Mato Grosso
Seduc inicia período de recebimento de documentos e confirmação da Matrícula Web
Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia nesta sexta-feira (19.12) e, segue até 9 de janeiro de 2026, o período de apresentação de documentos e confirmação da matrícula Web para o ano letivo de 2026. A etapa é obrigatória para validar a vaga dos estudantes que realizaram o procedimento online.
Para aqueles que não conseguiram efetivar a matrícula pela internet, a Seduc informa que, a partir de 19 de janeiro de 2026, será possível realizar a chamada Matrícula de Balcão, diretamente nas unidades escolares da rede estadual, conforme disponibilidade de vagas.
A Seduc reforça que ainda há mais de 28 mil vagas disponíveis para 2026. Pais, responsáveis e estudantes maiores de idade podem procurar a escola estadual mais próxima para garantir a vaga presencialmente, mesmo após o encerramento da matrícula online.
Até o momento, das 45.500 vagas ofertadas no processo de matrícula via internet, 15.773 foram preenchidas, o que representa cerca de 34,67% do total. Com isso, a matrícula presencial segue aberta como alternativa para assegurar o acesso de todos os estudantes à rede estadual.
A secretaria orienta que as famílias organizem previamente a documentação exigida, como certidão de nascimento ou documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar e carteira de vacinação, além de manter os dados de contato atualizados.
De acordo com o coordenador de Gestão da Rede, Davi Menezes, o secretário escolar, junto à equipe da unidade, também deverá realizar a atualização cadastral dos estudantes, em articulação com pais e responsáveis. O cronograma prevê dois períodos: o primeiro de 5 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026, e o segundo de 3 de agosto a 30 de setembro de 2026.
Nos casos em que não houver vagas na escola desejada, a Seduc orienta que os responsáveis entrem em contato com a Diretoria Regional de Educação (DRE) ou com a Diretoria Metropolitana de Educação (DME), que poderão indicar outras unidades com disponibilidade.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o processo de matrícula Web, encerrado em 10 de novembro, ocorreu de forma tranquila. “O sistema funcionou com segurança e boa adesão das famílias. Para quem ainda não conseguiu a vaga, as escolas estão de portas abertas mesmo no período de férias escolares”, afirmou, destacando que todas as crianças e jovens terão acesso à educação pública.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sérgio Ricardo acompanha obras e cobra avanços na mobilidade de Cuiabá e Várzea Grande
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, realizou uma agenda de fiscalização das obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. A iniciativa busca acompanhar de perto a execução dos projetos e verificar o andamento dos investimentos públicos.
Durante a vistoria, Sérgio Ricardo destacou a importância de garantir que as obras avancem dentro do planejamento e resultem em melhorias concretas para a população. A mobilidade urbana é uma das principais demandas das duas cidades, que concentram grande parte do fluxo de veículos e trabalhadores da região metropolitana.
O conselheiro ressaltou ainda que o acompanhamento dos órgãos de controle contribui para aumentar a transparência e assegurar que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente.
As intervenções também fazem parte de um processo de transformação do sistema de transporte coletivo da Grande Cuiabá. O objetivo é oferecer alternativas mais modernas, melhorar a circulação e reduzir os impactos dos congestionamentos que afetam diariamente milhares de moradores.
Para Sérgio Ricardo, a conclusão e o bom funcionamento das obras representam um avanço importante para Cuiabá e Várzea Grande, especialmente diante do crescimento urbano e do aumento da demanda por transporte público.
A fiscalização do TCE-MT deverá continuar acompanhando a execução dos projetos, os prazos e a aplicação dos recursos destinados às obras de mobilidade.
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso5 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá1 dia atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso1 dia atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá5 dias atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











