Cuiabá
Cuiabá aplica mais de 9,7 mil doses no Dia D de Multivacinação
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou equipes em toda a cidade neste sábado (18) para a realização do Dia D de Multivacinação, voltado à atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes de até 15 anos. A iniciativa faz parte da estratégia municipal para ampliar a cobertura vacinal, combinando atendimento em unidades de saúde, escolas e pontos de grande circulação, além da busca ativa de crianças e adolescentes com esquema vacinal incompleto.
Durante a ação, todas as 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade permaneceram abertas das 8h às 17h, oferecendo vacinas e atividades educativas. Paralelamente, algumas unidades também realizaram ações de prevenção ao câncer de mama, dentro da campanha Outubro Rosa.
Ao todo, foram aplicadas 9.732 doses, distribuídas entre diferentes imunizações:
Influenza trivalente: 3.219; Dupla adulto: 630; Dengue (atenuada): 835; Febre amarela: 846; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): 1.080; HPV quadrivalente: 551; Meningocócica ACWY: 505; Varicela: 418; Poliomielite injetável: 335; DTP: 326; Hepatite B: 330; Pentavalente (DTP/HepB/Hib): 64; Meningocócica C: 63; Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela): 66; Hepatite A infantil: 84; COVID-19 Pfizer (menor de 5 anos): 102; Pneumocócica 10: 103; COVID-19 Pfizer (acima de 12 anos): 90; Rotavírus: 33; Dupla viral (sarampo e rubéola): 12; dTpa adulto: 18; COVID-19 Pfizer (5 a 11 anos): 19; COVID-19 Moderna (Spikevax): 1; Raiva: 2.
“Esta mobilização é fundamental para garantirmos que nossas crianças e adolescentes completem seu esquema vacinal. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças e proteger a saúde de toda a população”, afirmou a secretária de Saúde, Danielle Carmona.
A secretária-adjunta da Atenção Primária, Cinara Brito, destacou o esforço das equipes: “Todos os profissionais estiveram empenhados para oferecer atendimento de qualidade e garantir que nenhum público-alvo fosse deixado de fora. Nossa meta é que a vacinação chegue a todas as famílias, reforçando a proteção das nossas crianças e adolescentes”.
Cerca de 300 profissionais da saúde estiveram envolvidos na ação, garantindo o funcionamento de todas as unidades e o atendimento adequado à população. O Dia D de Multivacinação reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em promover a prevenção de doenças e conscientizar sobre a importância da imunização.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Paula Calil rebate críticas após rejeição da LDO e defende discussão técnica sobre o orçamento
LEGISLATIVO
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), criticou a politização do debate em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e defendeu que a discussão sobre o planejamento financeiro do município seja conduzida com responsabilidade, transparência e foco no interesse da população. A declaração foi feita durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), em resposta às críticas direcionadas ao Legislativo após a rejeição da proposta em Plenário na semana passada.
Segundo Paula, a Câmara cumpriu rigorosamente todas as etapas previstas no processo legislativo, assegurando transparência e ampla participação dos parlamentares e da sociedade durante a tramitação da matéria.
“Não podemos permitir que a desinformação se transforme em informação. A LDO é um dos instrumentos mais importantes para a população e não pode ser transformada em objetivo de politicagem”, afirmou.
A presidente explicou que o projeto encaminhado pelo Executivo Municipal respeitou todo o rito legislativo. O texto teve prazo regimental para apresentação de emendas pelos vereadores, passou pela análise das comissões permanentes e foi debatido em duas audiências públicas antes de seguir para votação em Plenário.
Paula destacou ainda que a LDO é uma das matérias mais importantes apreciadas pelo Legislativo, pois estabelece as metas e prioridades da administração municipal para o exercício seguinte e serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), responsável por definir a aplicação dos recursos públicos.
Durante o pronunciamento, a presidente também fez um apelo para que os vereadores analisem a matéria com responsabilidade, priorizando o interesse da população.
“Faço um apelo aos nobres pares para que estudem o projeto e as emendas apresentadas. Cada vereador tem sua prerrogativa de voto, mas estamos tratando de um processo extremamente importante para o planejamento da nossa cidade”, declarou.
Após a rejeição da proposta, a Câmara manteve o calendário de sessões ordinárias. Conforme determina a legislação, o recesso parlamentar somente poderá ser iniciado após a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Até lá, caberá ao Executivo Municipal encaminhar um novo projeto para análise e votação dos vereadores.
Por fim, Paula reafirmou o compromisso da Câmara com um processo legislativo transparente e responsável, destacando que a importância da LDO exige um debate pautado pelo interesse público.
“Estamos tratando de uma das matérias mais importantes do ano para o município. Precisamos discutir esse tema com seriedade, responsabilidade e respeito à população, sem transformar um instrumento de planejamento em palco para disputas políticas”, concluiu.
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













