Cultura

Festival Criola na Área celebra cultura e identidade preta em São Luís

Publicado em

Cultura

Neste mês da Consciência Negra, São Luís, no Maranhão, abre, a partir desta quarta-feira, o “Festival Criola na Área”. O evento gratuito acontece no Quilombo Urbano da Liberdade, considerado o maior do gênero no Brasil, e terá, em seus três dias de programação, oficinas de criações artísticas, batalhas de rima, mostra audiovisual, cultura popular e shows que exaltam a identidade das mulheres pretas e da criação coletiva.

As atividades começam a partir das três da tarde, no Centro de Iniciação ao Trabalho, que fica na Avenida do Reggae, com ações formativas. Tem a oficina “Na trilha da cor: Botânica de Jardim”, ensinando técnicas de criação de tintas naturais a partir de plantas e pigmentos do cotidiano. Já a rapper Pantera Black ministra a oficina infantojuvenil “A Rima do Tambor ao Beat”, a partir das quatro da tarde; às 17h, tem a contação de história “Pereguedé” com a cantora Camila Reis. À noite, o espaço recebe a mostra de cinema Punga, com exibição dos curtas “Trançatlânticas”, “Ginga Reggae na Jamaica Brasileira” e “Maracanã: Território de Resistência”, seguido de bate-papo com as realizadoras.

Na quinta-feira, estão previstas as oficinas “O Som da Caixeira” e “O Toque da Zabumba”, apresentando uma iniciação para o toque de Caixa do Divino Espírito Santo e também da Zabumba; apresentações dos grupos de Tambor de Crioula Filhas de São Benedito e Proteção de Verequete, além da performance “Zabumbeiras”, seletiva e final da Batalha de Rimas da LB, além do reggae da Radiola Leoa Dourada.

Na sexta-feira, a partir das seis da tarde, o espaço cultural “Viva Liberdade” recebe a Salva das Caixeiras, seguida de várias DJs da cena maranhense, além de shows de Afroprata, Bebel Du Guetto e Enme. O encerramento do festival será a partir das onze e meia da noite com o espetáculo “Criola na Área”. A rapper Pantera Black recebe referências da música negra maranhense como Célia Sampaio, Dicy, Núbia e Regiane Araújo.

A programação completa do festival e as inscrições para as ações formativas estão disponíveis no Instagram @criolabeat.




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Sesc SP tem programação especial para celebrar a Copa de 2026

Publicados

em

Neste dia de abertura oficial da Copa do Mundo de 2026, também teve início a programação especial que o Sesc traz ao estado de São Paulo para celebrar o Mundial.  São atividades gratuitas como vivências esportivas, debates e exposições, além de transmissões de partidas em mais de 40 unidades do Sesc de São Paulo até o dia 19 de julho

No Sesc Pompeia, na capital paulista, além das transmissões das partidas, o público também pode ver de perto uma exposição que reúne cerca de 300 itens relacionados à história do Mundial que pertencem a colecionadores, como o álbum de figurinhas da Copa de 1950 e um agasalho usado por Nilton Santos na Copa de 58.


11/06/2026 - São Paulo - Unidades do Sesc em SP fazem programação especial para a Copa do Mundo. Foto: Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil
11/06/2026 - São Paulo - Unidades do Sesc em SP fazem programação especial para a Copa do Mundo. Foto: Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil

11/06/2026 – São Paulo – Unidades do Sesc em SP fazem programação especial para a Copa do Mundo. – Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil

Mario Augusto Silveira, assessor técnico da Gerência de Esportes do Sesc de São Paulo, comenta que o projeto é voltado para três grandes áreas: cultura, memória e arquibancada. 

“Quando a gente fala de memória, de cultura esportiva, a gente tem muitos personagens importantes que passaram pelas copas, que precisam ter visibilidade também. Também fala de novos modos de construir públicos para assistir os jogos, cultura de arquibancada. A gente também fala de questões ligadas à diversidade e trabalha para que o esporte que a gente acredita chegue a mais pessoas; que a gente consiga contribuir para que nós tenhamos um esporte efetivamente democrático e acessível.”

Sandra Regina Monteiro pratica atividades físicas no Sesc e foi assistir ao jogo de abertura da Copa nesta quinta-feira (11). Ela fala o que espera da estreia do Brasil no campeonato. 

“Vou assistir, já entrei no bolão. A esperança tem que ter, né? São 24 anos sem ganhar, tem que ganhar. Eu tô botando fé no Endrick.”


11/06/2026 - São Paulo - Unidades do Sesc em SP fazem programação especial para a Copa do Mundo. Foto: Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil
11/06/2026 - São Paulo - Unidades do Sesc em SP fazem programação especial para a Copa do Mundo. Foto: Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil

11/06/2026 – São Paulo – Unidades do Sesc em SP fazem programação especial para a Copa do Mundo.- Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil

No próximo sábado (13), o Sesc Consolação traz um bate papo que destaca a força e o protagonismo das mulheres no futebol com a jogadora Cacau Fernandes e a jornalista Milly Lacombe. 

Na mesma unidade, aos sábados, uma oficina ensina aos participantes como criar o próprio álbum artesanal de figurinhas. E tem ainda exibição de filmes sobre a história dos campeonatos e seus personagens, como o documentário Pelé: O Rei Desconhecido, e As Primeiras, sobre a primeira seleção brasileira feminina de futebol. 

A programação completa do Sesc na Copa está disponível na internet.

* Com colaboração de Elaine Patrícia Cruz.
 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA