Cuiabá
Cuiabá tem aulas gratuitas viola de cocho, mocho, ganzá e siriri
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de musicalização e dança no Complexo Multiuso Passaredo, localizado na Rua F, bairro Jardim Passaredo. Entre as principais atividades oferecidas, destaque para as aulas de viola de cocho, mocho, ganzá e siriri, ministradas pelo mestre e professor Tomás Flaviano, referência na preservação das tradições cuiabanas.
As oficinas acontecem todas as segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, e são abertas a toda a comunidade, tanto para iniciantes quanto para quem já tem alguma experiência musical. As inscrições são presenciais e devem ser feitas diretamente no Complexo, com o professor Tomás.
De acordo com a secretária-adjunta de Cultura Popular de Cuiabá, Vilmara Vidica, o propósito do projeto é valorizar e perpetuar manifestações culturais que fazem parte da identidade cuiabana. “A viola de cocho é um patrimônio imaterial reconhecido pelo Iphan, e formar novos músicos é a forma que temos de manter viva essa tradição. Essas oficinas são abertas não apenas para os moradores do bairro, mas também para os grupos de siriri da região, como uma forma de incentivo e fortalecimento da nossa cultura”, destacou Vilmara.
O mestre Tomás Flaviano, criador do projeto de musicalização através da viola de cocho ainda na década de 1990, explica que a proposta é unir o conhecimento tradicional à linguagem acadêmica. “O cururu, o siriri e os instrumentos como a viola de cocho, o mocho e o ganzá sempre foram repassados oralmente, nas festas e rodas. Hoje, é preciso criar espaços de aprendizado formal para garantir que essa arte continue. Essas oficinas trazem os jovens para perto da cultura, mostrando que o siriri e o cururu são música, são arte, e merecem ser estudados”, explicou o mestre.
Morador do bairro Parque Ohara, o aluno Jonathan Gomes dos Santos é um dos participantes e reforça a importância de projetos como esse. “Faço aula para manter a cultura. Os jovens de hoje quase não se interessam mais, e é isso que a gente precisa mudar. Aqui, com o mestre Tomás, a gente aprende a tocar do jeito certo e a valorizar nossa raiz”, contou.
Além das oficinas musicais, o Complexo Multiuso Passaredo oferece outras atividades gratuitas à população, como dança de siriri, escolinhas de futebol, judô, teatro, funcional para a terceira idade e reforço escolar. As inscrições também são presenciais e podem ser feitas com o coordenador do espaço, Rosberg Rabelo Martins.
Projeto de judô
A iniciativa é realizada em parceria com a Federação Matogrossense de Judô (FMTJ), atendendo 27 crianças de 6 a 12 anos, com aulas às segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. Daniel Ribeiro do Nascimento, faixa preta é o sensei responsável pelas aulas de judô no Complexo Multiuso Passaredo. “O projeto é muito importante, porque tira as crianças da rua e ajuda a formar cidadãos do futuro.”
Confira os demais cursos e horários
Funcional – Terceira Idade
Dias: Terça e Quinta-feira
Horário: 07h30 às 08h30
Professor: Rosberg e Anna Quezia
Futsal/Futebol
Dias e horários:
Terça-feira: 08h30 às 10h30 e 14h30 às 16h30
Quinta-feira: 08h30 às 10h30 e 14h30 às 16h30
Professores: Cleiton (futebol kids) e Anna Quezia
Siriri
Dias e horários:
Terça-feira: 08h30 às 09h30 e 14h às 15h
Quinta-feira: 08h30 às 09h30 e 14h às 15h
Professor: Leonam
Violão
Dias e horários:
Quarta-feira: 9h às 11h e 14h às 16h
Professor: Eduardo Madá
Taatro
Dias e horários:
Quarta-feira: 9h às 11h e 14h às 16h
Professores: Jeferson e Andressa
Wrestling
Dia: Sábado
Horário: 9h às 11h
Professor: Igor Queiroz.
#PraCegoVer
A imagem mostra o momento da aula de viola de cocho, ministrada pelo professor Tomás Flaviano, no Complexo Multiuso Passaredo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Casa Cuiabana avança para etapa final e se aproxima da assinatura de contratos
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, segue com os trâmites finais do primeiro ciclo do Programa Casa Cuiabana. Atualmente, o processo está na etapa de análise das inconformidades apontadas pela Caixa Econômica Federal e das defesas apresentadas pelos candidatos por meio do Município.
A previsão é de que a lista final dos beneficiários seja publicada até setembro, contemplando 192 apartamentos no Residencial Tijucal e 500 no Residencial Comodoro.
Após a conclusão desta fase, o próximo passo será o início do Trabalho Técnico Social com as famílias consideradas aptas. Essa etapa inclui o sorteio dos endereços das unidades habitacionais, checklist dos apartamentos, entrega oficial com assinatura dos contratos, cursos de geração de trabalho e renda, educação sanitária e patrimonial, organização comunitária, constituição da associação de moradores, entre outras ações.
Desde o lançamento do programa, todas as etapas previstas no edital vêm sendo cumpridas com o objetivo de garantir transparência, segurança jurídica e assegurar que as unidades habitacionais sejam destinadas às famílias que atendam integralmente aos critérios estabelecidos pela política habitacional. As inscrições ocorreram entre os dias 15 de julho e 19 de setembro de 2025, período em que foram registrados 83.991 cadastros. Em 10 de outubro de 2025, a Prefeitura divulgou a relação das inscrições deferidas no Programa Casa Cuiabana. O primeiro sorteio foi realizado em 12 de dezembro de 2025, contemplando mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 integrantes do cadastro de reserva.
Todos os sorteados tiveram entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026 para comparecer à Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e comprovar as informações declaradas no cadastro.
Em fevereiro de 2026, foi divulgada a primeira lista preliminar de análise de compatibilidade dos candidatos sorteados no Programa Casa Cuiabana, publicada em edição suplementar da Gazeta Municipal. A relação contemplou 189 candidatos classificados como compatíveis e 420 como incompatíveis. Os candidatos considerados incompatíveis puderam interpor recurso administrativo entre os dias 23 e 27 de fevereiro.
Em março de 2026, a Secretaria convocou os 189 candidatos sorteados considerados compatíveis na etapa de análise documental para assinatura da Declaração de Beneficiário. Já os 420 candidatos classificados como incompatíveis tiveram prazo recursal entre os dias 23 e 27 de fevereiro, conforme estabelecido pela Portaria nº 04/2026/SMHABT.
Em abril de 2026, foi divulgada a segunda lista preliminar de análise de compatibilidade dos candidatos sorteados no Programa Casa Cuiabana. A relação reuniu 269 candidatos compatíveis e 104 incompatíveis, referentes aos Grupos II e III. Entre os dias 6 e 10 de abril, com exceção do dia 8, os candidatos considerados incompatíveis puderam apresentar recursos. Os 269 candidatos classificados como compatíveis na etapa de análise documental também foram convocados para assinatura da Declaração de Beneficiário.
Ainda em abril, a Prefeitura realizou um novo sorteio de 500 candidatos para substituir participantes eliminados por inconsistências ou apresentação de informações falsas. Os novos selecionados foram destinados ao empreendimento Tijucal, uma vez que as vagas do Residencial Comodoro já haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. O novo sorteio ocorreu em 23 de abril.
Os novos sorteados, entre titulares e suplentes, foram convocados para apresentar a documentação comprobatória entre os dias 18 e 22 de maio, na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.
Em maio de 2026, foi publicada a primeira relação de candidatos desclassificados no âmbito do Programa Casa Cuiabana, referente ao sorteio realizado em 12 de dezembro de 2025. A relação também incluiu candidatos que apresentaram recursos após a análise documental, conforme previsto na Portaria nº 03/2025. Os nomes que não constam nessa relação ainda não representam uma definição de contemplação ou exclusão, pois alguns casos permanecem em análise, aguardando retorno da Caixa Econômica Federal. A publicação antecipada teve como objetivo evitar atrasos no andamento do processo.
A previsão é de que os apartamentos do Residencial Comodoro sejam entregues em outubro e os do Residencial Tijucal em dezembro.
Para mais informações, a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária disponibiliza os telefones (65) 99291-0744 e (65) 99297-0832. O cidadão também pode buscar atendimento presencialmente na sede da Secretaria, localizada na Praça Alencastro, nº 158, térreo da Prefeitura de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política7 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara













