Polícia
Força Tática prende homem por receptação, recupera motocicleta e apreende arma de fogo
Polícia
Policiais militares da Força Tática do 4º Comando Regional prenderam um homem, de 22 anos, por porte ilegal de arma de fogo e receptação, neste domingo (9.11), em Rondonópolis. O homem é suspeito de uma tentativa de roubo com disparos de tiro no sábado (8). Com o suspeito, foram apreendidos um revólver e seis munições calibre .22, e uma motocicleta furtada foi recuperada.
A equipe policial da 14ª Companhia Independente foi acionada para uma ocorrência de uma tentativa de roubo em um estacionamento de um edifício, no bairro Vila Birigui. De acordo com o relato da vítima, um homem de 28 anos, ao chegar ao local foi abordado por dois homens em uma motocicleta anunciando o assalto.
Em seguida, os criminosos exigiram a chave de um veículo e o homem negou entregar. Os suspeitos efetuaram um disparo de tiro que atingiu o pé da vítima, além de terem o agredido com coronhadas na cabeça. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para os primeiros socorros e, posteriormente, encaminhou a vítima para o hospital.
Os policiais tiveram acesso às imagens de segurança do local, e iniciaram diligência em buscas pelos suspeitos. Durante patrulhamento pelo bairro Jardim Morumbi, a equipe flagrou um homem com as mesmas características de um dos suspeitos no crime, em uma motocicleta. O homem fugiu ao ver os militares e perdeu o controle da moto, caindo ao solo.
Durante a abordagem, os policiais identificaram que a motocicleta era produto de furto ocorrido na quinta-feira (6). Questionado sobre o crime, o suspeito confessou que participou da tentativa do roubo e que teria um comparsa, indicando o endereço. Foi identificado que o homem possui outras passagens criminais como tráfico de drogas e receptação.
A equipe se deslocou para a residência do segundo suspeito, que não foi localizado. Em buscas na residência, os policiais encontraram um revólver calibre .22 com seis munições do mesmo calibre.
Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
*Sob supervisão Wellyngton Souza
Fonte: PM MT – MT
Polícia
Operação derruba esquema que suava funcionários e motoristas para desviar cargas de soja
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Zira’A, para cumprimento de ordens judiciais relacionadas a investigação que apura a atuação de um grupo suspeito de envolvimento em furtos e desvios de cargas de soja em propriedades rurais da região oeste do estado.
Na operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Pontes e Lacerda e de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Também foi decretado pela Justiça afastamento do sigilo de dados telefônicos e telemáticos dos aparelhos eletrônicos eventualmente apreendidos, possibilitando a extração e análise de informações que possam contribuir para esclarecer a extensão do esquema, identificar outros envolvidos e individualizar a atuação de cada suspeito.
A investigação iniciou após o registro do furto de uma carga de soja ocorrido em julho de 2023, em uma propriedade rural localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, quando foi furtada uma carga de soja, avaliada em aproximadamente R$ 100 mil.
A análise de materiais apreendidos, oitivas e levantamentos patrimoniais revelou que os alvos da operação atuavam juntos no desvio contínuo de cargas na região.
Além da ação principal, a Polícia Civil identificou a relação de parte dos investigados com o furto de uma carga de soja em Pontes e Lacerda, o que demonstra que os fatos não se tratam de um episódio isolado.
Como funcionava o esquema
A investigação aponta que a subtração dos grãos exigia a participação alinhada do balanceiro, do classificador, do motorista e do proprietário do veículo. Juntos, eles viabilizavam a saída da soja sem o registro fiscal e contábil, permitindo o desvio da carga para recepção ilegal por terceiros.
As diligências indicaram ainda que a dinâmica criminosa não se limitava ao transporte. O esquema exigia a atuação coordenada de pessoas situadas tanto dentro da propriedade rural, responsáveis por viabilizar a pesagem, classificação e liberação irregular dos grãos, quanto fora dela, com a disponibilização dos veículos e realização do transporte das cargas desviadas.
As investigações também apontaram suspeitas de utilização de empresas e aquisição de bens para ocultação e dissimulação de valores provenientes dos crimes, circunstâncias que levaram a Polícia Civil a aprofundar a apuração não apenas sobre os furtos de cargas, mas também sobre possíveis crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Apreensões
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos bens pertencentes aos investigados sobre os quais recaem indícios de terem sido adquiridos com recursos provenientes da atividade criminosa.
A medida busca impedir a ocultação ou dissipação do patrimônio possivelmente obtido com os furtos e preservar os bens para as providências cabíveis no curso da investigação e do processo criminal.
A operação representa mais uma etapa da investigação e busca reunir novos elementos de prova sobre a atuação do grupo, identificar o destino da carga furtada, esclarecer a movimentação dos valores obtidos com os crimes e verificar a eventual participação dos investigados em outros furtos de cargas de grãos ocorridos na região.
Nome da operação
O nome “ZIRA’A” faz referência à palavra árabe associada a “agricultura” ou “cultivo”, em alusão ao objeto central da investigação: o desvio criminoso de cargas de grãos provenientes de propriedades rurais.
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
OAB6 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Política6 dias atrásCongresso estará fechado para visitação neste fim de semana e feriado











