Cuiabá

Primeira-dama participa da entrega de óculos a meninas do Programa Siminina

Publicado em

Cuiabá

Em mais uma ação voltada ao cuidado das meninas atendidas pelo Programa Siminina, a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, participou da entrega de 17 óculos gratuitos a alunas das unidades dos bairros Jardim Renascer, Três Barras e Novo Paraíso 2. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o projeto Diniz Social e o Núcleo de Apoio à Primeira-Dama.

Ao todo, 50 Simininas participaram da ação, passando por avaliação oftalmológica com os profissionais Dr. Marcel Leão, Dra. Michelly Barros e José Sardinha, parceiros das Óticas Diniz da região central de Cuiabá. Após os exames, foram identificadas 17 meninas com necessidade de uso de lentes corretivas, que receberam gratuitamente os óculos por meio do projeto Diniz Social.

Durante a entrega, a primeira-dama Samantha Iris agradeceu ao projeto Diniz Social e também ao empresário Robson Hebert, que entregou presentes do Planet Park. Ela classificou a ação social como uma grande inspiração tanto para aqueles que querem ajudar quanto para as meninas. “Eu fico muito feliz por cada presente dado às meninas. Agradeço a vocês por essas oportunidades oferecidas a elas. Que aproveitem esse presente e saibam que o carinho e as oportunidades que recebem hoje podem inspirá-las, no futuro, a também ajudar outras pessoas”, destacou a primeira-dama.

Os proprietários da Ótica Diniz, Thiago André da Nóbrega Lira e Nadja Helaine Araújo da Nóbrega Lira, explicaram que a doação faz parte do Diniz Social, projeto nacional da franquia que, em 2025, chega à nona edição e já beneficiou mais de 100 mil crianças em todo o país.

“Convidei Ivete Carneiro, coordenadora do Programa Siminina, para fazer parte do Diniz Social, contemplando-as com esses óculos, porque uma ação não é importante somente para quem recebe, mas também para quem faz. Cresci ouvindo minha avó dizer que uma andorinha só não faz verão, mas, se cada um fizer um pouquinho, o mundo pode ficar melhor. Às vezes, um simples gesto, como levar uma criança ao parque ou ao teatro, já transforma uma vida. E poder contribuir com isso é muito gratificante”, afirmou Thiago.

Nadja Helaine explicou que as Simininas inicialmente passaram pela consulta médica e, após essa etapa, realizaram a escolha da armação e a medição necessária para a confecção das lentes pela loja. “Quando as lentes ficam prontas, elas retornam para buscar os óculos já montados”, detalhou.

A mãe de uma das beneficiadas, Sabrina Ramos Nascimento, contou que a filha, Melyssa Vitória de Matos, de 7 anos, aluna da unidade do Novo Paraíso, foi diagnosticada com problema de visão durante as atividades do programa. “Desde o primeiro momento, o pessoal do Siminina me deu todo o apoio. Assim que perceberam a dificuldade da Melyssa, já a incluíram no projeto, fizeram a consulta e providenciaram os óculos. Tenho certeza de que isso vai melhorar muito o aprendizado e a educação dela. Sou muito grata por todo o cuidado e atenção que tiveram com a minha filha”, afirmou emocionada.

O Programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, atende atualmente 1.149 meninas com idades entre 6 e 14 anos, em 16 unidades distribuídas pela cidade. O projeto oferece atividades socioeducativas, balé, fanfarra e reforço escolar.

#PraCegoVer

A imagem mostra a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, ao lado dos proprietários da Ótica Diniz, Thiago André da Nóbrega Lira e Nadja Helaine Araújo da Nóbrega Lira, junto às Simininas contempladas com exames, óculos e presentes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cães Noturno e Luna encantam alunos da Emeb Senador Gastão durante Educa Pet 2026

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou a 1ª edição do projeto Educa Pet 2026 na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão de Matos Muller, reunindo 240 alunos de oito turmas do 4º e 5º ano para uma aula diferenciada sobre a causa animal, com foco na conscientização das crianças sobre proteção, guarda responsável e combate aos maus-tratos.

Promovida pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Educa Pet tem como madrinha a primeira-dama Samantha Iris.

Durante o encontro, os estudantes participaram de palestras ministradas pela secretária municipal de Bem-Estar Animal, Morgana Ens, e pelo policial penal Poleto, coordenador do Canil da Polícia Penal da Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso. A programação contou ainda com a participação especial dos cães Noturno e Luna, que encantaram a criançada.

Morgana Ens destacou a importância de trabalhar o tema dentro das escolas, principalmente em bairros que registraram maiores índices de denúncias de maus-tratos. “Estamos retomando a campanha educacional nas escolas nos bairros onde tivemos maiores índices de denúncias de maus-tratos. Para este semestre, queremos realizar pelo menos mais sete edições até o início das férias. Estamos trazendo convidados especiais, animais e mais interatividade com as crianças, para plantar a sementinha da educação ambiental voltada à causa animal”, afirmou.

A secretária também orientou os alunos sobre alimentação adequada, consultas veterinárias regulares, banho, passeios seguros com coleira e identificação, além da importância da adoção responsável e da castração como forma de controle populacional e prevenção do abandono.

O policial penal Poleto apresentou aos estudantes o trabalho desenvolvido com os cães da corporação. De forma dinâmica e interativa, explicou como funciona o treinamento dos animais e a importância do faro apurado nas ações policiais. “Hoje eu trouxe dois cães para vocês. Eles fazem parte do meu trabalho e passam por treinamento todos os dias. São preparados para ajudar a polícia. Vocês sabiam que esses cães ajudam a encontrar drogas e outros materiais ilícitos? Isso acontece por causa do faro deles, que é extremamente apurado. Eles têm cerca de 100 milhões de células olfativas, muito mais do que nós, humanos, o que permite identificar cheiros com muita precisão”, explicou.

Poleto também apresentou a cadela Luna, campeã estadual e sul-americana, destacando suas habilidades em corrida, salto e faro, além da contribuição no auxílio às forças policiais.

Para o diretor da unidade, Wanderson Rodrigues Miranda, a presença da Secretaria de Bem-Estar Animal na escola é fundamental para a formação cidadã dos estudantes. “Fazemos uma avaliação muito positiva, porque a causa animal é importante e todos precisam aprender desde cedo a cuidar e amar os animais. A Secretaria de Bem-Estar Animal estar dentro das escolas com esse projeto, tratando desse assunto com as nossas crianças, contribui para formar adultos mais conscientes sobre uma causa tão relevante”, avaliou.

O projeto Educa Pet foi lançado em outubro de 2025, transformando alunos da EMEB Maria Elazir Correia de Figueiredo, localizada no bairro São João Del Rei, em “protetores mirins”. O Educa Pet já passou pela EMEB Orzina de Amorim, no bairro Jardim Vitória, pela EMEB Santa Cecília e pela EMEB Professor Zeferino Leite, no bairro Pedra 90.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA