Diamantino
Urgência e Emergência passam a funcionar no Hospital Municipal São João Batista
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o atendimento de urgência e emergência passou a ser realizado exclusivamente no Hospital Municipal São João Batista. O serviço iniciou no novo local, na quarta-feira, (05.11).
De acordo com estudos feitos por equipes da Secretaria de Saúde a transferência do atendimento irá resultar em mais agilidade, segurança e conforto aos pacientes, oferecendo suporte completo com o centro cirúrgico e os leitos de observação do Hospital Municipal. A nova estrutura de Urgência e Emergência está localizada na Avenida Municipal Doutor Marzavão de Siqueira, no Centro Histórico de Diamantino.
O prefeito Chico Mendes destacou os benefícios da mudança de local para a saúde da população em geral.
“Com essa reorganização, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido e seguro para todos os pacientes, garantindo conforto e eficiência no serviço público de saúde.”
De acordo com a secretária de Saúde, Adélia Maria, o antigo prédio do Pronto Atendimento passou a ser o Centro Integrado de Saúde (CIS), concentrando equipes de atenção domiciliar e as especialidades médicas. Sendo futuramente um polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte de Mato Grosso.
“Com essa reestruturação, buscamos otimizar os serviços e oferecer um atendimento mais integrado à população. A ideia é que o Centro Integrado de Saúde concentre, em um só espaço, diversas áreas da assistência em saúde.”
Quando procurar a urgência e emergência?
O serviço de urgência e emergência deve ser procurado em situações que ofereçam risco imediato à vida ou que necessitem de atendimento rápido, como:
-
Dificuldade para respirar
-
Desmaios ou perda de consciência
-
Acidentes e traumas
-
Dor intensa no peito ou suspeita de infarto
-
Convulsões
-
Hemorragias
-
Reações alérgicas graves
-
Pressão muito alta com sintomas
-
Febre alta persistente em crianças ou idosos
Diamantino
Prefeitura de Diamantino anuncia funcionamento da base do SAMU no município
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) entrou em funcionamento no município nesta segunda-feira (01.06).
Instalada no Centro Integrado de Saúde (CIS), a base do SAMU passa a oferecer atendimento móvel de urgência e emergência em Diamantino. A equipe será responsável pelos atendimentos realizados diretamente nos locais das ocorrências.
Os atendimentos poderão ser acionados pelo número 192, pelo celular (65) 9.9993-9372, pelo telefone fixo (65) 3317-3200 e também pelo aplicativo 192 Fácil, disponível para aparelhos Android e iOS.
Android:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samu.x_192facil
iOS:https://apps.apple.com/br/app/192-f%C3%A1cil/id1501340705
Os chamados são recebidos pela Central de Regulação do SAMU, em Cuiabá, que faz o direcionamento da equipe para o município.
O prefeito, Chico Mendes, destacou a importância da implantação do serviço para a população.
“A implantação da base do SAMU representa mais segurança, agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. Além de atender os moradores de Diamantino, o serviço também estará disponível para pessoas que estejam de passagem pelo município e precisem de atendimento de urgência ou emergência, por meio de um canal reconhecido nacionalmente.”
A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, explicou as mudanças que passam a ocorrer com a implantação da base.
“Até então, os atendimentos que exigiam deslocamento até o local da ocorrência eram realizados pela equipe municipal de urgência e emergência. Com o início das atividades da base do SAMU em Diamantino, esse serviço passa a contar com uma equipe específica e preparada para atender esse tipo de ocorrência.”
A secretaria ainda completou: “A partir de agora, a população deve acionar diretamente o 192 ou os demais canais disponibilizados pelo SAMU.”
A assessora técnica de Saúde, Pâmela Costa, ressaltou o trabalho desenvolvido para que a base pudesse iniciar os atendimentos no município.
“Esse é um trabalho que começou ainda no ano passado. Desde então, foram cumpridas todas as etapas necessárias para a implantação da base do SAMU em Diamantino, incluindo adequações na estrutura da unidade, vistoria técnica, disponibilização e capacitação de uma equipe específica, além do cumprimento de todas as exigências previstas para a habilitação do serviço.”
-
Polícia4 dias atrásPai é preso suspeito de espancar e matar filha de 12 anos em VG
-
Cuiabá4 dias atrásCuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera
-
Várzea Grande5 dias atrásMegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande
-
Mato Grosso6 dias atrásMax Russi: composição da Federação sacramenta apoio a Pivetta e inviabiliza outras candidaturas
-
Cuiabá6 dias atrásOperação remove cabos irregulares neste domingo na avenida Comandante Costa
-
Polícia6 dias atrásJovem de 26 anos é morta por estrangulamento e polícia investiga possível estupro
-
Esportes4 dias atrásApós despedida no Maracanã, seleção faz amistosos nos EUA
-
Cuiabá6 dias atrásAbilio ironiza acusações de pedalada fiscal e cita pedal da Semob










