Cuiabá
Cuiabá intensifica revitalização de quadras esportivas e leva mais lazer e cidadania aos bairros
Cuiabá
Entre agosto e outubro, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), executou um amplo programa de revitalização de quadras poliesportivas em diferentes regiões da cidade. A iniciativa, realizada em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Obras, tem como meta alcançar 20 quadras reformadas até o fim de 2025.
Até o início de novembro, 11 quadras já haviam sido revitalizadas, beneficiando diretamente cerca de 150 mil moradores em 10 bairros. As ações incluem limpeza completa das áreas, reparos estruturais com aplicação de argamassa para fechar rachaduras, lixamento e nova pintura com demarcação esportiva. Todo o material, a coordenação técnica e o suporte logístico são fornecidos pela Smel, enquanto vereadores e comunidades locais participam ativamente da execução.
“Essas ações reforçam o compromisso da Secretaria de Esportes e Lazer com a valorização dos espaços públicos, proporcionando mais qualidade e incentivo à prática esportiva nas comunidades”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves. Ele destaca ainda que a iniciativa está promovendo uma mudança de mentalidade. “A participação da comunidade e dos vereadores tem mostrado, na prática, que quando a população se envolve, o cuidado com os espaços é muito maior”.
O investimento é enxuto: cada quadra revitalizada custa em torno de R$ 3 mil, valor referente apenas ao material utilizado. Segundo a Smel, o modelo colaborativo permitiu uma economia significativa. “Hoje, com o valor que antes era gasto para reformar uma quadra, conseguimos revitalizar nove”, explica o secretário.
As obras são definidas em conjunto entre a Smel e os representantes locais, de acordo com a disponibilidade de agenda e as demandas das comunidades. Embora as revitalizações partam de iniciativa da Secretaria, qualquer morador ou entidade pode solicitar a melhoria enviando um ofício à Smel.
Entre os bairros já contemplados estão Pascoal Ramos, CPA I, Alvorada, Imperial, Pedregal, Terra Nova, Pedra 90, Lixeira, Coophema, Jardim Industriário I e Jardim Araçá, com o apoio de vereadores como Samanta Íris, Michelly Alencar, Dilemário Alencar, Ilde Taques, Katiuscia Manteli, Paula Calil e Dra. Mara.
Para o secretário Jefferson Neves, o programa vai além da recuperação física dos espaços: é um investimento social. “Revitalizar quadras é também revitalizar a convivência, o lazer e o sentimento de pertencimento nas comunidades”, resume.
Com resultados visíveis e uma estratégia de parceria eficiente, a revitalização das quadras tem se consolidado como um exemplo de gestão compartilhada e uso responsável dos recursos públicos, transformando, pouco a pouco, o cenário esportivo e comunitário de Cuiabá.
#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra quadra esportiva revitalizada no bairro Pedra 90.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Ilde Taques intensifica articulação para disputar presidência da Câmara de Cuiabá
O vereador Ilde Taques (Podemos) afirmou nesta quinta-feira (16) que continua em articulação para viabilizar sua candidatura à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. Segundo ele, o momento é de intensificar o diálogo com os demais vereadores, independentemente de posicionamento político, com o objetivo de consolidar apoios até a votação.
Taques ressaltou que o processo depende de construção coletiva e que a definição passa, necessariamente, pela capacidade de articulação dentro da Casa.
“É um processo eleitoral, como todos os outros. Até o dia da eleição, a gente tem que trabalhar o voto. São 27 vereadores; independentemente de base ou posição independente, todos votam. E a gente, até o dia 25, vai continuar trabalhando esse voto dos pares”, afirmou.
Ilde também detalhou a composição da chapa que vem sendo construída, reunindo parlamentares de diferentes partidos. A vereadora Paula Calil (PL) foi convidada para assumir a primeira secretaria, enquanto Eduardo Magalhães (Republicanos) deve ficar com a vice-presidência e Michelly Alencar (União) com a segunda vice-presidência.
“Nós estamos definindo apenas uma vaga de segundo secretário. Hoje nós temos a cabeça de chapa com Ilde, presidente. A vereadora Paula foi convidada para ser primeira secretária. O vereador Eduardo Magalhães, como vice-presidente. E a vereadora Michelly como segunda vice-presidente”, explicou
Ao comentar a possibilidade de mudança no regimento interno que permitiria reeleições consecutivas, o vereador demonstrou preocupação com os impactos para a democracia.
“Isso seria um retrocesso para a Câmara Municipal de Cuiabá. Se isso acontecer, o presidente pode ficar seis anos no poder, se perpetuando. Isso é muito ruim para a democracia e para o cidadão cuiabano. Imaginem só seis anos com o mesmo presidente. Eu não acredito que isso vá acontecer”, concluiu.
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Polícia6 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos





