Mato Grosso

Sedec representa MT em 11 missões e amplia presença do Estado no mercado global

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou de 11 missões internacionais ao longo de 2025, levando Mato Grosso a agendas estratégicas na América do Sul, na Europa, na América do Norte, na África e na Ásia. As missões envolveram feiras agropecuárias e alimentares, fóruns de negócios, encontros institucionais, ações de promoção turística e articulações voltadas à abertura de mercados, diversificação de parceiros comerciais e atração de investimentos para o Estado.

A agenda começou em março, na Argentina, com a participação do secretário César Miranda na feira agropecuária de San Nicolás, em Buenos Aires. A missão incluiu visitas técnicas para conhecer sistemas de produção agrícola e reuniões estratégicas com foco em negócios e cooperação no setor agroindustrial.

Em maio, a Sedec integrou uma sequência de compromissos internacionais, que incluiu a Feira Sial Shanghai, na China, referência mundial no setor de alimentos e bebidas, e a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Sanidade Animal (OMSA), realizada em Paris, na França. Na ocasião, Mato Grosso recebeu o certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

No mesmo período, a secretaria também acompanhou a missão presidencial ao Fórum China–CELAC, em Pequim, reforçando o diálogo institucional com a China, principal parceiro comercial de Mato Grosso. Ainda no primeiro semestre, as agendas permitiram ampliar tratativas comerciais, fortalecer relações sanitárias internacionais e posicionar o Estado de forma estratégica em mercados altamente competitivos.

No segundo semestre, Mato Grosso esteve representado em uma missão técnica à África do Sul, com compromissos em Joanesburgo, Skukuza e Pretória, envolvendo reuniões institucionais, visitas técnicas e participação em congresso. Em agosto, a Sedec participou do Farm Progress Show, em Decatur, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, voltada à inovação tecnológica e às práticas avançadas do setor produtivo.

A atuação internacional seguiu com presença em feiras na América do Sul, como a Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e a Expoalimentaria, em Lima, no Peru, além da FIT América Latina, em Buenos Aires, em ação de promoção internacional do turismo em parceria com a Embratur. No campo da divulgação turística, a Sedec participou da Galeria Visit Brasil Pantanal, realizada em Nova York, voltada à promoção do bioma pantaneiro para o público norte-americano.

O ciclo de missões foi concluído com a participação na 7ª edição da China International Import Expo (CIIE), em Shanghai, incluindo o Fórum de Negócios Mato Grosso. A agenda consolidou a presença do Estado no mercado asiático e ocorreu de forma integrada às demais ações internacionais realizadas ao longo do ano.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os resultados alcançados são fruto de uma estratégia construída de forma conjunta entre governo e iniciativa privada, com foco em resultados estruturantes para a economia estadual.

“Essas missões não são só da secretaria. São agendas construídas com comitivas de empresários e representantes dos setores econômicos, que acompanham as ações do governo do Estado. Isso tem aberto mercados importantes, resultado direto de um trabalho consistente de promoção comercial e diálogo internacional”, afirmou.

Miranda destacou ainda que as missões também tiveram papel central na atração de investimentos e na consolidação de políticas de longo prazo, como a estruturação da Invest MT e a abertura do escritório internacional em Shanghai, considerado um marco histórico para o Estado.

“Encerramos 2025 com duas grandes entregas: o início das atividades da Invest MT, nossa agência de promoção comercial e atração de investimentos, com um modelo inovador em que a iniciativa privada tem maioria no conselho, e a abertura do escritório da Invest em Shanghai. Esse escritório é a porta de entrada tanto para empresários de Mato Grosso que querem acessar a Ásia e o Oriente Médio quanto para investidores desses mercados que desejam fazer negócios no nosso Estado”, disse.

A diversificação de parceiros comerciais foi determinante para reduzir impactos de instabilidades no comércio internacional, como o tarifaço aplicado pelo governo dos Estados Unidos, além de garantir a continuidade do crescimento econômico de Mato Grosso ao longo do ano.

“Essa estratégia deu mais segurança ao Estado em um cenário global instável. São políticas de Estado, construídas com os setores produtivos, que permanecem e seguem gerando emprego, renda e desenvolvimento”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT participa de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Caldas no TRT

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT participa de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Caldas no TRT

imgO secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Josemar Carmerino, representou a presidente Gisela Cardoso na Solenidade de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Maria de Barros Caldas, no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª da Região (TRT-MT), na noite desta sexta-feira (17).

“Em nome da advocacia mato-grossense parabenizo a desembargadora Rosana Caldas pela posse e desejo êxito nesta nova e desafiadora missão. Após 32 anos de dedicação à magistratura e contribuindo para o fortalecimento do nosso sistema de justiça, está claro que a senhora terá muito sucesso agora como integrante do TRT”, disse Josemar Carmerino em seu discurso.
Em uma solenidade concorrida, que contou a presença de diversas autoridades representando os Três Poderes, além da advocacia, amigos e familiares da empossada, a nova desembargadora assumiu a nona vaga, recentemente criada, pelo TRT-MT.

img“Seguirei com dedicação, resiliência e independência, disposta a receber os ensinamentos dos meus ilustres pares e a ouvir atentamente aos anseios dos advogados. Estou muito motivada e sei que o desafio será grande, mas estou capacidada por Deus para seguir nessa missão de responsabilidade em um país marcado pela desigualdade“, afirmou a desembargadora Rosana Caldas.

O secretário-geral da OAB-MT, Josemar Carmerino, aproveitou a oportunidade e convidou os presentes para a I Conferência Nacional de Interiorização, que acontecerá em Cuiabá, nos dias 07 e 08 de maio, e que contará também com um painel específico sobre Direito do Trabalho.

Antes de finalizar a sua fala, Carmerino reforçou a parceria institucional da OAB-MT com o Tribunal. “A desembargadora Rosana Caldas, a exemplo de todo o TRT-MT, sempre poderá contar com a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, como parceira na busca pela melhor prestação jurisdicional”.



Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA