rural, de natureza, gastronômico e de experiência.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA