Sinop

Milhares de fieis participaram das missas no Cemitério Municipal durante o Dia dos Finados

Publicado em

Sinop

Em memória dos entes queridos, a Igreja Católica Apostólica Romana realizou três missas em alusão do Dia dos Finados, no Cemitério Municipal Santo Antônio, em Sinop. As celebrações foram organizadas pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral), Paróquia Santo Antônio e Igreja São Francisco de Assis. Milhares de fiéis participaram das missas que celebraram a vida.

 

A primeira missa do dia foi realizada às 8h e presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus. Segundo a organização, uma média de 3.000 fiéis acompanharam a celebração e comungaram. Às 10h, aconteceu a segunda missa do dia. O padre Heitor Euclides Maciel Marinho foi o responsável por presidir a celebração que contou com a presença de milhares de pessoas. Às 16h aconteceu a última celebração, com a ministração do padre Marcelo Pereira da Costa.

 

A data é utilizada pela Igreja Católica para celebrar a vida e compartilhar com os fiéis que o mais importante de tudo, é aproveitar os dias ao lado de quem se ama. O padre Marcos Quaini, vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral) agradeceu o apoio da Prefeitura de Sinop na organização do cemitério para que pudesse recepcionar a população nesse momento de fé.

 

“Agradeço o apoio do poder público municipal por preparar o cemitério para receber o grande número de pessoas e também todo o apoio no trânsito. É grande o fluxo de fiéis que vem ao local para visitar os túmulos, o Cruzeiro e participar das celebrações, por isso a importância do cuidado com o espaço e organização. A grande presença de fiéis, muitos que vem de cidades vizinhas é um sinal de fé e de respeito para com a memória dos falecidos”, avaliou ele.

 

Delcivan Pereira esteve participando da missa e visitando o túmulo de seu ente querido, na companhia dos filhos. Para ele, a data é importante, também, para ensinar os filhos que a vida e a morte fazem parte da caminhada humana. “É uma data importante, onde a gente tem que relembrar e lembrar de nossos entes queridos, familiares e amigos que já partiram. É um momento, também, de mostrar para nossos filhos que existe a vida e a morte e elas fazem parte de nossa caminhada”, expressou ele.

 

Durante os três dias (sexta, sábado e domingo) em que o Cemitério Municipal ficou organizado e foi mobilizado para recepcionar as famílias, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo local para visitar o túmulo de seu ente querido. “Preparamos o ambiente com pequenas reforças, revitalização e limpeza para proporcionar às famílias um momento mais aconchegante para esse momento de recordação. Estimamos que cerca de 30 mil pessoas passaram pelo cemitério, que é o único da cidade até o momento, e puderam visitar seu parente, seu amigo que partiu”, disse a secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon.

 

Para melhor recepcionar os visitantes, a Prefeitura cedeu 56 espaços, na área externa do Cemitério, ao longo da avenida Dom Henrique Froelich, para comerciantes fazerem, organizadamente, a venda de produtos religiosos e alimentação aos fieis que passaram pela cemitério nesse dia dos finados. A Guarda Civil Municipal (GCM) também intensificou a fiscalização na região para organizar o trânsito e garantir tranquilidade às pessoas que chegavam ao local.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeito Roberto Dorner autoriza obras da fase 2 no Parque Jardim Botânico

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner assinou a ordem de serviço para segunda fase de obras no Parque Jardim Botânico que receberá, nesta nova etapa, um labirinto verde para trilhas sensoriais, o que vai estimular o contato com a natureza, uma árvore digital para com roteadores com acesso à internet para a população, além de cercamento total do parque, compreendendo a avenida das Itaúbas e Flamboyants, e novas guaritas para ampliar a segurança do local para a população e servidores. O documento foi assinado na última semana e deve ser publicado nos próximos dias em Diário Oficial.

Além das melhorias, o espaço, que também sedia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, receberá mais três salas administrativas, refeitório para os servidores, e um novo barracão coberto para guardar os maquinários utilizados pela pasta. Os investimentos são na ordem de R$ 1,3 milhão, valor remanscente dos R$ 13,7 milhões destinados para a construção do parque (emenda parlamentar do Senador Wellington Fagundes, por meio de convênio da prefeitura de Sinop com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O Parque Natural Municipal Jardim Botânico está localizado na reserva R-3, uma das regiões mais privilegiadas da cidade, ocupa 50 hectares de área verde e está aberto à população com acesso gratuito. O espaço foi inaugurado em 30 de junho de 2024 e, hoje, é considerado um dos principais atrativos turísticos e o maior complexo de esporte, lazer e bem-estar do município.

Com uma estrutura planejada para atender a moradores e visitantes de todas as idades, o parque conta com seis quadras de areia, três quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, um prédio administrativo onde está instalada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quatro parques infantis, duas academias ao ar livre e dois banheiros, sendo um na avenida das Sibipirunas e outro na rua dos Abacateiros.

O Jardim Botânico também se destaca pela pista de caminhada em piso intertravado com mais de 13 mil metros quadrados, permitindo ao visitante exercitar-se em meio à vegetação nativa.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA