Várzea Grande
Lixo é encontrado em travessia recém-construída pela Prefeitura no Jardim Alá
Várzea Grande
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, reforça o apelo para que a população colabore com o poder público, evitando o descarte irregular, especialmente nesse período de chuvas
A Prefeitura de Várzea Grande registrou o descarte irregular de lixo na travessia da Rua São Sebastião, no bairro Jardim Alá. A estrutura foi recentemente reconstruída pela Secretaria de Viação e Obras com o objetivo de amenizar os impactos causados pelas chuvas e garantir mais segurança e trafegabilidade aos moradores da região.
A travessia havia sido danificada pelas fortes enxurradas no início do ano e precisou ser reerguida. No entanto, poucos meses após a conclusão da obra, o local voltou a apresentar acúmulo de lixo e entulho, o que compromete o escoamento da água e aumenta o risco de alagamentos. Essa prática, além de ilegal, causa prejuízos à infraestrutura pública e transtornos às famílias que vivem nas proximidades.
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, reforçou o apelo para que a população colabore com o poder público, evitando o descarte irregular.
“Essa travessia foi reconstruída justamente para evitar os transtornos que os moradores enfrentavam durante o período de chuvas. Quando o lixo é jogado nesses pontos, ele bloqueia a passagem da água e coloca tudo a perder. É importante que todos façam a sua parte para manter a cidade segura e em boas condições”, destacou o secretário.
A Prefeitura lembra que o descarte de resíduos em vias públicas e nas proximidades de córregos é proibido por lei e pode gerar multas. A população deve utilizar os serviços regulares de coleta e manter os espaços públicos limpos. A conscientização e o cuidado coletivo são fundamentais para preservar as melhorias realizadas e prevenir novos problemas durante o período chuvoso.
Galeria de Fotos (5 fotos)
Mato Grosso
Flávia Moretti culpa presidente da Câmara por travar projetos e agravar crise em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), responsabilizou o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), pelo agravamento da crise financeira enfrentada pelo município. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (16), a gestora afirmou que a falta de aprovação de projetos enviados pelo Executivo tem impedido o acesso a recursos e prejudicado o equilíbrio das contas públicas.
As declarações ocorreram após a publicação dos decretos que declararam situação de calamidade financeira no município e no Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Segundo Flávia, a administração assumiu uma dívida bilionária relacionada a precatórios, mas a situação teria sido agravada por decisões tomadas pelo Legislativo. A prefeita afirmou que buscou apoio do presidente da Câmara no início do mandato, mas passou a enfrentar resistência.
“Desde que assumi, pedi apoio ao presidente Wanderley Cerqueira, mas ele decidiu engessar e atrapalhar a prefeitura e a cidade toda”, declarou.
Entre as críticas feitas pela prefeita está a redução da margem de remanejamento do orçamento municipal, que teria passado de 30% para 5%. Segundo ela, a alteração limitou a capacidade da gestão de redistribuir recursos entre as secretarias e afetou áreas consideradas prioritárias.
“Essa medida comprometeu a utilização de verbas destinadas a áreas prioritárias e dificultou o funcionamento da máquina pública”, afirmou.
Outro ponto destacado por Flávia foi a tramitação de projetos de lei encaminhados pela Prefeitura à Câmara. De acordo com a prefeita, mais de 25 propostas consideradas essenciais estão paradas há meses no Legislativo.
“Hoje, temos mais de 25 projetos de leis cruciais parados na Câmara Municipal há meses. Projetos que liberam recursos para a saúde, educação e custeio da cidade. Todos precisam ser votados, mas esses projetos de leis não são sequer pautados pelo presidente”, disse.
A prefeita afirmou ainda que a postura do presidente da Câmara teria motivação política e estaria fazendo com que a população atribuísse ao Executivo problemas relacionados à falta de investimentos e dificuldades na prestação de serviços públicos.
“Essa atitude faz com que a população pense que é a prefeitura que não está fazendo o seu dever”, declarou.
Apesar das críticas ao Legislativo, Flávia Moretti afirmou que a administração municipal seguirá adotando medidas para manter os serviços essenciais e garantir o pagamento dos servidores, enquanto busca reorganizar as finanças de Várzea Grande.
-
Várzea Grande2 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política3 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Mato Grosso3 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Várzea Grande5 dias atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida
-
Política6 dias atrásInterlegis, do Senado, é premiado por Guia de Boas Práticas no Legislativo
-
Cuiabá4 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













