Cultura
O Agente Secreto ultrapassa a marca de 1 milhão de espectadores
Cultura
O Filme O Agente Secreto já ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nas salas de cinema brasileiras. O longa, que estreou no Brasil no dia 6 de novembro, é a produção nacional de maior bilheteria no país em 2025.

A obra do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, estrelada pelo ator Wagner Moura, é o primeiro filme produzido fora do eixo Sul-Sudeste a ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores no Brasil. As informações são da distribuidora Vitrine Filmes e da Ancine, Agência Nacional de Cinema.
O “Agente Secreto” foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A shortlist do próximo Oscar para a categoria será anunciada nesta terça-feira (16). A shortlist é uma pré-lista com 15 filmes de vários países, que avançam na competição após uma primeira rodada de votação dos membros da Academia, antecedendo a seleção final com os cinco longas produzidos fora dos Estados Unidos concorrentes à estatueta
Pelo número de indicações e premiações da crítica, também devem estar na shortlist de Melhor Filme Internacional “A Garota Canhota”, de Taiwan, “Valor Sentimental”, da Noruega, “Sem Outra Escolha”, da Coreia do Sul e “Foi Apenas um Acidente”, do diretor iraniano Jafar Panahi – que estreou por aqui na última quinta-feira. O longa iraniano, mas que representa a França na corrida ao Oscar, venceu a Palma de Ouro de melhor filme na edição 2025 do Festival de Cannes, onde “O Agente Secreto” foi reconhecido nas categorias de melhor direção, para Mendonça, e melhor ator, para Wagner Moura.
O anúncio dos indicados ao Oscar 2026 será em 22 de janeiro, com a cerimônia principal prevista para acontecer em 15 de março.
Cultura
Festival do Museu Nacional reúne ciência e cultura no Rio de Janeiro
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove neste domingo (30) a 8ª edição do Festival Museu Nacional Vive, uma celebração que reúne ciência e cultura em um só espaço. O evento acontece na Quinta da Boa Vista, no entorno da sede do museu, na zona norte do Rio de Janeiro.

O festival celebra a reconstrução da instituição quase oito anos após o incêndio de grandes proporções que atingiu o local, mostrando que o museu continua produzindo conhecimento por meio de diversas pesquisas. Uma das atrações do evento é a Tenda Científica, que reúne 23 atividades em áreas como biodiversidade e arqueologia, como explica a vice-diretora da instituição, Juliana Sayão:
“A Tenda Científica é um espaço muito especial, porque permite que o público tenha contato direto com a ciência que é produzida no museu. Teremos atividades práticas e interativas com pesquisadores e estudantes apresentando diferentes áreas do conhecimento. Será possível visitar o inflável do INCT Paleovert, que traz as pesquisas mais modernas na paleontologia de vertebrados, conhecer vestimentas, barracas com os nossos pesquisadores que desenvolvem pesquisa na Antártica, além da incrível diversidade dos peixes, dos besouros e de outros insetos.”
Juliana Sayão destaca ainda que o público também vai poder acompanhar o andamento da reconstrução do museu:
“O festival é uma oportunidade de mostrar ao público que a reconstrução do museu está acontecendo e que ela envolve muito mais do que a recuperação de um edifício. Envolve pesquisa, conservação, cuidado com os acervos e muito trabalho de diferentes profissionais. Algumas das atividades permitem justamente que o visitante conheça um pouco desse processo e veja que o museu continua produzindo conhecimento enquanto se reconstrói.”
O festival conta ainda com apresentações de circo, música e exposições do artista plástico Vik Muniz. O evento acontece das 10h às 16h, com entrada franca.
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Cuiabá19 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso19 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso19 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá19 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











