Sinop

Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora brasileira que vive nos Estados Unidos

Publicado em

Sinop

Um projeto de leitura desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Sena, no Jardim Novo Estado, transformou a relação das crianças com os livros e aproximou os 28 alunos do 3º ano B do universo da literatura de forma única: um bate-papo muito descontraído e cheio de curiosidade entre os estudantes e Joana Penna, ilustradora da coleção de livros infantis “Diário de Pilar”, da escritora Flávia Lins e Silva.  

A iniciativa foi conduzida pela pedagoga Paula Froes que todos os anos seleciona novas obras e autores para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes. Neste ano, ao assumir uma turma de quinto ano, a professora buscou um título que despertasse ainda mais o interesse dos alunos pela leitura. Foi assim que conheceu a coleção “O Diário de Pilar”, e percebeu que a leitura também era acessível aos estudantes do 3º.

 “A capa do livro me chamou a atenção pelo colorido e, a obra, pela proposta. Achei que seria uma leitura interessante para as crianças”, explicou a educadora, que decidiu entrar em contato com a ilustradora pelas redes sociais e contar do projeto que era desenvolvido. Na ocasião, Joana, que atualmente vive na Califórnia (EUA), respondeu à mensagem e demonstrou interesse no projeto, sugerindo inicialmente  enviar um vídeo de incentivo à leitura. No decorrer das atividades, os alunos recriaram as capas do livros. “Mais tarde, quando enviei os desenhos das crianças, ela propôs realizarmos uma live com a turma”, relatou.

De acordo com Paula, a iniciativa de entrar em contato com a ilustradora foi mostrar para os próprios alunos que era algo alcançável. “O meu intuito de entrar em contato com ela foi trazer para eles que era real, pois eles têm muito a visão do autor e da ilustradora como uma entidade distante,  inacessíveis para a realidade deles, dado que eu dou aula para uma escola afastada do centro, em uma cidade do interior. Então, para eles é algo muito distante. […] Foi uma forma de aproximar”, acrescentou.

A transmissão aconteceu na manhã da última quarta-feira (08), de forma surpresa para os alunos, que ficaram encantados ao conhecer uma das artistas responsáveis pela obra que estavam estudando. “Era surpresa. Primeiro, para não criar ansiedade nas crianças principalmente porque ela, em específico, mora nos Estados Unidos. Eu sempre leio a biografia dos escritores e ilustradores, então, eles achavam que era algo impossível [o encontro] pela distância […]. Eles ficaram maravilhados. Foi um momento mágico”, detalhou.

Durante a conversa, a ilustradora mostrou objetos, explicou o processo de criação das imagens e contou curiosidades sobre o livro. A experiência despertou nos alunos um novo olhar sobre a literatura e sobre o trabalho artístico por trás de cada página.  “Eles ficaram maravilhados. Ficaram meio incrédulos. Mas ficaram encantados com o processo de criação. Eles pensavam que fosse mais fácil criar imagens, as ilustrações. E foi um processo muito rico culturalmente, porque ela foi trazendo elementos, explicando cada detalhe do livro e eles foram entendendo como se cria um livro, como se desenha, como surgem as ideias. Eu acredito que ampliou esse imaginário deles de como os livros são criados”, avaliou.

Para a professora, o apoio da equipe de educação foi fundamental para que o momento acontecesse. “Gostaria de agradecer a Ana minha estagiária e parceira que ajuda com as crianças todos os dias, aos gestores Ednaldo Saran, Irene Motta Derney, Tallita Lima e Eliane Brasil. Agradeço também  a presença da Vilma e da Fran, que estiveram em sala representando a Secretaria de Educação e, claro, a ilustradora Joana Penna, por ter reservado esse espaço para esse encontro com os alunos”, finalizou.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Festeja Sinop: Prefeitura divulga normas de segurança para garantir tranquilidade no Festival de Praia

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop orienta a população sobre as normas de conduta que deverão ser observadas durante a realização do Festival de Praia 2026, que integra a programação do Festeja Sinop. As medidas foram definidas pelo Comitê Organizador, em conjunto com as forças de segurança, com o objetivo de assegurar um ambiente organizado, seguro e familiar para os visitantes esperados durante a programação da comemoração dos 52 anos do município, na Praia do Cortado.

O Festival de Praia será realizado nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de setembro, com abertura dos portões às 7h e encerramento das atividades às 17h. Nos cinco dias, a população terá acesso a uma programação gratuita, com apresentações de artistas regionais, atrações nacionais, atividades esportivas e opções de lazer para toda a família.

Além dos shows, o evento contará com a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais, com a novidade das categorias caiaque e barcos em dias alternados, além de competições e atividades esportivas.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que as orientações são necessárias para garantir a segurança do público e o bom funcionamento da programação. “Preparamos toda a estrutura e as orientações de segurança para que as famílias possam aproveitar o Festival de Praia com tranquilidade. É importante que todos conheçam e respeitem as normas, porque elas foram definidas para garantir a segurança dos visitantes. Teremos uma programação ampla, com esporte, lazer e shows, por isso a colaboração do público é fundamental para que o evento ocorra de forma organizada e segura”, afirmou.

Para garantir a segurança dos participantes, serão realizadas revistas pessoais nos portões de acesso à praia. Entre as normas estabelecidas pela organização está a proibição de acampamentos no bosque e na praia, assim como da entrada de churrasqueiras ou quaisquer equipamentos que produzam fogo ou fagulhas. Também não será permitido o uso de aparelhos de som particulares, uma vez que toda a programação contará com sonorização oficial do evento.

Outra orientação importante é que não será permitida a entrada de recipientes de vidro, como garrafas de bebidas. Os visitantes deverão utilizar embalagens plásticas ou latas. Os alimentos levados ao local deverão estar previamente preparados, como cozidos, assados ou fritos, e acondicionados em recipientes plásticos. Durante toda a programação, haverá comercialização de alimentos e bebidas na praça de alimentação instalada no evento.

Os banhistas deverão respeitar as áreas demarcadas para banho e seguir as orientações das equipes de segurança e da organização. As embarcações, como barcos, lanchas e motonáuticas, também deverão permanecer dentro dos limites estabelecidos junto à margem do rio, como medida de segurança para os participantes.

A Prefeitura alerta, ainda, que não será permitida a permanência de pessoas no local após o encerramento das atividades e o fechamento dos portões, previsto para às 17h. O acesso à Praia do Cortado também não será permitido nos dias em que não houver programação oficial do Festival de Praia. Ao término das atividades, o retorno dos participantes à cidade será realizado por meio de comboios organizados e conduzidos pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar.

Durante todos os dias do evento, atuarão de forma integrada equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental e segurança privada. Os profissionais serão responsáveis pela manutenção da ordem, orientação do público e atendimento sempre que necessário.

O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. A programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.

Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:

4 de setembro (sexta-feira)

20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

5 de setembro (sábado)

7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.

8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.

6 de setembro (domingo)

7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)

7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.

19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

12 de setembro (sábado)

8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.

13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.

15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)

8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.

14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.

21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)

18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA