Cuiabá
Força-tarefa da Semob mantém orientação constante sobre interdição na Av. da Prainha
Cuiabá
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública informa que, atendendo à solicitação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), mantém uma força-tarefa de orientação aos motoristas devido à interdição total da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), no trecho entre a Praça Ipiranga e a Avenida Dom Bosco. A decisão é necessária para corrigir problemas estruturais existentes no sistema de drenagem no local, a fim de possibilitar o avanço das obras do BRT, considerando que há risco de desmoronamento. A orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública é para que os condutores se atentem às instruções e optem pelas rotas de desvio sempre que possível, fato que contribui para a fluidez do trânsito na região.
Segundo estimativas da empresa responsável pela obra, a interdição deve se prolongar por 15 dias. Após a conclusão dos serviços neste lado da pista, será interditado o outro lado da Prainha, no sentido contrário (Porto–Centro), para a realização do mesmo serviço, com tempo estimado semelhante.
Devido às obras, a Estação Ipiranga permanece fechada, e o fluxo do transporte coletivo municipal está sendo desviado pela Rua 13 de Junho, aos fundos da estação, como tem sido feito desde o último sábado (24).
No caso do transporte intermunicipal (exceto a linha 08, que desviará pela Rua 13 de Junho), segue desviado pela Rua Clóvis Hugueney, sendo que, ao chegar ao semáforo do cruzamento da Prainha com a Avenida Generoso Ponce, converge à esquerda para acessar a Rua Clóvis Hugueney (lateral da Santa Casa) e depois à direita para entrar na Rua Dom Aquino e acessar a Avenida 15 de Novembro, no Porto. O sistema semafórico já opera com as adequações necessárias para atender às mudanças.
Os problemas foram observados durante escavações para implantação de redes de drenagem e sistema coletor de esgoto. Algumas tubulações que deveriam levar a água da chuva captada pelas bocas de lobo até o Córrego da Prainha estão posicionadas a cerca de 40 centímetros de distância da parede do canal, ou seja, a água não estava sendo levada para dentro do córrego canalizado.
As informações são de que a água está sendo despejada diretamente no solo, o que acaba por carregar material do aterro (a terra embaixo da pista) para dentro do canal, resultando na criação de buracos por baixo da pista, com risco de colapso e, consequentemente, de desmoronamento.
Conforme a Sinfra, os serviços de correção começam de forma imediata por parte do Consórcio Integra BRT, responsável pelas obras no trecho. Será realizado o aterro manual das caixas de drenagem, as pistas serão recortadas para fazer novo aterro nos locais com erosão e será feito o remendo profundo nesses pontos. Depois disso, o asfalto do trecho será raspado e será feita uma nova camada de asfalto.
Rotas de desvio
Opção 1: Para quem vem pela Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), para chegar ao bairro Porto, acessar a Avenida Getúlio Vargas e, em seguida, acessar pela esquerda a Rua 13 de Junho até a Rua Thogo Pereira (Hospital Geral), virando à esquerda para pegar a Avenida 15 de Novembro.
Opção 2: Vindo pela Avenida Tenente Coronel Duarte, no semáforo da Avenida Generoso Ponce, virar à esquerda e subir a Rua Clóvis Hugueney até o semáforo do Hospital Santa Casa, acessar à direita a Rua Dom Aquino até a Avenida 15 de Novembro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.
A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.
Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.
A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.
“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.
E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.
E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.
“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.
Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.
“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.
Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.
Fonte: ALMT – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia7 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB7 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












