Cuiabá

Secretaria de Cultura comemora mais de 13 mil atendimentos com ações e cursos gratuitos

Publicado em

Cuiabá

A Secretaria Municipal de Cultura finda 2025 com várias conquistas e superando desafios. A reativação das atividades no Complexo Passaredo está entre elas. Com 11 ações em andamento para crianças, adolescentes e idosos, contabiliza mais de 13 mil atendimentos, sendo 6.851 deles referentes aos projetos ofertados. Tudo em cinco meses de trabalho.

A reativação dos grupos de fanfarras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também representa um avanço, além da criação da Feira Cultura, Sabor e Arte, que fechou o ano com sete edições em 2025. A Escola Municipal de Música também integra a lista das iniciativas realizadas com sucesso, com 147 pessoas atendidas gratuitamente por meio dos cursos de instrumentos. O resultado do aprendizado foi exibido ao público em dois grandes espetáculos, ao final do primeiro e do segundo semestre do ano.

A Secretaria de Cultura também promoveu um espetáculo à parte, resgatando o ritmo lambadão em uma noite específica durante a Expoagro, bem como apresentações culturais de siriri e cururu em eventos da cidade, como o Liquida Centro, em meados de julho. Soma-se ainda o Viva Aguaçu, no Distrito do Aguaçu, projeto piloto que deve se estender a outras regiões no próximo ano. E, para fechar com chave de ouro, ou melhor, de diamante, vem aí a programação do Réveillon da Virada, no dia 31 deste mês, voltada para a família.

O Complexo Passaredo foi reativado pela gestão do prefeito Abilio Brunini, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em junho, e passou a oferecer uma variedade de cursos e atendimentos aos moradores do Jardim Passaredo e de outros 10 bairros da região. Conta com equipe multidisciplinar e 11 ações disponíveis, como aulas de violão, viola de cocho, teatro para crianças e adolescentes, siriri, futsal, judô, wrestling, atividades funcionais e de informática para a terceira idade, atividades educacionais, apoio social e psicológico, além de encaminhamentos, entre outros.

Para 2026, a perspectiva é incluir um circuito de palestras de empreendedorismo em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e oportunizar ainda mais o uso do espaço pela comunidade.

“A meta é atingir 50 mil atendimentos no próximo ano. Encerramos as atividades no dia 13 deste mês, com o espetáculo da cantata de Natal realizada pelos nossos alunos e profissionais que atuam no Complexo Passaredo. Todos empenhados em progredir ainda mais no próximo ano”, relatou o coordenador do Complexo Passaredo, Rosberg Rabelo Martins.

Entre as beneficiadas pela reabertura do Complexo Passaredo está a moradora Selma Maria Nascimento, de 72 anos. Moradora do bairro Tijucal, ela frequenta as atividades no espaço. Ela, que foi professora de Biologia por muitos anos, hoje é aluna de violão e participa das atividades físicas voltadas à terceira idade. Também pretende fazer o curso de informática. “Gosto de violão e estou me aperfeiçoando. É importante, sempre há espaço para o conhecimento. Já trouxe o meu genro e o meu neto para participar das aulas também. É uma oportunidade única ter aula de violão grátis, as pessoas têm que aproveitar”, destacou.

Rafaela Rodrigues da Silva tem um casal de filhos, de 9 e 7 anos, que recebem aulas de reforço escolar e participam do curso de violão no Complexo. Segundo ela, a iniciativa “representa muito e mudou a vida das crianças”.

O projeto das fanfarras também estava desativado desde 2018 e ganhou vida com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura em 2025. Estudantes das escolas Emeb Ana Teresa Arcos Krause, localizada no bairro Jardim Industriário II, e da Emeb Francisca Figueiredo Arruda Martins, do bairro Jardim Eldorado, fizeram bonito no desfile de 7 de Setembro.

As sete edições da Feira Cultura, Sabor e Arte contribuíram para promover a economia criativa, oportunizando a comercialização de produtos de diversos artesãos. A maioria dos eventos aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultura, e dois deles estrearam na Praça Alencastro.

“A feira abriu portas para muitos expositores colocarem o produto no mercado, além de agregar valor ao que produzem”, explicou a secretária adjunta de Cultura, Vilmara da Silva Vidica.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, na medida do possível, os objetivos estão sendo alcançados, considerando que os expositores têm se sentido contemplados, atendidos e apoiados pela gestão municipal. Para 2026, novas metas serão traçadas. “É uma gestão que se preocupa em ampliar oportunidades para todas as áreas. No caso da Cultura, por meio de espaços que fazem esse elo, aproximando quem quer e precisa comprar de quem quer e precisa vender seu produto, seu trabalho. E também ofertando cursos para alcançar a população menos favorecida, que não tem condições de arcar com os custos para aprender um instrumento, por exemplo”, disse o secretário.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Pedal da Semob celebra oito anos com edição especial e consolida incentivo ao esporte e à convivência em Cuiabá

Publicados

em

A edição desta terça-feira (21) do Pedal da Semob marcará a comemoração dos oito anos de um projeto que se consolidou como uma das principais ações permanentes de incentivo ao ciclismo, à atividade física e à ocupação dos espaços públicos em Cuiabá. Desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Esportes e Atividades de Rua, vinculada à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a iniciativa reúne atualmente mais de 400 ciclistas a cada semana.

Criado em 2018 para estimular agentes de trânsito a adotarem hábitos mais saudáveis, o projeto ampliou seu alcance ao longo dos anos e passou a reunir famílias, ciclistas amadores, crianças, idosos e pessoas com deficiência, transformando-se em um espaço de esporte, lazer, integração social e incentivo à mobilidade ativa.

Como parte da programação comemorativa, os participantes farão uma parada no novo Armazém Mamur para um momento de confraternização e hidratação, com distribuição de frutas, caldo, açaí e outros alimentos para reposição de energia antes da continuidade do percurso.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Silva Alves, o projeto representa muito mais do que uma atividade esportiva, ao reunir saúde, cidadania e solidariedade em uma única iniciativa.

“O Pedal da Semob, além de incentivar a prática esportiva, é também uma importante ferramenta na conscientização para um trânsito seguro. Somado a isso, trata-se de uma atividade voltada para fins sociais, com a arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade, o que reforça ainda mais a grande importância dessa iniciativa para a população cuiabana”, destacou.

Além de incentivar a prática esportiva, o Pedal da Semob também promove a educação para o trânsito e fortalece a convivência comunitária. Ao longo de sua trajetória, o grupo percorreu diferentes regiões da capital, passando por praças, parques, Centro Histórico e diversos bairros, aproximando a população dos espaços públicos e contribuindo para movimentar o comércio local.

O projeto também acumula resultados na área social. Durante as oito edições do Pedal Ecológico, foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos destinadas a instituições e famílias em situação de vulnerabilidade.

A concentração para a edição comemorativa será realizada, como de costume, na Orla do Porto II, a partir das 19h. Às 20h, os participantes recebem orientações de segurança antes da saída. Todo o trajeto conta com acompanhamento de agentes de trânsito, apoio da Polícia Militar, veículo de apoio para bicicletas, carro de som e viaturas que garantem a segurança dos ciclistas.

O Pedal da Semob é gratuito e aberto à população, sem necessidade de inscrição prévia. Crianças e adolescentes podem participar desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis.

SERVIÇO

Pedal da Semob – Edição comemorativa de 8 anos
Data: terça-feira (21 de julho)
Horário: concentração às 19h e saída às 20h
Local: Orla do Porto II – Cuiabá
Participação: gratuita e aberta ao público. Menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA