Sinop
Prefeitura de Sinop intensifica serviços de tapa-buracos e limpeza urbana em diversos bairros
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, mantém um trabalho contínuo de manutenção da pavimentação viária e de conservação dos espaços públicos do município. As ações incluem serviços de tapa-buracos em ruas e avenidas, além da limpeza de canteiros centrais, valetões e outras áreas urbanas. Nesta semana, os trabalhos se concentram nos bairros Jardim Florença, Jardim das Violetas e na região central da cidade.
As obras de tapa-buracos foram intensificadas ao longo da semana na avenida das Embaúbas, no Centro, e na avenida Magda Pissinati, no Jardim Florença — este último serviço sendo concluído nesta sexta-feira (19). As intervenções seguem um cronograma definido pela pasta, que prioriza os trechos mais críticos.
De acordo com o secretário de Obras, Vilmar Scherer, o serviço é realizado de forma gradual em todo o território do município, respeitando as condições climáticas. “Esse é um trabalho executado durante todo o ano. Recentemente adquirimos novos materiais de CBUQ para garantir a continuidade das ações. No entanto, este período é mais desafiador, pois o serviço depende de estiagem, e as chuvas têm sido frequentes. Ainda assim, estamos avançando”, explicou.
Segundo o secretário, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) utilizado nas intervenções permite aplicação manual e assegura maior durabilidade à pavimentação. “É um material de fácil manuseio e com boa resistência. A população pode ficar tranquila, pois o serviço garante melhores condições de trafegabilidade”, afirmou.
Paralelamente, a limpeza urbana segue em ritmo intenso em diferentes pontos da cidade. Diariamente, equipes atuam em vários bairros. Recentemente, os serviços foram realizados no Residencial Belvedere I e em toda a extensão da avenida André Maggi. Nesta sexta-feira (19), os trabalhos de capinagem e poda de grama se concentram na avenida das Itaúbas, nos bairros Jardim das Palmeiras e Jardim das Violetas.
A equipe responsável pela capinagem e poda de grama e árvores é formada por reeducandos do Presídio Ferrugem, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sinop. “Todos os dias eles realizam esse serviço, contribuindo para manter a cidade limpa e proporcionando à população um ambiente mais agradável e com melhor qualidade de vida”, destacou Scherer.
O secretário ressalta que o período chuvoso dificulta a manutenção da limpeza urbana, devido ao rápido crescimento do mato. “Com as chuvas, o capim e a grama crescem muito rápido. Às vezes o serviço é feito e, em 15 ou 20 dias, a vegetação já está alta novamente, o que pode dar a impressão de que não houve manutenção. Pedimos a compreensão da população, pois nossas equipes estão diariamente nas ruas, trabalhando com dedicação”, esclareceu.
Outra obra interessante e de suma importância para as vias públicas, em execução, é a tubulação e criação de uma boca de lobo para escoamento da água pluvial na rotatória das avenidas dos Tarumãs e dos Guarantãs – no Jardim Paraíso.
Além dessas ações, continuam sendo executados serviços de limpeza de bueiros, patrolamento e cascalhamento das estradas vicinais. A Secretaria de Obras prevê intensificar os trabalhos de manutenção e limpeza da cidade até a próxima terça-feira (23), véspera do período festivo de Natal e Ano Novo.
Sinop
Prefeitura de Sinop divulga cronograma de vacinação itinerante de junho para ampliar cobertura vacinal
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde – setor de imunização, divulga o cronograma de vacinação itinerante que será realizado ao longo do mês de junho, com ações descentralizadas em diferentes regiões do município. A estratégia busca ampliar o acesso da população às vacinas, facilitando a imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos fora do horário convencional das unidades de saúde.
A iniciativa tem contribuído significativamente para a ampliação da cobertura vacinal em Sinop, aproximando os imunizantes da população e facilitando o acesso aos serviços de saúde em locais estratégicos, especialmente para pessoas que possuem dificuldades de comparecer às unidades durante a semana, em decorrência do trabalho.
Atualmente, a cobertura vacinal contra a influenza no município alcançou 20,75% do público-alvo. Das 43.871 pessoas aptas à imunização, 14.264 doses já foram aplicadas. A Secretaria de Saúde reforça a importância da adesão da população, especialmente dos grupos prioritários, para ampliar os índices de proteção coletiva.
Conforme o cronograma definido pelo Setor de Imunização, a programação de junho será realizada nos seguintes locais e datas:
- 06 de junho (sábado) – das 8h às 15h30, no pátio do Machado Supercenter;
- 13 de junho (sábado) – das 8h às 15h30, no pátio do Machado Vitória Régia;
- 20 e 21 de junho (sábado e domingo) – das 14h às 20h, no Shopping Sinop;
- 27 de junho (sábado) – das 8h às 15h30, no Residencial Nico Baracat, com vacinação e pesagem do Programa Bolsa Família.
Durante as ações, estarão disponíveis as vacinas previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a faixa etária, situação vacinal e orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI). A recomendação é que a população leve o cartão de vacinação e um documento pessoal para atualização da caderneta vacinal.
O coordenador de Imunização do município, João Breganó, reforça que a vacinação itinerante tem sido uma ferramenta importante para aumentar o alcance das campanhas no município. “A proposta é justamente facilitar o acesso da população, levando as vacinas para locais de grande circulação e regiões estratégicas. Essa descentralização tem contribuído diretamente para ampliar nossa cobertura vacinal e garantir mais proteção para toda a comunidade”, destacou.
A Secretaria de Saúde reforça o convite para que a população aproveite as oportunidades e mantenha a vacinação em dia, contribuindo para a prevenção de doenças e fortalecimento da saúde coletiva no município.
-
Coluna VIP MT7 dias atrásEL TEMPLO 2026 Sinti Contas
-
Mato Grosso7 dias atrásWellington Fagundes, Janaína Riva e Thiago Silva transformam show religioso em palco político e público reage
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Coluna VIP MT7 dias atrásSUNSET PRINCIPE DO ALCOOL
-
Política5 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Entretenimento7 dias atrásExposul 2026 Prefeito Claudio Ferreira garante aporte para entrada gratuita e grandes shows nacionais.
-
Política7 dias atrásLei estabelece limite de 30 dias para INSS pagar salário-maternidade
-
Cuiabá7 dias atrásPELA PRIMEIRA VEZ PREFEITO CLAUDIO FERREIRA GARANTE ENTRADA GRATUITA TODOS OS DIAS NA EXPOSUL








