Várzea Grande

Conselho promove audiência pública, com participação ativa do Sintep/VG, para avaliar Plano Municipal de Educação

Publicado em

Várzea Grande

Evento foi aberto e proporcionou a participação da sociedade civil e de profissionais da Educação, inclusive do Sintep/VG: “É a primeira vez na história, que uma gestão municipal estreita relações com o sindicato e avanços já foram efetivados ainda no primeiro semestre”

 

O Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande (CME), promoveu ontem (24),  audiência pública para a avaliação do Plano Municipal de Educação e avaliação de elaboração de políticas públicas para o setor. O evento ocorreu no auditório da Igreja Batista Nacional no Cristo Rei.

De acordo com a presidente do Fórum Municipal de Educação, professora Marli de Jesus, a audiência pública, promovida pelo CME, foi um evento aberto, onde a sociedade civil e profissionais da Educação puderam apresentar opiniões e sugestões, tendo como propósito aumentar a transparência e a participação popular no processo de tomada de decisões na esfera municipal no âmbito da Educação.

Representando a Prefeitura, o vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), defendeu a criação de uma política de ensino de Estado ao invés de política de gestão. “É possível a criação de política de ensino que seja de Estado, que possa ser votada e aprovada pela Câmara, que seja institucional, que garanta o avanço do ensino e a valorização dos profissionais, independente de quem esteja na gestão para ter sua continuidade?” perguntou Zaeli.

O vice-prefeito reforçou que, tanto ele, quanto a prefeita Flávia Moretti são pessoas comuns como todos ali presentes, “não somos pessoas que tratam a política como negócio e nem oportunidade. Somos passageiros e queremos deixar um legado de verdade” completou.

O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, disse que a avaliação do Plano Municipal de Educação é importante para analisar também a questão dos avanços na valorização profissional, contemplado nas metas do próprio PME. Moura destacou que pela primeira vez na história, a nova gestão municipal tem estreitado as relações com a entidade e avanços já foram efetivados ainda no primeiro semestre com o pagamento da recomposição do Piso Salarial Nacional/2025 de 6,27%.

“Na semana passada, em nova reunião com o secretário Igor, finalizamos um acordo para o pagamento da reposição de 34,20% para técnicos e professores” anunciou Juscelino, afirmando que a documentação está sendo agilizada para a aprovação junto aos vereadores, que possa ser pago aos servidores ainda no mês de dezembro.

O presidente do Sintep parabenizou o vice-prefeito Tião da Zaeli pela atuação do secretário Igor Cunha frente à pasta da Educação e os avanços já conquistados. Ele citou também o aumento da hora atividade de 20 para 25 horas e a contratação via seletivo de professores de Artes, Educação Física e de Inglês.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, chamou ao palco um estudante da rede municipal e apontando para ele disse aos presentes que todas as pautas discutidas no evento deveriam ter como foco principal a melhoria das políticas públicas para atender melhor os alunos da Educação Municipal de Várzea Grande. “De nada adianta discutimos aqui valorização, salários ou infraestrutura, sem o foco no futuro desse estudante que é nossa grande e verdadeira mola propulsora” afirmou.

A Audiência pública para avaliação do Plano Municipal de Educação finaliza o decênio 2015/2025 do PME. Nessa mesma audiência já foi dado início ao chamamento, conscientização e participação popular para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação de Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

DAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel

Publicados

em

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) segue avançando com importantes obras de infraestrutura para fortalecer o sistema de abastecimento de água do município. Desta vez, uma nova frente de trabalho está em andamento na Avenida Júlio Campos, onde estão sendo implantados 2.010 metros de adutora, em uma ação que beneficiará diretamente moradores, comerciantes da região e os futuros moradores do loteamento Maria Izabel.

Do total da obra, 1.320 metros de tubulação estão sendo instalados na Avenida Júlio Campos, enquanto outros 690 metros serão implantados nas ruas Maranhão e Machado de Assis. A nova rede ampliará a capacidade de distribuição de água, proporcionando mais eficiência operacional e contribuindo para a melhoria do abastecimento em toda a área atendida.

A intervenção contempla residências, estabelecimentos comerciais localizados ao longo da avenida e também o loteamento Maria Izabel, uma região em expansão que passa a contar com uma infraestrutura hídrica mais robusta para atender à crescente demanda.

A obra é resultado de uma parceria entre o DAE-VG e a construtora responsável pelo empreendimento habitacional no Maria Izabel. Por meio dessa cooperação, a empresa realizou a doação de toda a tubulação e das conexões necessárias para a execução do projeto, enquanto o DAE-VG entrou com a mão de obra técnica e operacional para a implantação da rede.

Para o presidente do DAE-VG, Rogerinho da Dakar, a iniciativa demonstra a importância das parcerias para acelerar investimentos e ampliar os benefícios à população.

“Estamos trabalhando para fortalecer o sistema de abastecimento de Várzea Grande e garantir mais qualidade na distribuição de água para a população. Essa parceria com a iniciativa privada mostra que, quando unimos esforços, conseguimos entregar resultados mais rápidos e eficientes. A implantação dessa nova adutora vai beneficiar moradores, comerciantes e acompanhar o crescimento da região do Maria Izabel, assegurando uma estrutura preparada para o futuro”, destacou.

O DAE-VG reforça que segue investindo na ampliação e modernização das redes de abastecimento em diversas regiões do município, com o objetivo de garantir maior segurança hídrica, eficiência operacional e melhor atendimento à população várzea-grandense.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA