Diamantino

Prefeito de Diamantino conduz fortalecimento do consórcio de saúde que beneficia municípios da região

Publicado em

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Norte de Mato Grosso (CISCN-MT), promoveu na segunda-feira (13.10), no gabinete, uma reunião estratégica com representantes dos municípios consorciados de São José do Rio Claro, Alto Paraguai e Nortelândia.

De acordo com o prefeito de Diamantino e presidente do consórcio, Chico Mendes, o objetivo da reunião foi alinhar estratégias para 2026, aumentar o número de procedimentos ofertados à população e otimizar recursos por meio da cooperação entre os municípios.

“Nossos encontros estão cada vez mais produtivos. A união entre os municípios é o único caminho para fortalecer o consórcio e melhorar o atendimento à população de toda região.”

Ele ainda completou: “Esse projeto nasceu em 2005, passou por um período de menor atuação e agora vamos alavancar o acesso da população e reescrever sua história”

Segundo a organização, uma das medidas discutidas foi a atualização do modelo de participação financeira entre os municípios, após quase duas décadas sem revisão. A proposta tem como finalidade ampliar a atuação do consórcio na prestação de serviços de saúde.

O presidente do CISCN-MT, Chico Mendes, destacou que está em estudo uma nova estruturação da tabela de procedimentos vinculada ao Programa Fila Zero MT, com o objetivo de ampliar a variedade de serviços oferecidos e fortalecer a parceria com o Sistema Fecomércio, que atua como colaborador em ações voltadas à saúde regional.

Ainda conforme o presidente, outra frente de atuação será a busca ativa de novos recursos, por meio de captação de verbas parlamentares em âmbito estadual e federal.

Todas essas propostas, segundo Chico Mendes, têm como objetivo concentrar os serviços de saúde na própria região, reduzindo deslocamentos para a capital e fortalecendo também a economia local, com a manutenção dos atendimentos e contratações nos próprios municípios consorciados.

O prefeito Levi Ribeiro, de São José do Rio Claro, ressaltou o engajamento e os resultados do grupo.

“Parabenizo a nova administração pelo empenho e iniciativa. Todas as nossas reuniões têm sido objetivas e com grandes resultados, porque nós fazemos aquilo em que acreditamos.”

Já o prefeito de Nortelândia, Mariano Gomes, destacou o trabalho desenvolvido e o fortalecimento da instituição pública.

“Quero parabenizar a gestão pelo trabalho que vem fazendo à frente do consórcio. Estamos muito contentes e queremos fortalecer cada vez mais para seguir avançando.”

O prefeito Adair José, de Alto Paraguai, também reforçou a importância da retomada do protagonismo regional.

“A nova gestão chegou para resgatar a credibilidade do consórcio. Estamos somando esforços justamente para melhorar a saúde da nossa região e atender melhor cada cidadão.”

Participaram também da reunião a secretária de Saúde de Diamantino, Adélia Maria; a secretária de Saúde de Nortelândia, Thais Oliveira; a secretária de Saúde de Alto Paraguai, Vanessa Stocco, e a secretária de Saúde de São José do Rio Claro, Regiane Marques.

O encontro contou ainda com a presença do secretário executivo do CISCN-MT, Marco Antônio, e da assessoria jurídica do consórcio, representado por Kadd Haeg Maciel.

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Prefeitura amplia aulas gratuitas de hidroginástica para o Novo Diamantino

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e de Saúde, amplia a oferta de atividades físicas gratuitas no município. A partir de 1º de setembro, o Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, localizado na Avenida das Palmeiras, bairro Novo Diamantino, passa a receber aulas de hidroginástica às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30. 

A nova turma amplia o acesso à modalidade, que já é oferecida no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, no bairro Buriti, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. A hidroginástica é destinada a pessoas com 18 anos ou mais.

A hidroginástica é uma atividade de baixo impacto que contribui para o fortalecimento muscular, mobilidade, equilíbrio e condicionamento físico. A modalidade pode ser uma opção para pessoas com dores articulares, limitações de mobilidade ou que apresentam dificuldades para realizar exercícios de maior impacto, incluindo pessoas que permanecem com dores e limitações após doenças como a chikungunya.

Para participar das aulas de hidroginástica, o interessado deve primeiro procurar a sua Estratégia de Saúde da Família (ESF), onde passará por avaliação e receberá a liberação para a prática da atividade. Após essa etapa, deverá procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para efetivar a inscrição.

Aulas de natação continuam recebendo novas inscrições 

Além da hidroginástica, a Prefeitura também mantém abertas as inscrições para as aulas gratuitas de Natação Infantil, destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

As aulas são realizadas na AABB, às quartas-feiras, das 15h às 17h, e às quintas-feiras, das 8h às 10h.

Para mais informações sobre as modalidades e inscrições, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, localizado na Rua dos Esportes, bairro Buriti.

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA