Diamantino

Secretaria de Educação de Diamantino inicia aplicação do Saeb 2025 na rede municipal de ensino

Publicado em

Diamantino

Entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, as escolas da rede municipal de ensino de Diamantino participarão da aplicação da Prova Saeb 2025, Sistema de Avaliação da Educação Básica. A avaliação é direcionada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e tem como principal objetivo diagnosticar a aprendizagem dos estudantes, além de subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação.

Coordenado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) e pela Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a iniciativa conta com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

A secretária municipal de Educação, Wânia Augusto, destacou a relevância do processo avaliativo como instrumento de reflexão e aprimoramento do trabalho pedagógico.

“O Saeb é uma oportunidade de analisarmos com mais clareza os resultados do nosso trabalho. Cada dado obtido reflete o esforço coletivo de professores, gestores e estudantes”, afirmou a secretária.

A secretária de educação ainda ressaltou “esses dados nos ajudam a planejar novas ações e fortalecer a educação pública de Diamantino, sempre com foco na aprendizagem e no desenvolvimento dos nossos alunos”.

A assessora pedagógica, Elizangela Almeida reforçou que, ao longo do ano, as escolas desenvolveram diversas ações voltadas ao fortalecimento das habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática.

“Nossas equipes trabalharam intensamente em projetos e atividades que visam consolidar os conhecimentos fundamentais. Agora, com a aplicação da prova, queremos que nossos alunos se sintam confiantes e reconheçam o quanto evoluíram”, comentou a assessora pedagógica.

Durante o período de aplicação das provas, equipes da SEMED acompanharão todas as etapas, oferecendo suporte técnico e pedagógico às unidades escolares e garantindo um processo tranquilo, organizado e eficiente.

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública

Publicados

em

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.

Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.

“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”

O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.

Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato. 

Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

 

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA