Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá promove manhã de integração e aprendizado com o projeto “Xadrez na Praça”

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, realiza no próximo sábado (18), das 8h às 11h, o evento “Xadrez na Praça”, na Praça Alencastro, região central da capital. A iniciativa visa incentivar a prática do xadrez como ferramenta educativa, esportiva e de integração social.

O encontro reunirá alunos, professores e a comunidade em geral em um ambiente de convivência, aprendizado e valorização do esporte como instrumento de desenvolvimento intelectual. A proposta é democratizar o acesso à modalidade, estimulando o raciocínio lógico, a concentração e a socialização entre os participantes.

A programação é aberta ao público e contará com atividades voltadas tanto para iniciantes quanto para praticantes experientes, em uma manhã dedicada ao esporte e à educação.

Além da realização do evento, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, também mantém ações permanentes de incentivo ao esporte em diferentes modalidades, oferecidas nos espaços esportivos municipais. As aulas são gratuitas e voltadas a públicos de diversas faixas etárias.

As vagas estão distribuídas em quatro categorias: infantil e juvenil: crianças e adolescentes de 7 a 17 anos; Adulto: participantes de 18 a 59 anos; Melhor idade: idosos a partir de 60 anos e Categoria adaptada: modalidades destinadas a pessoas com deficiência (PCDs).

As atividades acontecem em vários espaços esportivos da capital, como o Complexo Poliesportivo Dom Aquino, e os ginásios Verdinho, Lixeira, Tijucal, Quilombo, Paiaguás, além dos centros comunitários dos bairros Cidade Verde, Grande Terceiro e Araés.

Os espaços possuem uma agenda organizada, com 60% dos horários destinados a projetos e aulas promovidas pela Prefeitura e 40% reservados para uso livre da população. No Complexo Poliesportivo Dom Aquino, por exemplo, é ofertada a modalidade de voleibol adaptado, promovendo inclusão e ampliando as oportunidades de prática esportiva para pessoas com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Frota de ônibus opera normalmente com tarifa zero em Cuiabá

Publicados

em

A frota de ônibus de Cuiabá opera normalmente neste domingo (25), segundo turno das eleições, com gratuidade para todos os passageiros. Segundo a secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.SegP), coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves, o dia transcorreu sem problemas. “Nenhuma intercorrência registrada. Os ônibus rodaram normalmente”, afirmou.

Os ônibus começaram a circular às 4h40, com frota completa até as 17h. Após esse horário, a operação foi reduzida conforme a queda na demanda. A gratuidade é garantida pela Lei Municipal nº 7.248, de 29 de abril de 2025, que instituiu a Tarifa Zero no transporte público do município.

Durante todo o dia, agentes de trânsito e transporte estiveram nas ruas para monitorar a circulação, orientar motoristas e garantir a fluidez do tráfego. Ônibus reserva ficaram disponíveis para atender eventuais casos de superlotação.

A operação incluiu ainda atendimento para pessoas com deficiência (PCD), com ônibus da Buscar disponibilizados conforme termo de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a Prefeitura, por meio da Semob.SegP e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA