Mato Grosso
Centro Estadual de Cidadania facilita acesso a serviços e realiza mais de 155 mil atendimentos
Mato Grosso
O Centro Estadual de Cidadania (CEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), encerrou o ano de 2025 com um total de 155.698 atendimentos à população. Do total, 22.191 foram atendimentos exclusivamente preferenciais, voltados a idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e outros públicos prioritários. A unidade, localizada no Várzea Grande Shopping, reúne serviços públicos em um só espaço físico, a fim de facilitar o acesso para a população várzea-grandense.
Ao longo do ano, o CEC concentrou serviços essenciais em um único espaço, garantindo mais agilidade, comodidade e acesso à cidadania. Entre os atendimentos realizados, destacam-se os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), com 85.288 atendimentos, seguido pelos atendimentos e informações gerais da Setasc, que somaram 37.440 registros.
Também foram contabilizados 15.723 atendimentos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT), 11.381 do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), 3.221 do Procon-MT, 1.754 do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, além de 891 atendimentos de serviços de cidadania, como orientações diversas e encaminhamentos sociais.
Usuários que passaram pelo CEC ao longo do ano reforçam a importância do espaço para o acesso rápido aos serviços. O estudante e trabalhador Adrian Cândido, morador do bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande, buscou atendimento para a emissão da carteira de identidade e elogiou a agilidade.
“Vim fazer a identidade e o atendimento foi rápido, não demorou muito e foi ótimo. Recomendo para a população. É muito importante ter esse serviço perto, dentro do shopping, porque o outro posto fica longe e não é fácil de chegar. Assim a gente ganha tempo”, afirmou.
Para o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, os números refletem o compromisso do Governo de Mato Grosso com a descentralização e a humanização dos serviços públicos.
“O Centro Estadual de Cidadania é um espaço que aproxima o Estado da população. Reunir diferentes órgãos em um só local garante economia de tempo, dignidade no atendimento e mais eficiência na prestação dos serviços. Os mais de 155 mil atendimentos realizados em 2025 demonstram que estamos no caminho certo, especialmente ao priorizar quem mais precisa”, destacou o secretário.
Acesso facilitado à cidadania
Com estrutura moderna e localização estratégica, o Centro Estadual de Cidadania se consolida como referência no atendimento integrado à população, oferecendo serviços fundamentais de documentação, defesa do consumidor, emprego, segurança e assistência social.
O balanço de 2025 reforça o papel do CEC como um espaço que promove cidadania, inclusão social e respeito ao cidadão, alinhado às diretrizes do Governo de Mato Grosso de ampliar o acesso aos serviços públicos e fortalecer políticas sociais em todo o Estado.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
OAB-MT participa de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Caldas no TRT
O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Josemar Carmerino, representou a presidente Gisela Cardoso na Solenidade de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Maria de Barros Caldas, no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª da Região (TRT-MT), na noite desta sexta-feira (17).
“Em nome da advocacia mato-grossense parabenizo a desembargadora Rosana Caldas pela posse e desejo êxito nesta nova e desafiadora missão. Após 32 anos de dedicação à magistratura e contribuindo para o fortalecimento do nosso sistema de justiça, está claro que a senhora terá muito sucesso agora como integrante do TRT”, disse Josemar Carmerino em seu discurso.
Em uma solenidade concorrida, que contou a presença de diversas autoridades representando os Três Poderes, além da advocacia, amigos e familiares da empossada, a nova desembargadora assumiu a nona vaga, recentemente criada, pelo TRT-MT.
“Seguirei com dedicação, resiliência e independência, disposta a receber os ensinamentos dos meus ilustres pares e a ouvir atentamente aos anseios dos advogados. Estou muito motivada e sei que o desafio será grande, mas estou capacidada por Deus para seguir nessa missão de responsabilidade em um país marcado pela desigualdade“, afirmou a desembargadora Rosana Caldas.
O secretário-geral da OAB-MT, Josemar Carmerino, aproveitou a oportunidade e convidou os presentes para a I Conferência Nacional de Interiorização, que acontecerá em Cuiabá, nos dias 07 e 08 de maio, e que contará também com um painel específico sobre Direito do Trabalho.
Antes de finalizar a sua fala, Carmerino reforçou a parceria institucional da OAB-MT com o Tribunal. “A desembargadora Rosana Caldas, a exemplo de todo o TRT-MT, sempre poderá contar com a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, como parceira na busca pela melhor prestação jurisdicional”.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso4 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT2 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Rondonópolis5 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Cuiabá3 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22






