Cuiabá

Feiras impulsionam economia local e movimentam quase R$ 1 milhão em Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

As Feiras da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária são uma importante vitrine para os produtores locais e para o fortalecimento dos trabalhadores do campo, artesãs e da área da gastronomia em Cuiabá. Em 2025, foram 17 edições realizadas nas três principais praças centrais da Capital, movimentando cerca de R$ 850 mil com vendas de produtos.

Promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, as feiras aconteceram na Praça Alencastro, que sediou nove edições, na Praça da República, com seis, e na Praça Ipiranga, que recebeu duas. A maioria dos eventos ocorreu às segundas-feiras, ampliando as oportunidades de comercialização em dias tradicionalmente menos movimentados para o comércio formal.

Uma das novidades para 2026 foi a mudança do dia da semana para a realização das feiras, atendendo a pedidos dos feirantes. Os primeiros testes nesse sentido foram realizados em dezembro e, neste mês, duas edições já foram realizadas nesse novo formato, sendo uma na Praça da República e outra na Praça Alencastro. Dando sequência à iniciativa, a Praça Alencastro recebe, nesta terça-feira (20), a 11ª edição da feira, das 7h às 17h.

De acordo com o coordenador de feiras da agricultura familiar e gastronômicas da Secretaria de Agricultura, Luís Alberto, a avaliação dos expositores tem sido positiva, especialmente em relação ao espaço da Praça Alencastro. “Os feirantes se sentem mais à vontade e com melhor rotatividade dos produtos na Praça Alencastro. Estamos estudando a possibilidade de manter sempre na Praça Alencastro”. explicou.

Além de fomentar a geração de renda, as feiras cumprem um papel estratégico na valorização dos pequenos produtores, incentivando a produção sustentável, o consumo de alimentos frescos e o fortalecimento dos vínculos entre campo e cidade.

Conforme o secretário de Agricultura, Vicente Falcão, com resultados expressivos e boa aceitação do público, a Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária se firma como uma política pública de impacto social e econômico para Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Semob realiza leilão de veículos recolhidos há mais de 60 dias

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, promoverá nos dias 10 e 11 deste mês o segundo leilão público do ano, destinado à alienação de veículos apreendidos, removidos ou recolhidos há mais de 60 (sessenta) dias e não retirados por seus respectivos proprietários, nos termos da legislação vigente.

Os interessados poderão conferir os lotes disponíveis durante a visitação pública, que ocorrerá nos dias 5, 8 e 9 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Avenida Manoel José de Arruda, Bairro Bela Marina, ao lado do Só Salvados, em Cuiabá.

O leilão será realizado na modalidade de maior lance por lote, exclusivamente de forma eletrônica, com início às 9h, por meio do site eblonline.com.br. A plataforma é administrada pela Empresa Brasileira de Leilões, responsável exclusivamente pela condução do procedimento eletrônico.

As imagens disponibilizadas no site possuem caráter meramente ilustrativo e não constituem garantia quanto ao estado de conservação dos bens.

Para participar, é indispensável realizar cadastro prévio com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, a fim de possibilitar a validação dos dados e a habilitação do interessado. Após a arrematação, o participante receberá, no e-mail informado no cadastro, o boleto bancário correspondente ao valor do lote arrematado, acrescido das taxas aplicáveis.

Entre os veículos disponíveis, constam lotes remanescentes dos leilões realizados nos anos de 2023, 2024 e 2025, conforme previsto nos §§ 2º e 3º do art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro.

O edital e a relação de lotes poderão sofrer alterações até a data de realização do leilão, cabendo aos interessados acompanhar eventuais atualizações.

O valor arrecadado com as arrematações será destinado à quitação de débitos incidentes sobre os veículos, como multas, tributos, taxas, despesas com remoção e estada, nos termos da Resolução nº 623/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para acesso ao edital completo:

Edital de Leilão Cuiabá nº 02/2026

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA