Cuiabá

Feira de adoção no Parque Tia Nair incentiva cuidado, afeto e responsabilidade com os animais

Publicado em

Cuiabá

A tarde deste sábado (20) foi marcada por encontros, carinho e conscientização no Parque Tia Nair, em Cuiabá, durante a Feira de Adoção de Cães promovida pela Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), vinculada à Secretaria Municipal de Governo. A ação reuniu cerca de 15 cães do Canil Municipal, entre filhotes e adultos, todos vermifugados, vacinados e aptos para adoção responsável.

A iniciativa integra as atividades do Dezembro Verde, campanha criada por lei em 2019 para combater os maus-tratos e o abandono de animais e que, neste ano, ganha efetividade com ações práticas de sensibilização da população. Além da adoção, o público teve acesso a materiais informativos sobre guarda responsável, cuidados básicos e as penalidades previstas em lei para crimes contra os animais.

Segundo a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, as feiras cumprem um papel que vai além dos números. Ela destaca que, em edições anteriores, mais de 35 animais foram adotados diretamente nesses eventos, enquanto as adoções orgânicas, principalmente via internet, já ultrapassaram 100 ao longo do ano. “A feira tem um impacto social muito forte, pois aproxima as pessoas da causa animal, promove diálogo e planta a consciência de que o animal não é descartável, mas parte da família”, ressaltou.

O processo de adoção segue critérios rigorosos. Os interessados passam por entrevista social, assinam um termo de responsabilidade e recebem acompanhamento periódico para garantir o bem-estar do animal. A prefeitura também oferece suporte veterinário, com consultas, vacinação e castração, inclusive assegurada para filhotes quando atingem a idade adequada.

Autor da lei que instituiu o Dezembro Verde, o vereador Dilemário Alencar acompanhou a ação e reforçou a importância de políticas públicas permanentes voltadas à causa animal. Ele lembrou que o fim de ano é um período crítico para o aumento dos abandonos e defendeu a conscientização como principal ferramenta de enfrentamento. O parlamentar também destacou o apoio por meio de emendas impositivas, destinadas à compra de ração e ao fortalecimento das ações do Canil Municipal e de organizações parceiras.

Entre os visitantes, o clima foi de apoio e empatia. O casal Newton Fonseca e Bianca destacou a importância da iniciativa para dar visibilidade aos animais resgatados e incentivar atitudes responsáveis. Para eles, ações como essa ajudam a lembrar que muitos animais esperam por um lar e que o contato com pets também contribui para a educação das crianças e o fortalecimento de valores como cuidado e respeito.

As equipes técnicas do Bem-Estar Animal também aproveitaram a feira para orientar a população. As médicas veterinárias ressaltaram que o abandono e os maus-tratos ainda são grandes desafios no município, mas observaram avanços na postura das pessoas, que hoje buscam mais informação antes de adotar. Elas reforçaram que a adoção responsável, aliada à castração e à educação, é fundamental para reduzir o número de animais abandonados.

Ao unir adoção, informação e sensibilização, a Feira de Adoção no Parque Tia Nair reafirmou o compromisso do poder público com a proteção animal e mostrou que pequenas escolhas, como abrir a porta de casa para um novo amigo, podem transformar vidas, tanto de quem adota quanto de quem é acolhido.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Expoagro de entrada gratuita atrai fãs de diversas cidades e fortalece Cuiabá como Capital do Agronegócio

Publicados

em

Ao reunir milhares de pessoas de diversas cidades de Mato Grosso em uma noite de entrada gratuita, a 58ª Expoagro reforçou Cuiabá como Capital do Agronegócio e grande polo de eventos do Estado. Ao som de “O Dia em que Saí de Casa”, o cantor Zezé Di Camargo abriu o show e embalou o público já no início da madrugada desta sexta-feira (17). A música integra o repertório do artista e atravessa gerações. Também ficará marcada na lembrança de muitos que viajaram por horas, cruzando estradas até chegar à capital mato-grossense para ver o ídolo. Com o mesmo objetivo, admiradores de Mariana Fagundes não mediram esforços para ouvir as canções da cantora em uma oportunidade única, de portões abertos e entrada gratuita, proporcionada com o apoio da Prefeitura de Cuiabá. A iniciativa ampliou a participação do público, que superlotou o espaço.

A jovem Sâmila Sampaio, de Rondonópolis, compareceu com a amiga Amanda Souza e outros conhecidos exclusivamente para assistir ao show de Zezé Di Camargo. “Eu sou muito fã dele, já assisti ao show em outras oportunidades. Mas é sempre um espetáculo e, ainda melhor, gratuito”, frisou.

Isadora relatou que a ansiedade estava a mil, pois era a primeira vez que assistia a um show do cantor. “Minha música preferida é Irmão da Lua, embora todas as músicas dele sejam emocionantes, de tocar o coração. E, assim, de graça, é um presente para nós”, afirmou.

Andreia Limonzi saiu de Alta Floresta para trazer as filhas gêmeas Isadora Almeida e Eloisa Almeida. “Tudo para fazer o gosto delas, que amam o Zezé. E eu também aproveito, porque não tem como não gostar das músicas na voz dele”, destacou.

A prima das gêmeas, Beatriz Cerqueira, do bairro Cidade Alta, em Cuiabá, acompanhou a família na noite que ficou marcada para elas.

Enquanto isso, o público seguia cantando uma música após a outra, sem se importar com o avançar da madrugada.

“Qual a expectativa para os shows do Zezé? As melhores, sempre. Já estive presente quando ele se apresentou em Chapada dos Guimarães, além de outros. Conheço as músicas antigas e acompanho as atuais, que são sempre uma novidade agradável”, explicou Widnny Nathália Amorim, moradora do bairro Primeiro de Março, em Cuiabá, que estava acompanhada da amiga Isis Fernanda Vardasca, do Coxipó. Isis, por sua vez, vivenciava a experiência pela primeira vez.

O carinho dos fãs vai ao encontro do sentimento que Zezé Di Camargo demonstra por Mato Grosso ao destacar, em diversas entrevistas, a importância do Estado para a economia do país e para a produção de alimentos que abastecem diversos países.

Antes do show nacional de Zezé Di Camargo, a cantora Mariana Fagundes animou o público para a alegria dos seguidores que vieram especialmente para acompanhá-la.

“Conheci a Mariana Fagundes em 2021, quando tive a oportunidade de trabalhar na equipe de som de um show dela em Cáceres. Hoje vim à Expoagro só para vê-la. Ela é uma pessoa extremamente capacitada, tem uma voz encantadora e, acima de tudo, é muito humilde e humana. Por isso cresceu tanto profissionalmente”, afirmou Eledilson Toralles de Souza.

Desta vez, Eledilson levou a esposa, Mayra Ferreira de Souza, para ver de perto a cantora. O casal deixou os filhos com os avós para aproveitar a noite.

“No sábado vamos voltar para trazer as crianças e aproveitar os brinquedos”, disse Mayra.

O repertório de Mariana Fagundes reuniu diversas canções, trechos de outros sucessos e um testemunho pessoal de vida. Entre as interpretações, músicas do cenário gospel e religioso, como Porque Ele Vive, gravada por diversos artistas, e Nossa Senhora, do padre Antônio Maria. Também houve Peão Apaixonado, de Rio Negro e Solimões, e trechos de Morango do Nordeste, do Karametade.

“Incrível, ela vai de um gênero musical ao outro sem perder a graciosidade”, pontuou uma fã, identificada como Maria Eduarda.

O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris também visitaram a Expoagro e destacaram o grande público presente, que reflete diretamente na geração de emprego e renda para muitas famílias.

Outros serviços

Além de garantir o acesso gratuito ao evento, a Prefeitura de Cuiabá, parceira da Expoagro 2026, mantém um estande institucional com diversos serviços públicos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, da Secretaria Municipal da Mulher, com o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, e do Procon Municipal.

Na área da saúde, a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde monitoram possíveis emergências em saúde pública e fiscalizam as condições de alimentação.

Também são oferecidas orientações sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, relacionadas à regularização de produtos de origem animal.

O público também pode visitar a Feira Cultura, Sabor e Arte, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, onde artesãos e pequenos produtores comercializam e divulgam seus produtos.

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), também atuam no evento para oferecer um ambiente seguro e acolhedor ao público.

Programação

Thiaguinho e o Grupo Kamisa 10 se apresentam nesta sexta-feira (17). No sábado (18), será a vez de Wesley Safadão.

Além dos shows, o público também pode aproveitar as atrações gastronômicas da Expoagro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA